TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mobilidade e Logística Urbana

Por:   •  9/9/2021  •  Dissertação  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Mobilidade e Logística Urbana

De fato, é necessário destacar que o crescimento do e-commerce e delivery têm transformado as grandes cidades, afetando diretamente na mobilidade urbana.

Principalmente no período de pandemia, grande parte dos negócios físicos anteciparam sua migração ou expansão para o mercado digital, diversas empresas que antes não atuavam com lojas virtuais começaram a investir em serviços online como forma de aumentar os faturamentos e até mesmo manter o funcionamento do negócio.

Com isso, houve um aumento significativo no número de veículos para realização das entregas, principalmente feitas através de motos, o que também resulta em maiores casos de acidentes nos centros urbanos, por não haver investimentos em pavimentação das vias e faixas exclusivas, por exemplo.

Outro ponto importante a ser observado, que aliás é um dos maiores desafios da mobilidade urbana do Brasil é o congestionamento. De acordo com estudo realizado pela revista Exame, as pessoas ficam 69% do tempo a mais em descolamento em horários de picos na capital de São Paulo.

Mesmo tendo o rodízio de placas como recurso para melhorar o trânsito na capital, ainda assim na hora do rush podemos observar o quanto é necessário a conscientização da população em relação às consequências ocasionadas pelo alto índice de veículos emitindo gases poluentes no meio ambiente e o quanto isso pode ser prejudicial no futuro.

Porém, é preciso ressaltar que, a decisão de cada cidadão utilizar seu veículo próprio para locomoção no dia a dia, ao invés de utilizar meios de transporte públicos coletivos é, na maioria das vezes, devido à falta de segurança e conforto.

Embora seja algo pensado de forma individualista, devemos nos questionar e buscar soluções para essas dificuldades na mobilidade urbana, que pode refletir não só em situações negativas de curto prazo como acidentes, até mesmo consequências de longo prazo como o impacto da poluição no meio ambiente, diretamente ligado ao aquecimento global e efeito estufa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com