TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz Desenvolvimento de Produto

Por:   •  10/8/2021  •  Resenha  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos

Módulo:

Aluno: Fernando Bonfim Brait

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Descrição do produto

Pensando em algum produto IOT inovador ou alguma característica que diferenciada que seja possível agregar a um produto e que supra as necessidades e desejos de um segmento, eu optei por uma cervejeira inteligente. Chamada de Cold beer, é produzida em parceria com a Brastemp. No modelo de negócio lucraremos na venda da cervejeira produzida por terceiro e em porcentagem de cada aplicativo nos pedidos realizados. Em nossa empresa faremos a montagem final do produto. Sempre revendemos cervejeiras de outras marcas até então. É o primeiro produto IOT do portfolio.

Com dimensões de 48 cm de largura x 87 cm de altura e 58 cm de profundidade tem as vendas disponíveis em 5 cores ( preta, branca, cinza, vermelha e amarela ). Como diferencial a Cold Beer possui sistema Wi-fi, onde conectada com a rede da residência ou comércio permite que a temperatura seja monitorada e alterada via aplicativo próprio. No aplicativo também é possível verificar a porcentagem da capacidade total da cervejaria que está ocupada através de sensores que medem o peso de cada tipo de embalagem ( Lata, garrafa 600 ou 300 ml ).

Diferentemente de uma geladeira comum, uma cervejeira impede o congelamento da cerveja, mantendo-a bem gelada. Existem 8 opções de temperatura de acordo com cada tipo de cerveja. Não há a necessidade de colocar cerveja no freezer e depois colocar na geladeira para que não congele. Nem há o risco de esquecer no congelador e a garrafa ou lata estourar.

Através de configurações o aplicativo avisa o usuário quando o número de bebidas chega na capacidade mínima para fazer um novo pedido. Esse pedido pode ser feito de forma automática pois o aplicativo já integra com alguns sistemas de delivery tais como : rappi, zé delivery, extra, pão de açúcar e cornershop. É possível programar para que minha cervejeira permaneça sempre cheia as sextas-feiras por exemplo. Na segunda-feira a cold beer me avisa a quantidade que devo comprar e já gera um pedido no aplicativo desejado onde somente confirmo a compra e aguardo ou agendo a entrega. Tudo isso de forma automática e intuitiva. A compra já é debitada do cartão de débito, crédito ou pix. Os vasilhames serão recolhidos por cooperativas cadastradas e separadas por regiões em nosso aplicativo.

O mercado já possuem produtos físicos equivalentes porém a Cold beer vai além na integração com pedidos e entregas. Cervejerias de outras marcas somente são para gelar cerveja e muitas pessoas deixam em temperaturas maiores durante a semana para economizar energia e no final de semana esquecem de mudar quando vão começar a bebê-las.

Geração de ideias

A idéia principal de integração entre a geladeira ( produto físico ) em si e o serviço de integração a entrega de bebidas, partiu inicialmente de pesquisas com clientes de aplicativos de bebidas e compradores de cervejeiras. Também foram realizadas pesquisas em bares frequentados pela faixa etária entre 30-50 anos utilizando a técnica de Scamper uma vez que selecionamos nosso foco de consumidores através de análise e triagem de algumas idéias. Tivemos também parte de cocriação com participação ativa de muitos dos nossos funcionários e fizemos o benchmarking analisando a concorrência somente na parte do produto físico como as cervejerias e também na parte de delivery de compra de bebidas pelo fato de ainda não haver concorrência direta no plano de negócio atual. Somente indireta, que pode ocorrer por substituição de serviços.

Após todos os levantamentos, foi feito um brainstorm para discussão e apresentação das idéias.

Algumas ganharam espaço como uma cervejeira com wi-fi, porém apenas para alteração da temperatura uma vez que não existe nenhum tipo de controle automático de economia de energia. O usuário pode deixar em uma temperatura mais alta e no fim de semana esquece pra alterar e assim que alterar deve esperar um tempo para que a cerveja chegue em sua temperatura ideal. Outras como somente o aplicativo com entregas periódicas de cerveja gelada, fidelizando o cliente com descontos e brindes ao longo do tempo, porém sem qualquer tipo de preocupação de onde ele irá armazenar e se será da forma correta ou não. Esse serviço se assemelha muito a uma entrega periódica, onde o próprio consumidor poderia fazer a qualquer momento, claro que pagando mais, mas poderia.

Outra idéia foi uma geladeira doméstica com um freezer superior destinado somente a cervejas, uma vez que as famílias de hoje em dia compram cada vez menos itens nos supermercados para ter em casa. Onde poderiam guardar carnes ou aves se o freezer estivesse ocupado com cervejas ? Enfim após um longo período e ponderações chegamos a conclusão que deveria ser um serviço mais dinâmico que tirasse totalmente a procupação do consumidor em sair para comprar, gelar e descartar da maneira correta.

Público-alvo e segmentação de mercado

O público-alvo pensado para esse produto juntamente agregado com o serviço são os homens, na faixa etária entre 30 e 50 anos, renda entre 6-10 mil reais, classe A e B (segmentação demográfica), que possuem domicílio localizados na Grande São Paulo (segmentação geográfica), e que gostam de beber cerveja no mínimo duas vezes por semana (segmentação comportamental).

Posicionamento competitivo

Queremos nos posicionar como uma empresa inovadora e completa de compra de bebidas e preocupada com a sustentabilidade, uma vez que estamos preocupados com o descarte das embalagens consumidas, evidenciando-se como Conforto X Praticidade. E em parceria com produtos da Brastemp, caracterizada por inúmeras inovações na linha branca.

Devemos buscar esse posicionamento através de conhecimento em nossos concorrentes que atualmente só engloba a parte de gelar bebida e de comprar os produtos. Não há ainda serviços de integração inteligente no processo de ponta a ponta desde a necessidade de compra feita de forma automática pela cervejeira até o descarte.

Esse posicionamento sustentável buscaremos através da comunicação e propagandas, frisando uma periodicidade e covênio das coletas de vasilhames nas residências e prédios. Propagandas em Tv´s, supermercados, pontos de vendas de bebidas e aplicativos que gerarão cupons de descontos para quem realizar o descarte correto.

Em conversas internas acreditamos que uma empresa se mostrando sustentável nos descartes e retornos das embalagens pode conflitar com o segmento de bebidas alcoólicas. Um possível pensamento por partes dos consumidores de como uma empresa teoricamente preocupada com o meio ambiente, lucra com a venda de cervejas, considerada por muitos como um vício e um grande problema social. Se isso ocorrer devemos nos reposicionar perante o mercado. Ainda não sabemos qual o real valor percebido por nosso cliente em todo esse serviço e produto de ponta a ponta.

Análise do nível de produto e ciclo de vida

O Benefício Central do produto é gelar cerveja e facilitar a compra da mesma. Produto Básico físico é a cervejeira com diamensões 48 cm de largura x 87 cm de altura X 58 cm de profundidade, disponível em 4 cores ( preta,branca, cinza e vermelha ), capacidade para 82 litros, bivolt, painel digital indicador de temperatura e placa de rede PCI Ethernet 10/100/1000 mbps. O produto básico do serviço é facilidade na compra de cerveja. O que entra como produto esperado seria a comodidade do consumidor de com apenas alguns cliques ter sempre cerveja gelada em casa sem ter que passar no mercado, carregar peso e muitas vezes subir as caixas para apartamento. O produto potencial passa a ser a recolha dos vasilhames por parte das cooperativas, excluindo totalmente a obrigação de descarte por parte do consumidor tanto das garrafas retornáveis quanto das descartáveis.

Produto Potencial – Cervejeiras com painéis touch screen com receitas de bebidas e informações com apenas alguns toques. Compartimento de gelo separado para outros tipos de bebidas como refrigerantes, caipirinhas, sucos, etc.  Fidelidade na compra com descontos e clubes de vantagens.

Nosso produto tem lançamento marcado para outubro, portanto está em fase de introdução com desnatamento lento. Apesar do produto físico ( cervejeira ) já ser bem conhecido, esse será diferenciado, mudando todo o conceito de compra de bebidas por aplicativo, tendo um preço mais alto visto que ainda não tem esse modelo de negócio no mercado, dificultando a cópia por concorrentes. Teremos altos investimentos em propagandas, tecnologias, distribuição, ou seja, alguns prejuízos geralmente ocorrem nos lançamentos de produtos / serviços.

Planejamos o crescimento para daqui 6 meses e maturidade em torno de 12 meses. Caso aconteça o declínio do produto físico ( estimativa em 3 anos caso ocorra ) pois acreditamos que o serviço veio para ficar, entraremos na fase de reciclo com os lançamentos novos... talvez geladeiras em tamanhos, maiores, com os painéis touch, gelo separado, conforme já descritos no produto potencial.

Análise do portfólio

Analisando nosso produto e pelo fato de ser um produto muito comum para o consumidor, acredito que o que diferencia do restante do mercado é a parte de serviços e a tecnologia empregada na cervejeira. Por ser voltado para a Classe A e B, se precisarmos trabalhar com produtos e serviços com preços e qualidades mais baixas teremos uma amplitude para baixo. Em discussões internas na empresa poderíamos oferecer isso através de cervejeiras normais, sem conexão wi-fi ou automatizada. Isso faria com que o produto deixasse de ser um IOT. Sinceramente achamos que esse nicho é pequeno e por esse motivo o produto IOT fica sem margem para outras linhas. O que podemos fazer são cervejeiras sem vidros nas portas, de tamanho menor e talvez com sistema wi-fi somente para alteração de temperatura. Podemos passar a oferece cervejeira da consul, considerada uma segunda linha da Brastemp. Não podemos fazer com que os consumidores que compram e gostam do produto deixem de comprá-lo pois agora é oferecido a um público C e D. Também precisaríamos criar uma outra marca.

Em relação a extensão de marca, poderíamos criar uma linha para bar, tais como copos, bolachas para apoiar cervejas na mesa, bags e coolers, abridores e até outras parcerias como cerveja artesanal onde podemos rotular com nosso nome.

Referências bibliográficas

Disponível em : https://loja.consul.com.br/cervejeira-consul-mais-titanium-czd12at/p. Acesso em 02 de Jun. de 2021

Apostila do Módulo

pág.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (210 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com