TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO COMPARTILHADA

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

RONAN VIEIRA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

BAIRRO ELDORADO (RIO VERDE-GO)

        

[pic 3]

VARZEA GRANDE-MT

2014

RONAN VIEIRA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

BAIRRO ELDORADO (RIO VERDE-GO)

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Planejamento Ambiental de areas urbanas e rurais, Saude e Meio Ambiente,Estatisticas e indicadores Ambientais.

Prof.Rosimeire Midori,Gabriel Marcos, Kenia Zanetti, Jeanedi Pazinato.

VARZEA GRANDE-MT

2014

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo compreender a falta de planejamento adequado no caso do Bairro Eldorado no município de Rio Verde-Go. Na intenção de se adequar a Legislações Ambientais vigentes, o poder público se viu obrigado a buscar formas para desocupar as famílias que residiam às margens do Córrego  Abóbora, importante recurso natural que margeia a área urbana do Município de Rio Verde, Estado de Goiás

      Uma das formas encontradas foi a mudança das famílias para um Conjunto Habitacional recém implantado, o Bairrom Eldorado, localizado no prolongamento da Avenida Ponta Porá fica em grande declive e pode chegar a até 45º, o que permite a continuação da degradação que o curso d’água já recebia anteriormente, com as mesmas pessoas e, além daquelas, tantas outras que receberam moradia no local.

      O tema foi sugerido mediante a constatação de que em tão pouco tempo, problemas graves foram causados às famílias moradoras do Bairro Eldorado ao Abobora. Famílias foram retiradas de suas antigas casas que se encontravam às margens do mesmo espelho d’água, para que se fizesse a recuperação do mesmo, porém, foram instaladas em moradias inadequadas sem estrutura, pois possuem cômodos insuficientes, causando transtornos graves.

      A localização do bairro dificulta o acesso a outros pontos da cidade, principalmente o centro. Também não possui escolas, creches, postos de saúde e outras obrigações do poder público para com a população. Outro fato importante trata dos gastos que estas famílias tiveram que assumir com emergência, para solucionar o problema de infra-estrutura básica de habitação, pelo menos, a quantidade de cômodos suficientes para a família.

      O Bairro Eldorado favorece à degradação de forma contínua, equiparada ou superior a que já vinha sofrendo no local anterior onde se instalavam os moradores. No momento, são mais de 475 casas à margem direita do córrego, que de forma direta ou indiretamente continuam poluindo o fator principal da sua desocupação.

      Nesse contexto, queremos dar contribuição à Ciência Geográfica, alavancada à Educação Ambiental e, dessa forma, deixar registrado, para as autoridades, que o problema existe e irá persistir.

      Além disso, temos como objetivos, pesquisar sobre o problema apresentado, entrevistar a população do Eldorado, debater em grupo, fotografar o local, analisar o local que as famílias moravam anteriormente, analisar a quantidade de lixo que encontramos no rio e no bairro.

     

     

2-DESCRIÇÃO DO BAIRRO

Uma visita realizada no bairro Eldorado em  Rio Verde percebe-se o descaso do Poder Público quanto ao saneamento básico, ruas não asfaltadas, não tem rede de esgoto adequada, mal arborizado.

Não existe no bairro uma associação de Moradores e nem coleta seletiva do lixo.

 Foi verificado que poderia ser feito um projeto de Gestão Ambiental junto à Prefeitura Municipal de Rio Verde para solucionar esses problemas. O lixo por exemplo é um dos principais problemas do Bairro, que é jogado nos lotes  baldios nas ruas causando mal cheiro e colocando em risco a sáude das pessoas que ali moram.

 A Coleta seletiva é um sistema benefico para o bairro que visa o recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.Já a reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia; é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.

Arrecardar mudas no viveiro Municipal para fazer um plantio de árvores no bairro.

3- OBJETIVO GERAL

Sensibilizar o poder Público para trazer melhorias para aquela comunidade local e conscientizar os moradores a separarem o próprio lixo domestico para uma prévia coleta mais adequada. Promovendo uma melhor qualidade de vida a todos.

[pic 4]

Foto 1- Descaso do Poder Público ao Bairro Eldorado. Fonte: Google Imagens

4-OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Criar uma associação de moradores do Eldorado.

*Realizar reuniões e palestras Educativas com os moradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com