TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Conflitos

Por:   •  9/9/2021  •  Resenha  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Empresa com sucesso:  Natura. 

A Natura se estabeleceu como uma empresa com forte responsabilidade social, seja na diversidade de sua equipe quanto no cuidado com o meio ambiente. Além disso, a marca possui uma identidade visual muito forte, calcada na natureza, na leveza e no bem-estar.

Fundada em 1969, a Natura tornou-se a maior empresa de cosméticos do Brasil por meio de seu respeito e incentivo ao humanismo, à criatividade e à transparência, qualidades refletidas em tudo o que a empresa faz, desde a gestão logística até as embalagens, únicas e imediatamente reconhecíveis como pertencendo à Natura.

Além de contar com um avançado centro de desenvolvimento e pesquisa de cosméticos, a Natura investe em uma tecnologia de ponta na hora de distribuir os seus produtos, que são vendidos por milhares de vendedoras independentes. Elas podem solicitar os itens diretamente pela internet e descobrir imediatamente se eles estão disponíveis.

O chamado Armazém Vertical da Natura centraliza todo o processo logístico de armazenamento e distribuição. Totalmente automatizado e integrado ao sistema de gestão da empresa, o Armazém consegue guardar os produtos de acordo com a data de validade, disponibilidade e frequência de compra, além de poder solicitar reposições.

Estratégias:

A estratégia da Natura inspira e serve de referências para empresas que querem se destacar no mercado. Com branding forte, atuação multiplataforma e atenção às causas ambientais.

Trata-se do reflexo de um trabalho sistemático que fez com que a Natura alcançasse a sua atual posição de destaque no mercado mundial, inspirando companhias de todos os setores.

A Natura se auto intitula, uma ampliadora de consciência, a empresa acumula produtos e linhas clássicas que fizeram (e ainda fazem) parte das memórias dos consumidores.

É o caso de alguns produtos facilmente reconhecidos, como:

  • linha Mamãe Bebê;
  • sabonetes de Erva Doce,
  • coleção antissinais Chronos;
  • linha SOU.  

Outro exemplo bem-sucedido é a fragrância Kaiak, uma das mais vendidas do mercado nacional.

A construção da marca na Natura deixa importantes aprendizados. Entre eles, o quanto é essencial se reinventar constantemente, acompanhar as tendências do mercado e planejar próximos passos com foco nos objetivos a serem alcançados. Outras ações servem de referência para empresas que desejam se destacar.

Qual a estratégia que a Natura vai utilizar para divulgar seus produtos e aumentar suas vendas?

  • possibilitar a experimentação e a imersão no clima da Natura;
  • permitir o contato direto dos clientes com os produtos;
  • criar uma vitrine física de produtos;
  • complementar o modelo já consagrado da empresa com a venda por meio de catálogo.

Quais os diferenciais oferecidos pela natura?

A gestão da marca Natura, com base na formação de uma cultura, compõe o diferencial da empresa que se reafirma em suas atitudes. “Essa é a diferença do nosso branding: marca é cultura e cultura é marca. Isso nos orienta e cria estratégias”, conclui Ana Luiza Alves, diretora da Marca.

A estratégia adotada pela Natura é a de Diferenciação de Produto. A Natura tem se esforçado em aumentar o valor percebido de seus produtos e serviços para os consumidores, possuindo uma preferência de 55% pelos consumidores. A Natura tem oferecido produtos diferenciados dos seus concorrentes.

Como trabalham a marca? 

Na década de 90, recrutou veteranos para integrar a diretoria, investiu em programas de qualidade, em tecnologia e, principalmente, em Pesquisa & Desenvolvimento. Lançou uma linha voltada para a saúde, criou um braço de seu negócio na internet e internacionalizou a marca Natura na América Latina.

Nos últimos 10 anos, a Natura aumentou sua base de consultoras para quase 2 milhões, mas seu modelo de venda exclusivamente por meio de revendedoras não mais se sustenta sozinho. No final de 2014 a empresa lançou uma plataforma de comércio eletrônico aberta ao mercado.

_______________________________________________________________

Empresa de insucesso: Kodak. 

A Eastman Kodak Company (referido simplesmente como Kodak) era uma companhia estadunidense que produzia vários produtos relacionados com a sua base histórica na analógica fotografia. Kodak fornecia embalagens, impressão funcional, comunicações gráficas e serviços profissionais para empresas em todo o mundo. Seus principais segmentos de negócios eram Sistemas de Impressão, Impressão Micro 3D e Embalagem, Softwares e Soluções e Consumidor e Filme. Era mais conhecido por produtos de filmes fotográficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com