TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTAO DA QUALIDADE

Por:   •  30/11/2021  •  Resenha  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

POTENCIALIDADES BIOPISCÍQUICAS INASTAS

Liliam Matos

RESUMO

As pessoas quando internalizam ou reafirmam um pensamento sobre um definido acontecimento, acabam agindo pelo que foi internalizado, o ensino é um meio pelo qual as pessoas, o indivíduo, a criança, por exemplo, aprimora e desenvolve suas potencialidades biopsíquicas inatas, mas que ainda não alcançaram a sua excelência. A potencialidade de cada pessoa é a própria capacidade de crescimento e desenvolvimento. Assim, a uma busca de uma educação que garanta as pessoas o desenvolvimento de suas potencialidades, uma formação que seja ao mesmo tempo ética, estética, afetiva, social, deverá entender que a corpo e idade não pode mais ser descartada no processo educacional, para uma melhor compreensão das potencialidades das crianças/adolescentes, deverá haver um papel mutuo de professores e pais, com isso o profissional da educação deve propiciar condições para que os educandos produzam seus próprios sentidos (potencialidades), com isso o objetivo é uma pesquisa bibliográfica sobre as potencialidades biopsíquicas inatas contemplando a importância do profissional da educação, para ativar esse mecanismo.

Palavras-chave: Educação, Mecanismos, Professores.

1 INTRODUÇÃO

As representações sociais são pensamentos racionais do senso popular que retratam um agrupamento de princípios tradicionalmente feito em questões colocadas em opiniões e princípios que o ser (pessoa) consegue no passar de seu progresso. Entretanto, essas expressões também se encontram disperso na cultura, nas instituições, nos hábitos sociais, nas informações entre pessoas e, basicamente, nas perspectivas particulares, mediado em direção a prática e nos métodos de formação de ideias inspirando no tipo de relação que será definida entre as pessoas (SILVA; SADIGURSKY, 2008). As pessoas quando internalizam ou reafirmam um pensamento sobre um definido acontecimento, acabam agindo pelo que foi internalizado. Do mesmo jeito, os pais e professores influenciam seus filhos e alunos em atividades, crenças e valores criados ao decorrer de suas vidas. Portanto, as instituições que também desempenham uma grande influência no crescimento da pessoa como ser e constituem suas representações sociais, porque fazem parte de uma coleção sistemática de relações e costumes sociais, o que pode afetar diretamente nas suas potencialidades (PEREIRA SILVA; DESSEN, 2007).                                                                Segundo Benito (2009), conforme as ideias de alguns filósofos e educadores, o ensino é um meio pelo qual as pessoas, o indivíduo, a criança, por exemplo, aprimora e desenvolve suas potencialidades biopsíquicas inatas, mas que ainda não alcançaram a sua excelência sem o conhecimento realizado pela educação. Pode até ser que existam algumas proporções próprias de auto-educação, mas é de suas rotinas participativas (interpessoais), coletivas, que podem ajudar no amadurecimento de certos potenciais.                Dessa forma como a própria sociedade é um aglomerado coletivo formado de particularidades das pessoas que a integram, e assim como o seu fim é a harmonia de seus membros a quem todas as suas instituições devem servir, assim também a educação, como ideia, deve ser pensada em nome da pessoa e, a escola, o sistema pedagógico ou como a prática de ensinar, deve ser feita como uma função geral que se cabe a cada pessoa, para que esta alcance tudo o que necessita para se expandir particularmente. Com isso o objetivo deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica descritiva sobre as potencialidades biopsíquicas inatas contemplando a importância do profissional da educação, para um compilado de conhecimento acadêmico sobre o tema.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 O que são potencialidades

Segundo Machado (2000), a potencialidade de cada pessoa é a própria capacidade de crescimento e desenvolvimento. Podendo existir mecanismos que ajudam a desenvolver cada potencialidade do indivíduo, como ampliar a vida ativa do cérebro. Ainda assim, expandir cada inteligência utilizando recursos extra-sensoriais, mesmo em estágios de vida avançada, ou seja, de crianças à idosos. O fundamento científico ajuda na certeza dos resultados que os integrantes do estudo conseguem atingir. A forma como as pessoas cuidam o corpo não é universal e, sim, uma construção social consequente dos recursos históricos aos quais o corpo foi submetido. O corpo sendo social não é inato, portanto, antes, é moldado pela cultura, pelos familiares, ou pelas instituições que tenham contato, ou seja, é um “produto” da civilização. O autor considera o corpo como uma extensão biológica, entretanto, sobretudo, simbólico, organizador de suas potencialidades (SOARES, 2002).                                        A busca de uma educação que garanta as pessoas o desenvolvimento de suas potencialidades, uma formação que seja ao mesmo tempo ética, estética, afetiva, social, deverá entender que a corpo e idade não pode mais ser descartada no processo educacional, visto que um estudo sobre qual o potencial pode ser moldado se forma certa no começo educacional em casa, e expandido nas escolas, nisso o profissional da educação tem que ter um amplo conhecimento, para ajudar nesse aspecto (GUENTHER, 2011).                                                        Nesse aspecto é curioso destacar que os conceitos de inteligência e domínio estão associados, porém são diferentes, como explicam Gardner, Feldman e Krechevsky (2001b, p.13):

“Inteligência é a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos valorizados por uma determinada cultura ou comunidade. É um potencial biológico que, em grande parte, é moldado por influências culturais e educacionais. Domínio é um corpo de conhecimento existente em uma cultura, tal como matemática, arte, basquete ou medicina. O desempenho em um domínio pode requerer mais de uma inteligência: crianças que tocam instrumentos feitos à mão durante uma atividade musical, por exemplo, estão utilizando as inteligências musicais e corporal sinestésica. Pela mesma razão, uma mesma inteligência pode ser utilizada em vários domínios. Por exemplo, as crianças podem usar a inteligência espacial para descobrir como mover um objeto, usando uma alavanca (mecânica e construção), e para criar desenhos com um barbante (artes visuais)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com