TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

BRUNO SILVA MACHADO

0901964

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

RIO DE JANEIRO, 2019

SUMÁRIO

1 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO        2, 3

2 REFERÊNCIAS        4

1 INTRODUÇÃO

Quais são as ações que as empresas na sua percepção devem desempenhar para motivar seus funcionários?

Muitas boas ações são desenvolvidas para motivar funcionários de uma empresa específica, tais como: Trabalho Com Horário Flexível, em lugares como o Google, por exemplo, os funcionários têm autonomia para escolher o melhor horário para trabalhar. Existem exceções em alguns dias como por exemplo quando se tem reuniões, mas isso é algo relativamente óbvio, pois apesar de horário o funcionário tem que ser responsável pelo o que é acordado com ele. O que pode acontecer também é quando um integrante da equipe passa por problemas pessoais ou de saúde em pleno expediente. Nesse caso, é muito mais inteligente liberá-lo para que resolva seus problemas do que insistir em mantê-lo disperso e desfocado no escritório. A possibilidade de renegociar horas ou mesmo permitir o home office mediante justificativas fortalece a relação de confiança entre chefe e time, e de quebra faz com que os funcionários se sintam valorizados.

Palestras motivacionais: É uma ótima forma de fomentar coisas boas dentro dos funcionários, As palestras motivacionais estão cada vez mais presentes nos eventos corporativos, elas quebram a rotina, e literalmente tiram o funcionários daquele ambiente estressante, que na maioria das vezes é um grande vilão para a motivação.  Porém, isso não é feito de qualquer maneira, tem de ser preparado estratégias visando expor os objetivos da empresa e motivar os funcionários a alcança-los. 

Promoção de bônus em prêmios ou literalmente dinheiro: Sem dúvida que um funcionário que recebe conhecimento através de “grana” fica muito feliz e motivado a fazer mais dentro do seu ambiente de trabalho, essa premiação pode ser justificada por produção interna, alcance de determinadas metas estipuladas pela gestão, maior índice de vendas e algumas outras formas, por mais que a empresa tenha que se dispor de verba para essa e outras formas de motivação, com certeza a própria empresa se beneficia disso e em muitas das vezes com lucro financeiro.

Crie um Plano de ação de baixo custo para ser implementado em sua organização. 

Dar aos funcionários determinados desafios: Por exemplo, buscar a solução para um problema antigo do negócio ou para bater a meta previamente imposta. Quem resolver um desses desafios recebe um prêmio simples, como um vale-presente ou um produto da própria empresa.

Fazer atividades desse tipo com no máximo um mês de duração é excelente para o desenvolvimento e motivação de uma equipe ou até mesmo um único funcionário, o investimento é pequeno e a equipe ou funcionário podem tirar excelentes conquistas como resolver um problema, se exercitar profissionalmente e ainda receber um prêmio por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com