TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ BCG

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

A matriz BCG foi criada na década de 70 por uma empresa americana Boston Consulting Group. Essa matriz foi desenvolvida com intuito de analisar a cartela de produtos/serviços de uma empresa.

Por mais que a matriz tenha sido criada a anos, o fato de fazer analise gráfica a partir do ciclo de vida do produto/serviço ainda é bem assertiva. A matriz é uma ferramenta bastante importante em empresas que trabalham com vendas para saber sobre investimentos que devem ser feitos em linhas de produtos/serviço. Ela também mostra o quais são os produtos/serviços que demandam menores esforços e não precisam de grande investimento.

 O Objetivo da matriz bcg é tomar uma decisão entre quatro sobre os produtos/serviços.

  1. Construir: Melhorar a sua a sua participação de mercado.
  2. Manter: Manter a participação de mercado.
  3. Colher: Aproveitar ao máximo os resultados obtidos com os serviços/produtos
  4. Abandonar: Tirar de linha o produto.

Para fazer essa análise os produtos são divididos em quatro categorias:

Estrela:  Produtos que estão tendo grande crescimento no mercado, portanto, existem muito concorrentes.

Pontos de interrogação: São aqueles produtos ou serviços que também se encontram em um mercado que apresenta oportunidades de crescimento, no entanto, ainda se encontram numa participação muito pequena.

Vacas leiteiras: Produtos ou serviços com grande participação em um mercado que já está maduro e crescendo moderadamente.

Abacaxis: Como nem todo produto ou serviço é um sucesso entre os consumidores, há aqueles que têm baixa performance nas vendas.

As interpretações de cada categoria são as seguintes:

Produtos classificados como estrela geram custos para empresa muito alto, devemos fazer o possível para manter eles em alta para podermos colher os melhores resultados enquanto o mercado for menos competitivo.

Produtos classificados como ponto de interrogação, tentar investir para fazer com que esse produto se torne uma estrela.

Produtos classificados como vaca leiteira colher o máximo do produto antes que se tornem abacaxi.

Já os produtos que são classificados como abacaxi, devem ser retirados do catálogo, evitando custos desnecessários para empresa.

A principal ideia da matriz é classificar os produtos/serviços de acordo com a participação do mercado, para que a empresa possa obter uma visão a respeito de quais são os produtos que merecem atenção e investimentos. Neste contexto, a ferramenta BCG permite que a empresa realize uma análise onde visualiza rapidamente a posição que se encontra seus produtos de acordo com a análise obtida, bem como, auxilia no processo de tomada de decisão.

Referências bibliográficas

Vídeo: Matriz BCG: O que é e como usar?

Link: https://klickpages.com.br/blog/matriz-bcg/

Link:http://portalweb.cambury.br/Aulas/2019/1/UTMK04N1/015941/000/Inteligencia%20de%20Mercado%20-%20aula%2003.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com