TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Necessidade do Código de Ética nas Pequenas Empresas e Seus Reflexos Perante a Sociedade

Por:   •  15/10/2020  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil as micro e pequenas empresas constituem a maior parte do mercado. Organizações que são geralmente familiares ou são construídas sem uma base administrativa para melhor gerenciamento, o que as levam a procurar mais ferramentas a baixo custo e de fácil aplicação, o que torna o código de ética uma necessidade para criar uma base de gerenciamento das empresas. As regras de comportamento dentro das empresas são propostas pelo código de ética, em que facilita o processo de decisões, satisfaz e motiva os profissionais e ajuda no reconhecimento dentro da comunidade.

A criação e implantação do código de ética não só visam dar mais atenção ao relacionamento entre empresa e empregado, mas também como guia na melhora de condutas individuais e coletivas dentro e fora da empresa. São necessárias regras internas para evitar comportamentos inadequados, deixando claro que a organização é contra certas condutas (e.g. assédio, discriminação, corrupção, uso de drogas ilicitas) e que caso feitas serão punidas devidamente, mas também mostrar se preocupar com o bem estar do empregado (e.g. segurança no trabalho, saúde psicologica e geral, cuidados com ambiente de trabalho e meio ambiente).

Para o código de ética ter um efeito prático positivo e duradouro é recomendável que os lideres da empresa e seus empregados mantenham comunicação ativa e que deixem claro que as regras existem para o beneficio da empresa e seus empregados, e também para melhorar os relacionamentos e convivência dentro do ambiente de trabalho, conscientizar e influenciar seus empregados a se tornarem detentores de uma conduta ilibada dentro e fora da empresa.

Em conclusão, através de estudos o código é visto como uma ferramenta eficiente tanto para as empresas quanto para a sociedade. A empresa ao influenciar seus empregados a uma conduta correta dentro do ambiente de trabalho, faz com que os mesmos acabem se transformando em uma ferramenta de cidadania para a sociedade. Assim sendo, influenciando outras pessoas fora do ambiente empresarial as boas práticas a que os influenciaram anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (26.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com