TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta De Etica Gera Prejuizo As Empresas

Monografias: A Falta De Etica Gera Prejuizo As Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 2

"A falta de ética gera prejuízos às empresas"

Segundo Francisco Gomes de matos, Políticas e estratégias, sem alma, focaram o lucro obsessivo e a competitividade predatória como pressuposto da conquista do mercado, concebido como monstro que tem que ser dominado por táticas de guerra (...) todos os concorrentes têm de ser eliminados (...) é o espírito bélico criando o clima do conflito institucionalizado (...) a cultura da violência (...), gerando corrupção e desagregação do poder (...), criando ilhas de dominação (...) lideranças não integradas nas quais cada diretoria se torna um "feudo" (PLT p.24).•.

Ser ético é agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros, é refletir sobre nossas ações, pensar se faz bem ou o mal. É cumprir os valores da sociedade em que vive, é estar tranquilo com a consciência pessoal.

Quando trabalhos numa empresa que não nos motiva, que só visa o lucro acima de qualquer coisa, nos sentimos alienados, verdadeiros robôs de um sistema em que a competição favorece somente aqueles que possuem maior nível hierárquico. O que aconteceu na empresa ENRON, foi apenas uma demonstração do que acontece quando um líder ou dirigente age sem ética, sem pensar no ser humano, nas outras pessoas que formam aquela equipe. Foi tudo elaborado com tanto egoísmo e ganância que a empresa faliu, um de seus funcionários se suicidou, e toda a equipe foi ridicularizada com o escândalo. É fardado que se não agimos com respeito, educação, amor, nas empresas teremos um tempo de vida curto no mercado, porque profissionais desmotivados não produzem. No Brasil ainda falasse pouco sobre a formação profissional chamada ética nos negócios, um grande erro, porque o que mais vemos nos telejornais, são políticos corruptos, lavagem de dinheiro publico ações que prejudicam não só a própria pessoa que comete o ato, mas também uma nação inteira. Se todo o dinheiro desviado no caso do valerioduto, em que políticos pagavam propina para o empresário Marcos Valério, fosse investido na área da saúde, educação, segurança, talvez a nossa pais também fosse um pais desenvolvido como tantas outras potencias mundiais e não teríamos um numero tão alto com relação à violência. A falta de ética acaba com a esperança, com a perspectiva de crescimento, com o ser humano.

Aristóteles nos ajuda definir o que é ética, como algo que está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho, então concluo que a ética deve partir de um senso comum, da educação, do respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com