TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE NEGÓCIOS & RELAÇÕES COMERCIAIS

Por:   •  7/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

3ª. FEIRA – MEGA CASE 2

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

DISCIPLINA: GESTÃO DE NEGÓCIOS & RELAÇÕES COMERCIAIS

MEGA CASE 2: ESTUDO DE CASO

Situação:

A empresa AC. Nogueira & Cia Ltda. atua, por muitos anos, no segmento da construção civil, produzindo materiais estruturais para obras (ferragens para estruturas), possui uma fábrica antiga (com pouca tecnologia industrial) e assim com elevados custos de produção. Além de poluir o ar da região com uma densa fumaça decorrente da combustão de materiais.

Seus clientes são as construtoras na região metropolitana de São Paulo, as prefeituras e o governo do Estado de SP. A força de vendas está sem treinamento e motivação.

A organização tem marcas fortes no mercado, e uma excelente qualidade em seu mix de produtos e serviços. Em seu processo produtivo utiliza muitos materiais importados (Ucrânia e da Rússia).

Uma significativa parte de suas vendas atuais (aproximadamente 70%) estão relacionada a obras públicas (escolas, hospitais, pontes e etc.).

Nos últimos anos com as profundas e velozes mudanças e transformações no ambiente externo de forma geral, e em especial no segmento da construção civil, a empresa perdeu competitividade e a clareza das demandas de seus clientes e das ações da concorrência.

A consequência direta deste afastamento e falta de “conexão” com o mercado (clientes, concorrentes, parceiros, distribuidores, etc.) tem sido uma perda constante de vendas e faturamento (mês a mês).

AC. Nogueira & Cia Ltda contratou um experiente gestor para atuar como diretor de Marketing / Comercial da organização, o Sr. Antonio Gutierrez, o qual irá conduzir as ações estratégicas.

O Sr. Gutierrez sofreu um infarto fulminante e faleceu, de imediato o RH da empresa acionou seu banco de candidatos e contratou VOCÊ, como seu novo diretor de Marketing / Comercial. Agora você terá de tomar decisões importantes para reverter à situação da empresa no mercado.

Questões:

  1. Você como diretor de Marketing / Comercial da AC. Nogueira & Cia Ltda, precisa entender quais são os fatores externos, presentes no Macro / Micro ambiente, que impactam nas decisões estratégicas da empresa. Diante da situação apresentada apontar ao menos 3 fatores do ambiente externo que impactam nos negócios / decisões da organização. (Explicar cada um deles).

  1. Estruturar uma pesquisa quantitativa, construindo um questionário, o qual será aplicado ao público-alvo (construtoras, prefeituras da região de SP). O problema (objetivo) desta pesquisa é obter as principais informações / dados necessários, neste momento, para que a AC. Nogueira & Cia Ltda possa “entender” o que está acontecendo no mercado, e assim se tornar mais competitiva. (apresentar ao menos 3 questões do questionário).

  1. Você deve fazer uma pesquisa exploratória / qualitativa, utilizando a ferramenta de “Grupo focal” (focus group) junto a um grupo dos principais concorrentes da empresa. O problema (objetivo) desta pesquisa é conhecer as principais ações estratégicas praticadas pela concorrência, neste momento. (apresentar um breve roteiro deste grupo focal).
  1. Formular estratégias de “combate” para que a AC. Nogueira & Cia Ltda possa ser uma empresa mais competitiva no mercado e assim conquistar mais clientes, aumentar as vendas e elevar sua participação no mercado. (Citar ao menos 2 estratégias, explicar cada uma delas).

Respostas

1 – Fatores Políticos: 70% das suas vendas estão relacionadas a obras públicas, logo mudanças no cenário político podem representar uma mudança no seu faturamento.

Fator Econômico: Pelo fato de a empresa utilizar materiais importados para a fabricação dos seus produtos, o preço do mesmo é influenciado pela variação cambial.

 

Fatores tecnológicos: mudanças na tecnologia empregada na fabricação de seus produtos podem ter impactos tanto nos custos de produção quanto na diminuição do impacto ambiental causado por sua operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com