TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas - Sustentabilidade no Trabalho

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO DE GESTÃO DE PESSOAS

SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Antes de falarmos sobre a importância da sustentabilidade em um ambiente de trabalho, precisamos, primeiramente, entender a sua definição.

  1. Sustentabilidade de uma empresa perante a sociedade nos dias de hoje:

” Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade. ” (Fonte: Sua Pesquisa.com).

Hoje em dia, saber o quanto uma empresa é sustentável pode impactar na escolha do cliente por um determinado produto e/ou marca que o mesmo irá utilizar. Se uma empresa tem uma “má fama” por alguma atitude que seja prejudicial para o meio ambiente, logo nos dias de hoje, com tanta informação, a notícia se espalha causando uma péssima imagem para a empresa podendo prejudicar não somente o seu nome, mas o seu desenvolvimento econômico também.

Nos dias de hoje é muito importante que uma empresa reveja suas missões, objetivos e valores pois além de focar em respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa perante aos seus consumidores e a sociedade. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

 

Uma empresa deve atentar-se que a sustentabilidade empresarial não é apenas uma atitude superficial que visa somente o marketing, aproveitando o “momento” em que todas as empresas querem se proclamar sustentáveis. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

2. Introdução

2.1 – A importância da sustentabilidade na seleção e recrutamento de profissionais:

A área da sustentabilidade também passa pelos recursos humanos: esse setor cuida das pessoas, que são a base de qualquer ação em uma empresa. Nunca é demais lembrar: também é necessário que as relações entre seres humanos sejam sustentáveis, isso é, que respeito, ética e bom relacionamento ajudem a manter essas relações por muito tempo. É possível afirmar que algumas organizações adotam pequenas adaptações e outras promovem alterações significativas. Essas mudanças podem ocorrer tanto nas políticas de seleção, treinamento, carreira, avaliação de desempenho, remuneração, sucessão e competências individuais quanto nas práticas de retenção, benefícios e gestão do clima interno.

Então, a partir daí é necessário que um profissional pense e se capacite para acompanhar as novas demandas do mercado de trabalho, que como frisamos nos parágrafos anteriores, está muito preocupado em passar uma imagem sustentável para os seus stakeholders. 

2.1 – Ambientes sustentáveis:

Atualmente não é só uma empresa que escolhe um futuro colaborador, mas as pessoas também estão escolhendo as empresas que querem trabalhar. É o que mostram as pesquisas em sites especializados em avaliação de empresas, como o LoveMondays, em que funcionários e ex-funcionários podem colocar suas opiniões sobre uma determinada empresa.

Hoje, um funcionário não procura somente um salário alto, mas também reconhecimento, ascensão, enfim, um plano de carreira que integre benefícios e um ambiente de trabalho saudável, e também ações e projetos que integrem e mostrem as preocupações da empresa em, cada vez mais, tornar o local de trabalho um ambiente saudável e seguro.

Ainda segundo relatos de funcionários de grandes empresas, no site LoveMondays, é possível afirmar que algumas organizações adotam pequenas adaptações/atitudes e outras promovem alterações significativas em busca de diversificar e integrar práticas sustentáveis no dia-a-dia da corporação. Tais mudanças podem ocorrer tanto nas políticas de seleção, treinamento, carreira, avaliação de desempenho, remuneração, sucessão e competências individuais quanto nas práticas de retenção, benefícios e gestão do clima interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com