TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  5/5/2015  •  Seminário  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa dar ênfase no estudo da Psicologia Organizacional, focando conceitos e a sua definição dentro da organização. Destaca o comportamento do indivíduo em determinadas situações na organização. Contêm também os conceitos e aplicações de estresse, motivação, liderança, poder, conflito, cultura organizacional e clima organizacional.


  1. DESENVOLVIMENTO

 O comportamento organizacional caracteriza-se nas ações, no comportamento dos indivíduos no ambiente de uma empresa. Visando sempre trazer maior entendimento. Afim de solucionar problemas indesejáveis. Sendo assim pode-se aumentar a satisfação do indivíduo e seu desempenho, evitando faltar, cumprir sempre com seu dever, melhorar a produtividade e o gerenciamento, bem como aumentar a cidadania organizacional. É sempre bom aproveitar funcionários para novos cargos, não deixando de proporcionar novas vagas, criando uma harmonia entre si. Com isso, torna-se essencial aprofundar-se no estudo do indivíduo e o grupo ao qual acha-se inserido definindo os conceitos sobre motivação, estresse, liderança, poder, conflito, cultura organizacional e clima organizacional da empresa.

  • ESTRESSE

 Estresse: “é o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e  outras capazes de perturbar a homeostase, em outras palavras, o equilíbrio.” (Dicionário Aurélio)

 Podemos considerar o estresse como uma ocorrência física/psicológica que faz o indivíduo ficar descontrolado, tendo que lutar e adaptar-se, em seguida superar. Podemos destacar três fatores causadores do estresse no trabalho.

 Primeiro: Ambiental. Que quer dizer sobre o ambiente em que se acha inserida a organização.

 Segundo: Organizacional. Que relaciona-se a má qualidade nas relações interpessoais, sobrecarga de trabalho, a incerteza sobre o futuro da organização... etc.

 Terceiro: Individual: Quando o indivíduo está com algum problema, pode levar a ter sintomas físicos, psicológicos ou comportamentais.

 Isso que influência o estresse no trabalho. Mas, como vários outros problemas, tem solução. Administrar o estresse é fácil, uma boa alimentação, exercícios físicos e de relaxamento, um bom ambiente de trabalho, saber administrar o tempo, entre várias outras coisas.

 Os Gestores da empresa podem controlar facilmente o estresse de seus funcionários, colocando em prática estabelecimento de objetivos e metas, opiniões de funcionários nas decisões da organização, etc.

  • MOTIVAÇÃO

 A motivação pode ser influenciada por uma causa, uma decisão, uma meta a ser alcançada, sempre proporcionando ao indivíduo motivos para dá finalidade ao seu trabalho, as vezes nem sendo satisfeita, mas compensada.

 Sendo que o bom mesmo é gostar daquilo que se faz, não sentir obrigação em trabalhar, mas sim, prazer.

  • LIDERANÇA

 Há diversas várias formas de se ver a liderança, porém, nas empresas ela pode ser vista tanto nas relações informais, como nas relações formais entre os participantes. Independente da forma que se analisa a liderança o certo é que o líder tem a habilidade de conduzir as outras pessoas de forma natural.

 Um líder tem que ser visto de modo eficaz como aquele que tem habilidades de resolver qualquer contratempo, que tem habilidades técnicas, capacidade de pensar e agir, que seja responsável. Mas, principalmente que tenha técnicas de conduzir a organização na mais perfeita ordem, com objetivos e metas.

  • PODER

 Poder pode ser enxergado como aquele que tem direito de tomar decisões, agir e mandar, ou seja, aquele que tem total permissão de interferir no comportamento de outra pessoa na organização.

 Para Max Weber (1991, p 33), assim segue a definição de poder: “poder significa toda probabilidade de impor a vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.”

 Sendo que o poder pode ser exercido de duas maneiras: formal, que é quando o poder ocorre conforme a posição ocupada na estrutura organizacional ou pessoal. O poder formal pode ser a base de medo, de recompensa (benefícios). O poder pessoal pode ser de talento, quando há conhecimento, habilidade específica. De uma pessoa que há identificação de traços pessoais desejáveis.

  • CONFLITO

 Conflito sempre esteve presente desde o início da humanidade, levando em consideração fonte de idéias novas, podendo levar a discussões abertas entre um grupo. Considerando necessário para chegar a uma conclusão. Sendo o conflito positivo ou negativo. Quando positivo permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores, sendo necessário caso não queira entrar num processo de paralisação da empresa. A maneira com que lidamos com eles é que pode gerar algumas reações. Sejam eles positivos ou negativos, os conflitos podem ser considerados úteis para o desempenho na vida das pessoas. Nenhuma organização está livre de conflitos. Por isso é sempre bom saber como administrá-lo para não haver constrangimentos na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com