TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO COMÉRCIO

Por:   •  26/5/2015  •  Artigo  •  4.362 Palavras (18 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTANCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO COMÉRCIO

Bárbara Steffany Sabino da Cruz

Mariele

Thais

RESUMO: O objetivo deste artigo é estudar, identificar e estabelecer a importância do recrutamento e seleção para o comercio, pois as pequenas empresas não costumam desenvolver as técnicas de recrutamento e seleção, e a maioria não possui nenhum tipo de planejamento voltado para a área de recursos humanos e não sabem como isso é importante. A falta de um recrutamento e seleção pode causar sérios prejuízos para empresa, como falha no atendimento aos clientes, baixa motivação dos funcionários, redução da rotatividade de pessoas e má colocação de pessoas para preencher o cargo certo. Em uma época em que os avanços tecnológicos contribuem para o surgimento de empresas cada vez mais competitivas, pessoas são consideradas verdadeiro capital humano, peças fundamentais para o sucesso da empresa, contribuindo de forma efetiva para alcance dos resultados das organizações, colocar a pessoas certa no lugar certo é necessário para o desenvolvimento de qualquer empresa.  

Palavras-chaves: Recursos Humanos, Recrutamento, Seleção de pessoal.

        

Abstract: The aim of this paper is to study, identify and establish the importance of recruitment and selection for the trade, because small businesses do not usually develop techniques for recruitment and selection, and most do not have any kind of planning toward the area of human resources and do not know how important this is. The lack of recruitment and selection can cause serious damage to the company, such as a failure in customer service, low employee morale, reduced turnover of people and poor placement of people to fill the right job. At a time when technological advances contribute to the emergence of increasingly competitive, people are considered true human capital, critical parts for the company's success, contributing effectively to reach the results of organizations put the right people in right place is necessary for the development of any company.

Keywords: Human Resources, Recruitment, Personnel selection

1 INTRODUÇÃO

Fazemos parte de um mundo repleto de mudanças que nos desafia a sempre sermos ágeis e criativos, criando assim a necessidade de pessoas qualificadas e capazes para compor a organização o e dar vida as diversas empresas e enfrentar desafios, e isso só é possível através de um processo de recrutamento e seleção bem aplicado.

A administração de Recursos Humanos teve sua origem na época da revolução industrial no inicio do século XX, e seu nome inicialmente era conhecida como Relações Industriais, que tinha objetivos específicos como finalidades de ser mediadora entre as organizações e as pessoas para reduzir os conflitos entre os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais.

 A partir de 1950, a área de recursos humanos sofreu alterações, primeiro por sua denominação, e começou a ser chamada de Administração de Pessoal, e formalizando objetivos de não apenas intermediar conflitos, mas sim, gerenciar pessoas de acordo com a legislação trabalhista. Já em 1960, a área de recursos humanos teve uma ampliação no mercado, e passou a ter uma visão na qual, profissionais dessa área utilizam diversas ferramentas de recursos fundamentais de gestão para enfrentar desafios nas organizações, além de se tornar a administração de recursos humanos.

Segundo Fischer (2002) as mudanças tiveram inicio quando as grandes organizações começaram a investir em pesquisas e estudos, na década de 20 surgiu o movimento de relações humanas que se baseava em uma mudança na relação entre empregados e empregadores, já na década de 30 e 40 a linha behaviorista da universidade de Yale teve predominância.

Taylor em suas pesquisas desenvolveu a teoria da administração cientifica, nela deu inicio ao estudo observando o trabalhado de operários, e para ele, a administração deveria ser tratada como ciência, desta forma ele buscava ter um rendimento maior com o serviço dos operários, e na época não havia o interesse em qualificar, pois segundo os empregadores, havia um exercito industrial de reserva e o estudo de “tempo e movimentos” mostrou que “exercito” industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes”.

Para Taylor cada pessoa tem potencial para algo e com esse pensamento ele afirmava: “há grandes diferenças nos coeficientes pessoais dos homens”.

Henry Ford foi um dos mais aplicados seguidores da Teoria da Administração Cientifica, também contribuiu para fundamentar a Administração Cientifica aplicando a produção em massa em sua fabrica de automóveis, que ficou conhecida como “fordismo” sendo muito copiado naquela época e até mesmo hoje em dia em algumas fábricas.

Para ele “Para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa, em grande quantidade e emparelhada com a tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade dos operários”. Sendo assim, era necessário que cada funcionário trabalhasse apenas em uma atividade como apertar um parafuso o dia inteiro, se aperfeiçoando cada vez mais.

Recursos humanos como conhecemos hoje, passou por várias mudanças ao longo do tempo, desde o próprio nome Recursos Humanos aos pensamentos a ele aplicados. Tais mudanças se devem pelo fato de que com a globalização o mundo está sempre em desenvolvimento, por isso, mesmo que os pensamentos de antigos escritores sobre temas ligados aos recursos humanos estejam sendo utilizados até hoje como base para a gestão de pessoas, eles foram sendo adaptados para os tempos atuais, não mais sendo usados como o “pensamento puro”, mas como um pensamento repensado e adaptado para as constantes evoluções.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 O DESENVOLVIMENTO DOS MODOS ORGANIZACIONAIS SOBRE O SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Atualmente, ter um setor de recursos humanos dentro da organização é imprescindível para o sucesso da mesma, ainda mais quando se fala em vantagem competitiva, pois cada vez mais as empresas têm investido neste setor estando cientes de que o capital humano é o bem mais valioso para a organização.

Porem, quando se fala de pequenas e médias empresas esse pensamento não se aplica porque pode ser difícil a implantação de um RH estratégico por questões financeiras. Para a implantação de um setor de recursos humanos são necessárias algumas ações iniciais como conhecer os objetivos da empresa, visão, valores e cultura bem como o mercado no qual ela esta inserida, possibilitando assim que o responsável pela implantação trace algumas estratégias para o futuro setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com