TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Negócios

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GRADUAÇÃO EM MARKETING

LUCIANO CELIS

TRABALHO A2

RIO DE JANEIRO – RJ

2020

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GRADUAÇÃO EM MARKETING

LUCIANO CELIS

TRABALHO A2

Trabalho apresentado à Universidade Veiga de Almeida como Atividade Avaliativa em dupla, para a disciplina GESTÃO DE MARKETING, com o intuito de compor a nota da Avaliação 2

Orientador:

RIO DE JANEIRO – RJ

2020

Sumário

1.        QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA EMPRESA COM ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO¿ E PARA O MARKETING¿        4

2.        QUAL A RELEVÂNCIA DO MARKETING PARA UMA PEQUENA EMPRESA¿        5

3.        QUAL VALOR DO CONCEITO DO COMPOSTO DE MARKETING¿        5

4.        PORQUE É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS SEGMENTAREM SEUS MERCADOS¿        6

5.        QUAL A DIFERENÇA ENTRE VENDAS E MARKETING¿        6

6.        QUE CARACTERÍSTICAS FAZEM UM BOM PROFISSIONAL DE MARKETING¿ ELES NASCEM PRONTOS OU SÃO CONSTRUÍDOS¿        7

7.        BIBLIOGRÁFIA        7

  1. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA EMPRESA COM ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO¿ E PARA O MARKETING¿

Orientação para produto: Primeiramente é necessário entender o contexto histórico para entender melhor como funciona essa orientação. Neste período, os consumidores começam a buscar/questionar produtos/serviços melhores em um processo inicial de personalização desses produtos/serviços. Ainda se consumia uma grande quantidade de produtos que eram comercializados, porém tinha início um processo onde se buscava uma qualidade superior e diferenciação.

A orientação de produto tem como premissa que os consumidores dão preferências a produtos/serviços que ofereçam desempenho e qualidade superiores. Há uma característica de aperfeiçoamento do produto ao longo dos anos. Pode ocorrer de a empresa se tornar refém do produto e acabar não tendo uma visão ampla do que acontece no mercado exterior. Por ex: Algumas indústrias de máquinas de escrever demoraram a perceber que os seus clientes gostariam de ter uma computador pessoal, o mesmo aconteceu com as locadoras de vídeo, que não entenderam o avanço da internet e com isso não se adequaram para os novos tempos. Nessa orientação não há pensamento em solucionar ou satisfazer necessidades.

Orientação para o Marketing: Antes de tudo é importante frisar que essa orientação é voltada para os clientes, é analisado quais são as reais necessidades para depois iniciar o processo de produção e vendas. A orientação é encontrar o produto certo para o público certo. Essa mudança significa a entrada na era moderna do marketing, onde o profissional de marketing é fundamental em qualquer empresa ou instituição. Temos uma clara separação da orientação para o produto e a orientação para o marketing, onde era visado o fabricar e vender e hoje temos uma sensibilidade maior na questão de sentir e responder ao cliente. A orientação de marketing propaga que a base para essa orientação dar certo é ser mais eficaz que os concorrentes na criação, entrega e comunicação de um valor superior a mercados escolhidos.

As empresas que seguem a orientação de marketing buscam a todo momento acompanhar as tendências de seus clientes, então há constante mudanças para se adaptarem as necessidades para assim ter um melhor atendimento cada vez melhor. É notório que cada vez há uma maior competição e cada detalhe fará diferença na hora de fechar ou não uma determinada venda.

  1. QUAL A RELEVÂNCIA DO MARKETING PARA UMA PEQUENA EMPRESA¿

É necessário que os pequenos empresários não comparem o marketing que é feito pelas grandes empresas, que normalmente são feitos para atingir grandes massas e o marketing que pode ser feito na sua localidade, com baixo custo. O marketing trabalha para promover o produto/serviço e isso pode torná-lo mais competitivo. E hoje temos a facilidade de poder fazer marketing da palma da nossa mão, vindo das redes sociais, onde uma propaganda pode ser concebida usando a criatividade tendo um baixíssimo custo.

Antes de mais nada é necessário conhecer o seu cliente, para aí sim utilizar a melhor estratégia de marketing. O marketing de conteúdo surge como uma força para ajudar as micro e pequenas empresas ajudando assim a consolidar a sua marca. O mercado é cada vez mais exigente e competitivo exigindo assim um posicionamento bem definido da empresa. O perfil do consumidor mudou. Com a chegada da internet, o ponto físico não se faz tão necessário tendo as informações na palma da sua mão através de um simples clique. Esse meio digital pode e deve ser usado pelas pequenas empresas para aproximar-se dos clientes, divulgando as promoções, divulgando novidades e entregando conteúdo ao seu consumidor. Além do conteúdo de qualidade, o simples fato do cliente saber que há um canal de comunicação direta com a empresa ajuda na identificação da marca.

  1. QUAL VALOR DO CONCEITO DO COMPOSTO DE MARKETING¿

Os 4Ps do marketing são uma definição dos 4 pilares básicos e imprescindíveis para qualquer estratégia que seja elaborada. Os 4Ps são: Produto, preço, praça e promoção. Esse conceito foi criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler. Quando esses 4Ps estão em equilíbrio há uma grande chance de conquistar e fidelizar os clientes.

Produto: É tudo aquilo que a empresa oferece aos clientes, incluindo toda atividade relativa em si, é o processo todo até chegar no consumidor final. É fundamental que o início seja positivo para promover uma experiência boa. Deve ser desenvolvido para atender as demandas e necessidades, sendo fundamental conhecer o seu cliente e os seus anseios.

Preço: Estratégia que ajuda a definir o posicionamento e proposta de valor ofertada pelo produto. O mercado é quem define o preço, o cliente que define quanto quer pagar. É fundamental conhecer o mercado e os concorrentes para ajustar o preço que será aplicado, pois não adianta querer cobrar mais caro para pessoas que não estão dispostas a pagar a mais pelo produto. Além da definição do preço ser um passo de extrema importância, é necessário definir as condições de venda e formas de pagamento.

Praça: Estágio que define como o produto/serviço será entregue ao consumidor. É necessário decidir quais serão os pontos de venda e canais de distribuição. É fundamental pesquisar onde está a demanda, qual seu comportamento e seu cotidiano, pois é inviável ofertar o produto em locais onde os consumidores do seu serviço/produto não estarão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com