TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍDER DO STREAMING NETFLIX E O SEU MARKETING INTELIGENTE NAS REDES SOCIAIS

Por:   •  10/10/2019  •  Artigo  •  8.282 Palavras (34 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 34

EDILSON GUIMARÃES DOS SANTOS JÚNIOR

A LÍDER DO STREAMING NETFLIX E O SEU MARKETING INTELIGENTE NAS REDES SOCIAIS

Artigo apresentado à Faculdade dos Guararapes – FG, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Marketing Digital e Redes Sociais.

Orientador (a): Profª Isabel Amara Martins

JABOATÃO DOS GUARARAPES

2017

A LÍDER DO STREAMING NETFLIX E O SEU MARKETING INTELIGENTE NAS REDES SOCIAIS

Aprovado em ____/____/____

BANCA EXAMINADORA

________________________________________________

Profº

Orientador

________________________________________________

Profª

Coordenadora da Escola de Negócios da Pós-Graduação

________________________________________________

Profª MSc. Maria Isabel Braga Viana

Diretora Geral de Pós-Graduação

[pic 1]

RESUMO[pic 2]

O presente artigo científico tem por objetivo analisar o sucesso da Netflix (serviço de streaming) diante do makerting digital que tem sido aplicado atualmente nas principais redes sociais da instituição. A supracitada é atual líder de mercado em seu segmento, apresentando constante crescimento. Seu sucesso comercial vai além dos valores cobrados pelos serviços oferecidos, grande variedade de filmes e séries, mas também ao SAC 2.0 e suporte diferenciado que têm sido dados aos seus milhares de usuários. Atrela-se ainda ao artigo, o gancho criado a partir das tendências surgidas no meio digital, aproveitando para inovar em suas campanhas de divulgação das novidades, sendo estas estreia de séries, filmes exclusivos e outros novos produtos.

Far-se-á, portanto, uma pesquisa de caráter exploratório, buscando comprovar as margens de eficácia da Netflix.

Palavras-chave: Streaming. Redes Sociais. SAC 2.0. Marketing Digital.

ABSTRACT[pic 3]

The present scientific article aims to analyze the success of Netflix (streaming service) before the digital makerting that has been applied currently in the main social networks of the institution. The aforementioned is the current market leader in its segment, showing steady growth. Its commercial success goes beyond the values charged for the services offered, a wide variety of films and series, but also to SAC 2.0 and differentiated support that have been given to its thousands of users. Also linked to the article, the hook created from the trends emerging in the digital environment, taking advantage to innovate in its campaigns of dissemination of the novelties, being these debut series, exclusive films and other new products.

Therefore, it will be an exploratory research, seeking to prove the margins of effectiveness of Netflix.

Keywords: Streaming. Social networks. SAC 2.0. Digital marketing.

SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO

 

        Esquecer-se de fazer a entrega de um filme locado é algo que já não é tão corriqueiro hoje em dia, pois, quase não se avistam mais locadoras em atividade. Porém, faz-se válido salientar que as mesmas possuíram um papel fundamental para a criação desta que é o tema central do artigo, a Netflix.

        O impacto da evolução tecnológica atingiu diretamente o mercado/comércio de filmes, séries e documentários que, incialmente, eram transmitidos comumente em cinemas, e algum tempo após as suas exibições, passariam a serem itens exclusivos em locadoras. O fato que impulsionou a criação da potência econômica da Netflix foi uma multa de cerca de US$40, que foi paga por Reed Hastings, que é o sócio-fundador do serviço de streaming¹ pago mais utilizado atualmente, por ter entregado com atraso o filme Apollo 13.

        Após a venda da Pure Software (antiga empresa de Hastings), Mark Rudolph se juntou a ele nesta empreitada, dando início a jornada da grande potência do entretenimento. Mas, engana-se quem pensa que o serviço deu certo de cara. A ideia inicial era baseada na inspiração que os fundadores tinham do modelo de negócios que a Amazon tinha na época e buscavam encontrar uma forma de vender pela internet. A forma consistia no aluguel de filmes através dos correios, e por sua vez, sem multas caso houvesse atrasos, tudo já pré-definido com uma taxa fixa que era determinada antes dos “inquilinos” fecharem negócio. Segundo a própria Netflix, este modelo de negócio alcançou a marca de um bilhão de DVD’S (até então “alugados”)  no dia 25 de fevereiro de 2007, quando a empresa havia apenas 10 anos de mercado.

        Tudo mudou definitivamente, quando a Netflix além do aluguel de filmes pelos correios, adere à tecnologia e entra no streaming digital, incluindo assim os conteúdos visuais (filmes, séries e documentários) em sua cartela de produtos. Inicialmente, o número de usuários, já relativamente alto para a época chegava a 4,5 milhões. Passados cinco anos e já em 2010, o número salta para os 16 milhões de assinantes. Atualmente, segundo uma matéria de 18/07/2017 do O GLOBO, a plataforma já ultrapassou os 100 milhões de usuários, sendo a maioria dos Estados Unidos, onde a empresa foi fundada em 1997. Somente em 2011, o serviço foi colocado à disposição do Brasil e da América Latina. Hoje, 190 países já foram atingidos pelo fenômeno, sendo quatro federações restringidas da utilização do serviço por questões políticas (Crimeia, Coreia do Norte, Síria e a China).

        Sempre de olho nos concorrentes, os sócio-diretores idealizaram a primeira série original que seria, passado algum tempo, um grande sucesso. Trata-se de House Of Cards, lançada em 2013, sendo premiada com três Emmys (principal prêmio da tv americana).

        Daí por diante, outros sucessos foram lançados originalmente pela plataforma, um deles, Orange Is The New Black, que fará parte de uma das análises do presente trabalho.

        Hasting tem conhecimento do quão é importante cativar a experiência dos usuários, em entrevista à revista Venture Beach, afirmou: “Não é a Netflix que está fazendo a mudança, é a internet. Todos os anos a gente descobre como usar a internet para melhorar a experiência do consumidor.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (597.3 Kb)   docx (535.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com