TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  8/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

JUAREZ FERNANDES LIMÃO

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM ESTUDO

NA FM UNIVERSITÁRIA/UFRN, EM NATAL-RN

NATAL/RN

2016


JUAREZ FERNANDES LIMÃO

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM ESTUDO

NA FM UNIVERSITÁRIA/UFRN, EM NATAL-RN

Projeto de Pesquisa para elaboração do TCC do Curso de Especialização em Gestão Pública, apresentado à Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

NATAL/RN

2016


1        TEMA

O trabalho a ser desenvolvido terá como tema “A motivação no ambiente de trabalho: um estudo na FM Universitária / UFRN em Natal-RN”.

1.1        DELIMITAÇÃO DO TEMA

Existem situações nas empresas em que as condições de trabalho não são favoráveis e não oferecessem recursos para que os colaboradores desempenhem as suas atividades com mais motivação e satisfeitos em seu ambiente laboral. Neste sentido, a motivação consiste em um fator relevante para o bom desempenho das tarefas atribuídas a uma determinada pessoa ou equipe. Neste contexto, este trabalho abordará sobre a questão da motivação dos servidores na FM Universitária/UFRN, para que se tenha conhecimento sobre o nível motivacional na percepção destes servidores.

2        PROBLEMA DE PESQUISA

No momento em que a motivação é encontrada ativamente no ambiente organizacional tem-se condições de poder conduzir o colaborador em direção a um objetivo, mas para alcançá-lo é preciso que haja persistência nesta ação. Tal persistência ocorre em razão deste colaborador está motivado, ou seja, consiste na força impulsionadora em direção ao objetivo. Deste modo, torna-se essencial que sejam criados estímulos diários, que possibilitem impulsos positivos junto aos colaboradores, para que eles desenvolvam suas atividades com mais empenho, compromisso e satisfação no que estão realizando, e assim, contribuir para o melhor desenvolvimento e crescimento da empresa.

Nesse sentido, a linha norteadora que conduzirá ao desenvolvimento deste estudo consistiu em responder ao seguinte questionamento: Qual a percepção dos colaboradores da FM Universitária (UFRN) com relação à motivação no ambiente de trabalho?


3        OBJETIVOS

Diante do questionamento apresentado, o objetivo geral da pesquisa será analisar a percepção dos colaboradores da FM Universitária (UFRN) com relação à motivação no ambiente de trabalho. Para tanto, os seguintes objetivos específicos foram traçados: caracterizar o perfil dos colaboradores; identificar os fatores que comprometem a motivação; e, por fim, propor sugestões para melhorar o ambiente de trabalho no que se refere à motivação.

4        JUSTIFICATIVA

Realizar esta pesquisa torna-se relevante pelo fato de que servirá para que se tenha conhecimento sobre a situação relacionada à motivação na FM Universitária (UFRN) e, assim, buscar, futuramente, meios de se trabalhar a questão da motivação no ambiente estudado e poder contribuir na criação de estímulos, quer sejam individuais ou grupais, para melhorar a qualidade da comunicação, do relacionamento, do aperfeiçoamento profissional, do lazer, entre outros.

5        REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com Robbins (2007) a motivação consiste em um processo que tem por responsabilidade promover a intensidade, a direção e a persistência da capacidade da pessoa em atingir o seu intento.

Branham (2002) expõe que a motivação tem sua origem na palavra motivo e tem sentido de causa, estando psicologicamente associada às ações do homem e dos animais em geral. O autor coloca ainda que um aprendiz pode aprender, mesmo que com pouca eficiência, sem professor, sem livros, sem escola e sem quaisquer recursos que promovem a aprendizagem. Porém, mesmo contando com um aparato de recursos, se não tiver a motivação voltada ao aprender, o aprendizado não ocorre.

Nas palavras de Silva (2009) tem-se que para se estimular a motivação é necessário que se tenha autoconfiança e saiba aproveitar o que há de mais importante de cada situação e, assim, poder produzir resultados significativos, acreditando-se na oportunidade futura.

Segundo Frazão (2010) a razão da motivação consiste em fazer com que as organizações se diferenciem no mundo globalizado, adquiram potencial para competir no ramo em que estão inseridas.

Em conformidade com Marras (2009), desde o início do século XX a motivação humana vem sendo tema de estudos, atraindo cientistas e estudiosos, que comprovaram em seus trabalhos que a atenção dispensada ao trabalhador interfere diretamente em seu processo produtivo.

Quando se trabalha motivado, de acordo com Chiavenato (2004), os benefícios proporcionados atuam como elementos facilitadores, estimulando os colaboradores a desempenhar as suas atividades com mais estímulos. Tais benefícios podem ser: monetários (13º salário, férias, aposentadoria etc.) ou não monetários (vale transporte, vale refeição, assistência médica etc.). Também podem ser assistenciais, recreativos e supletivos (estacionamento privativo, cooperativa de gêneros alimentícios etc.). Daí a importância em se identificar os fatores motivacionais dos colaboradores.

6        METODOLOGIA

A realização do trabalho envolverá uma metodologia voltada a uma pesquisa do tipo descritiva, com procedimento direcionado ao estudo de caso e análise quantitativa dos dados a serem coletados. De acordo com Oliveira (2004), este tipo de pesquisa tem como propósito explicar as relações de causa e efeito, e assim, analisar as variáveis que influenciam ou por ventura cause o surgimento de determinada situação. O estudo de caso, conforme Gil (2007) trata-se de um estudo aprofundado de um ou poucos elementos, de maneira a permitir o seu conhecimento extenso e detalhado. Sobre a análise quantitativa, Andrade (2003) expõe se esta a mais adequada para aprimorar opiniões e atitudes dos participantes da pesquisa, pois emprega instrumentos estruturados, como, por exemplo, o questionário, devendo ser representativa de um determinado universo de maneira que seus dados possam ser generalizados e projetados para este universo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com