TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA CIENTÍFICA E A TECNOLOGIA

Por:   •  17/11/2019  •  Artigo  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

PESQUISA CIENTÍFICA E A TECNOLOGIA

Érika dos Santos Espósito Eler, Rafael Ferreira Santos, Renan da Silva ¹

Bruna Israel²

        

RESUMO

A Pesquisa Científica e a Tecnologia, vem tratar com relação ao momento atual da sociedade, expondo a evolução da tecnologia em paralelo com a necessidade de se buscar o conhecimento teórico científico e fazer com que essa evolução esteja alinhada e fundamentada em uma pesquisa científica, com propósito de continuar a contribuir no desenvolvimento futuro da tecnologia. Vários são os métodos de se realizar uma pesquisa científica, seja qual for a área a ser pesquisada e o alcance do sucesso se dá por meio de uma junção de conhecimentos práticos e teóricos.

Palavras-chave: Pesquisa científica; Tecnologia; Métodos.

1. INTRODUÇÃO

A sociedade atual vive em constante mudança, diversas tecnologias surgem a todo tempo. A busca pelo saber auxilia e amplia a compreensão do mundo e suas necessidades, o resultado desses constantes avanços são as novas descobertas.

A pesquisa tem papel fundamental no processo de ascensão e conquistas, analisando as gerações, muito se foi descoberto e inventado através do conhecimento científico como por exemplo a evolução tecnológica que acontece por meio experiências práticas e vivenciada no ambiente de trabalho, torna-se um grande desafio alinhar todo o conhecimento existente à pesquisa científica, promovendo uma interação entre o desempenho prático com os padrões sistemáticos de implementação e validação teórica, construindo assim um processo de pesquisa científica, pois é a partir das experiências práticas unidas ao trabalho de pesquisa que novas descobertas surgem e evoluem.

O trabalho a seguir abordará o despertar pelo saber na geração tecnológica alinhados com a pesquisa científica, e o valor da pesquisa científica para a contínua evolução da tecnologia e inovação e ainda os métodos de pesquisas científica disponíveis.

2. O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O AVANÇO DA TECNOLOGIA

Com os constantes avanços alcançados através da inovação e da tecnologia, a geração atual experimenta um mundo em constante evolução engajado no compromisso de gerar melhorias e promover a competitividade entre as organizações. Todo esse movimento tem permitido e despertado a busca pelo conhecimento através da pesquisa científica, fazendo com que ela se torne cada vez mais parte do dia-a-dia da sociedade. Adquirir novos conhecimentos que agregue valor profissional e contribua para o progresso de novas tecnologias, com foco na inovação, na ecologia e cuidado com o meio ambiente, se tornou um fator primordial para geração atual, favorecendo a sociedade de modo geral.

“[...]A procura pelo saber se dirige a solução das questões mais imediatas que nos cercam em nosso presente e até mesmo as definições que favoreçam o futuro, com maior qualidade de vida e vantagens reais, dirigidas a um número cada vez maior de pessoas e suas relações” (VIANELLO; Luciana Peixoto, 2007, pag.6).

Assim a sociedade experimenta um mundo globalizado e conectado o todo tempo, diferentemente da geração passada, um exemplo simples e claro, foi a evolução alcançada pela tecnologia de computadores, que num espaço curto de tempo, ele foi perdendo lugar para pequenos  dispositivos como, smartphones, tablets , aplicativos bancários que proporciona conforto, agilidade no controle financeiro.

Percebe-se uma grande mudança na sociedade dos tempos atuais para os anos de 1980 a 1990, o interesse e busca pelo saber vem crescendo a cada dia mais e isso é resultado de todo um processo de estudos e pesquisas científicas que através da tecnologia aproximou o ser humano da comunicação sem fronteiras abrindo caminho para o aumento de pessoas que buscam conhecer, saber, pesquisar tanto para o desenvolvimento pessoalmente, quanto para o profissional.

Segundo Pinheiro (2010), a tecnologia é tão antiga quanto a humanidade e encontra-se em evolução permanente. Ela representa a concretização dos conhecimentos científicos adquiridos em prol da satisfação das necessidades do homem. A partir da ciência moderna foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos para resolver diversos problemas que afetam a sociedade. O homem passou a resolver problemas técnicos de uma forma mais generalizada, trocando opiniões, informações e ideias e não mais tentando resolver problemas de forma isolada. Com isso a cultura da pesquisa científica foi se disseminando na sociedade. Hoje muitas das inovações e descobertas são frutos de pesquisa científica.

Para Flick (2009), A mudança social acelerada e a consequente diversificação das esferas da vida fazem com que cada vez mais, os pesquisadores sociais enfrentem novos contextos e perspectivas sociais. Trata-se de situações tão novas para eles que suas metodologias dedutivas tradicionais agora fracassam devido a diferenciação dos objetos. Desta forma obriga a utilizar-se das estratégias indutivas. Porém estes conceitos são essencialmente influenciados por um conhecimento teórico anterior.

3. A PESQUISA CIENTÍFICA

         Não existe pesquisa sem conhecimento, o saber é algo intrínseco no ser humano, este conhecimento revela-se tanto a partir de um estudo superficial ou até mesmo de uma interpretação particular de um problema. Através de uma vivência real ele coloca em prática conhecimentos adquiridos de várias formas, dentre elas orientação informal e experimentos práticos.

Com a evolução da sociedade, o homem busca a cada dia aprender e aprimorar suas técnicas no ambiente de trabalho, ou até mesmo em suas casas. Essas técnicas geram um conhecimento da atividade em que é realizada, permitindo com que se crie um perfil de um profissional, que é pesquisador, curioso, que enxerga um problema, ou uma necessidade em sua volta e usa de seu conhecimento, para uma melhoria contínua ou uma resolução de um problema.

Na atualidade, a noção de pesquisa científica está estreitamente ligada com a noção de desenvolvimento, ficando difícil discernir o limite entre a pesquisa e o desenvolvimento. Assim, pode-se dizer que pesquisa e desenvolvimento abrangem um conjunto de procedimentos de investigação, a partir das análises teóricas em todos os campos da ciência e tecnologia. A pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico normalmente se referem a atividades de longo prazo ou com visão de “futuro”, relacionadas a ciência ou tecnologia, usando as técnicas do método científico sem que haja resultados pré-determinados, mas com previsão de obtenção de algum benefício para a sociedade. (PINHEIRO, 2010, p.5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com