TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PUBLICIDADE INFANTIL COMO ALVO DE CRÍTICAS

Por:   •  27/10/2016  •  Monografia  •  5.422 Palavras (22 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 22

PUBLICIDADE E PROPAGANDA COM ÊNFASE EM MARKETING

MONOGRAFIA

A PUBLICIDADE INFANTIL COMO ALVO DE CRÍTICAS

CAMPINAS

2015

Índice

Introdução...........................................................................................................4

Objetivos.............................................................................................................6

Hipóteses da pesquisa.......................................................................................7

Metodologia........................................................................................................8

Referencial Teórico.............................................................................................9

• Base Teórica; Definição de gênero no plano social e linguístico...........10

O Desenvolvimento Social da Criança .............................................................11

Como a Publicidade é Entendida ......................................................................13

• Técnicas de Ações Publicitárias............................................................ 14

A Publicidade Infantil como Alvo de Críticas ....................................................17

• Críticas Negativas ..................................................................................17

• Críticas Positivas ....................................................................................20

CONAR – Restrições adicionadas para a Publicidade Infantil......................... 23

Análise das Campanhas....................................................................................25

Conclusão......................................................................................................... 30

1. Introdução

A Publicidade tem sofrido, ao longo dos tempos, repressão gradativa, ocasionado pela forma de apresentação de produtos/serviços dirigido ao público infantil.

É por esta necessidade de estratégias personalizadas que a publicidade infantil vem se desenvolvendo e consequente chamando atenção pela sua forma de abordagem e forte influência no processo de escolha da criança.

A Publicidade infantil, em conjunto com a Propaganda e o Marketing são conjuntos de ações mercadológicas voltadas para produtos ou serviços infantis. Estas ações não se restringem apenas a produtos infantis, mas a todo produto que possa ser adquirido pela criança ou sofra, de certa forma, influência da criança para adquiri-lo, conforme o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Apesar de a criança ser financeiramente dependente de seus responsáveis, ela pode assumir diferentes papeis de compra no mercado, como consumidora, influenciadora ou até decisora da compra.

No ano de 2003, 80% dos pais reconheceram sofrer a influencia dos filhos na hora da compra, em especial para alimentos, totalizando 92% de influência, 86% em brinquedos e 57% em roupas, afirma pesquisa do Ibope 2003.

O Marketing infantil, por sua vez, trabalha no desenvolvimento de produtos e serviços que estimulem o interesse das crianças. Para isso, é necessário conhecer bem o nicho a ser trabalhado, como hábitos desenvolvidos, onde vivem, qual a sua rotina, do que gostam, qual seu papel perante a compra, entre outros.

Em 2014, o mercado de Publicidade movimentou cerca de 120 bilhões de reais, de acordo com o Ibope Mídia. A TV é a principal mídia utilizada para divulgação da Publicidade, representando 70% do total do investimento. Tendo em vista que uma criança brasileira passa em média 5h22m11s por dia assistindo televisão, conforme informações do Ibope 2012, pode-se imaginar o impacto que a Publicidade tem em uma criança.

Para evitar abusos nas ações desenvolvidas, as atividades de Publicidade são fortemente regulamentadas no Brasil, de acordo com as normas da ANVISA, o Código de Ética da Publicidade e o CONAR.

Mesmo com ações de Publicidade sendo cuidadosamente lançada ao público infantil, dentro das normas e padrões exigidos pela CONAR, ainda sim, a publicidade infantil tem sido alvo de demasiadas críticas nos últimos anos.

Em março p.p., o Conar decidiu restringir um pouco mais as normas para a Publicidade. Esta mudança gerou polêmica entre os anunciantes.

De acordo com a reportagem publicada na Revista Carta Capital, em dezembro de 2014, a empresa Maurício de Sousa Produções (MSP), previu desordem econômica se restrições sobre a publicidade infantil fossem impostas.

Uma pesquisa solicitada pela MSP previu desastre para a economia e questiona a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que entende a Publicidade Infantil como abusiva. De acordo com a pesquisa, a produção destinada ao público infantil gera 51,4 bilhões de reais em produção na economia nacional, 1,17 bilhão em empregos e mais de 10 bilhões em tributos. De acordo com a pesquisa, as mudanças propostas pelo Conanda em prática, a qual proíbe o uso de linguagem infantil, personagens e ambientes que lembram a infância, as perdas seriam de 33,3 bilhões em produção, aproximadamente 728.000,00 empregos e 6,4 bilhões em salários.

A Publicidade, assim como as demais profissões, é passível de críticas, porém, buscaremos compreender o motivo de demasiadas críticas negativas voltadas para a Publicidade Infantil e, identificar a possibilidade de esta profissão estar sendo alvo e preconceitos e pré-julgamento.

2. Objetivos

Geral:

O objetivo desta monografia é estudar os efeitos da Publicidade Infantil em uma criança, entender os mecanismos utilizados para estimular o interesse do público em questão e identificar o motivo que tem feito a Publicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (270.4 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com