TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA MARCA

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Sabão em pó OMO

atividade experimental I

Ana Carolina Lopes, Laura Viero, Paulo Sampaio, Thiago Dutra

                                   

Publicidade e Propaganda

                                                               UNICAP

RECIFE, 2018


HISTÓRIA DA MARCA

A marca OMO foi registrada pela primeira vez na Inglaterra, em 1908, através da empresa Lever (futura Unilever). O produto era um amaciante de roupa que logo depois daria lugar ao sabão em pó para a limpeza de tecidos. Com o sucesso da marca nas residências, a OMO foi se expandindo para vários países, especialmente na Ásia e na América Latina, lançando inúmeras variações do sabão e desenvolvendo novas tecnologias e formulas para melhorar na lavagem de roupa e no cuidado com os tecidos.

A empresa não mediu esforços para atingir as casas brasileiras, que por tradição eram bastante envolvidas com limpeza das roupas da família. A estratégia de lançamento da OMO no Brasil foi cheia de mistérios nas chamadas de rádio (principal mídia da época) para atiçar a curiosidade do público com um sonoro “Ooomooo”, sem revelar do que se tratava. Junto com as rádios, os jornais também estampavam nas suas capas a curiosa pergunta: “Mas como? OMO?”. Assim, o produto foi lançado no Brasil, em princípio no Rio de Janeiro e São Paulo no ano de 1957 e assim, com o slogan “Onde o OMO cai,   a sujeira sai”, a marca começa a se inserir nas residencias brasileiras.

Mas, o conceito de detergente em pó precisava ser explicado para as donas de casa brasileiras, que não utilizavam muito as novas técnicas de lavagem como a máquina de lavar pois eram caras, atingindo assim apenas parcela da sociedade, mas também pelo fato de que elas acreditavam mais na força bruta para as suas metas de limpeza. Assim, durante a primeira metade de 1960, vários caminhões rodavam o país distrubuindo amostras de OMO e ensinando as pessoas (na sua maioria mulheres) a utilizar o produto para superar os sabões de barra, alvejantes e anil. Outra ação eficiente e criativa para expandir o seu mercado foi o chamado “Cine Vesperal” que consistia em chamar várias mulheres para sessões de cinema e aproveitar para fazer uma demonstração da diferença do OMO em pó e as barras de sabão. A partir de 1970 a marca já estava consolidada na cabeça dos brasileiros.


PÚBLICO-ALVO

COMUNICAÇÃO

Segundo a Folha de São Paulo, a OMO mudou e incorporou novos valores nos últimos 25 anos. Quando OMO foi lançado no Brasil em 1957, seu maior obstáculo era o sabão em barra, já que as máquinas de lavar eram raras e seu público alvo era formado apenas por donas de casa. A estratégia então, era envolver essas mulheres através da publicidade e de propagandas.

No entanto, a partir de 2000, as transformações no Brasil fizeram a empresa incorporar novos valores. A mudança esboçou com o slogan “Novo OMO Multiação. Porque não há aprendizado sem manchas” e adquiriu sua forma atual em 2003: “Porque se sujar faz bem”. Esse slogan reflete o atual desejo da mulher que exerce funções fora do lar e disputa seu espaço no mercado de trabalho, ela procura que seus filhos aproveitem a liberdade e celebra isso, já que OMO lhe dá segurança de que as roupas deles se sujaram por boas causas e serão limpas.

Pedro Jaureguiberry, gerente de marketing de OMO, explica que a nova orientação da empresa visa “ultrapassar os limites da lavanderia”. Segundo ele, a mulher moderna é, sim, mãe, mas também é uma série de outras mulheres. “Ela busca o tempo todo equilibrar todas as atividades da sua vida. E é nesse sentido que queremos auxilia-la.”

OMO também tem acompanhado as redes sociais, visando maior contato com o consumidor para atualizar seus produtos.

PÚBLICO ALVO

O perfil do consumidor é diversificado. Existe desde mães e donas de casa zelosas até mulheres e homens solteiros que, por não disponibilizarem de tempo, lavam a roupa em máquinas, utilizando o sabão em pó. Para essa diversificação, os fabricantes do produto criaram diferentes variantes para o sabão em pó. *52% das pessoas que consomem OMO são mulheres, enquanto que 48% são homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (342.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com