TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gol Levanta vôo

Exames: Gol Levanta vôo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 4

A Gol Levanta Vôo

1. Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.

R: A Gol utilizou o modelo de negócios Low cost, Low fare (Baixo custo e baixa tarifa). A companhia democratizou as viagens de avião no Brasil e na América do Sul. Conseguindo com isso oferecer serviços tão eficientes porque tem um modelo de negócios baseado em estruturas, sistemas e controles que privilegiam a qualidade, a alta tecnologia, a segurança, a padronização da frota, a motivação e a produtividade de sua equipe. Com foco constante na redução de custos

2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudariam ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.

R: Missão: Aproximar pessoas com segurança e inteligência.

Visão: Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir. A Gol não mudou sua visão e missão inicial, adaptou-se ao mercado, criando ainda no Brasil uma tendência inovadora no segmento.

3. Faça uma análise SWOT para o início das operações da Gol.

R: Oportunidades- Funcionários com grande experiência, baixos salários, concorrência desestabilizada e frágil.

Ponto Forte- Aviões modernos e econômicos, colaboradores treinados, horário distintos de vôos, aeronave com tecnologia de Ponta.

Ameaças- As empresas aéreas baixaram seus preços na tentativa de não perder o mercado.

Ponto Fraco- Perda de clientes Classe A, que desejam serviços diferenciados e estão dispostos a pagar por isso, a extinção das classes de passagem econômica e executiva, salas Vips.

4. Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela Gol? Quais são as principais vantagens competitivas?

R: Tem como estratégia de mercado manter os preços abaixo da concorrência, ganhar mais mercado, tem por objetivo continuar inovando através de tecnologia e frota moderna, leva vantagem sobre as outras, pois, possui grande flexibilidade, terceiriza todos os serviços os quais julga ser melhor desempenhado por outras empresas especializadas.

5. De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

R: Com a estratégia de produção, a Gol promoveu uma estrutura de custos evitando desperdícios com eficiência. Usou uma estratégia de marketing para alcançar os clientes de classe baixa. Na estratégia de recursos humanos, contratou trabalhadores experientes para desempenhar as funções específicas e oferecendo planos de participação nos resultados e de compras de ações da empresa, motivando o seu pessoal. E sempre com atenção na estratégia financeira, reduzindo custos, com frotas homogêneas e econômicas.

6. Utilizando a matriz BCG e a Matriz GE /McKinsey, qual é posição ocupada pela Gol, no inicio das operações e atualmente, no portfólio de negócios da holding áurea? E qual é a posição das empresas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com