TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Psicográfica

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa Psicográfica

Aluno: Gabriel Fernandes Silva Matrícula 232515

Hoje um grande desafio da comunicação é definir corretamente o público alvo do seu produto e comunicá-lo de maneira eficaz, a fim de alavancar as vendas ou qualquer que seja o objetivo da empresa. Para superar esse desafio, a segmentação psicográfica é um dos primeiros pontos a serem analisados.

Na segmentação psicográfica os compradores possuem perfis diferentes com base em várias variáveis, focadas no estudo do comportamento social de um grupo: estilo de vida, suas personalidades e seus valores. Estamos falando de hábitos, interesses, atividades, opiniões e características socioeconômicas.

Além de determinar quem compra o produto é preciso também descobrir o que faz com que as pessoas comprem. Precisamos descobrir o máximo de informações psicográficas possíveis, como os gastos, a consciência da marca, o que influencia o comportamento de compra, os tipos de promoção que os chama mais atenção, como eles fazem para comprar o produto e o que os encoraja mais a comprar.

Resumindo, podemos separar os segmentos em duas partes: nas características dos consumidores independentemente do produto e na identificação feita por meio de respostas do consumidor diante do produto. Na primeira temos as variáveis geográficas, demográficas e psicográficas. Na segunda é onde entra a parte dos benefícios procurados, ocasiões de uso e lealdade à marca.

Importante: muitos consideram perfis demográficos como o suficiente, mas vale lembrar que um mesmo grupo demográfico pode ter inúmeros perfis psicográficos diferentes. As percepções sobre os benefícios ou valores do seu produto podem ser motivadas por diversas razões. Podemos dizer então que a segmentação psicográfica é uma "peneira" a mais para descobrir o verdadeiro comprador do seu produto.

Quanto às variáveis geográficas, demográficas e socioeconômicas, são mais comuns e podem ser encontradas com mais facilidade em pesquisas secundárias, mas na segmentação por padrões de consumo, por benefícios procurados, personalidade e comportamento é necessário aprofundar e fazer pesquisas primárias. É aqui que a pesquisa psicográfica entra.

Para obter esses dados, podemos realizar uma Pesquisa Qualitativa, seja por questionários, observações ou testes. Uma das melhoras opções para uma pesquisa psicográfica são reuniões onde agrupam vários grupos do público-alvo em salas, assim promovem discussões a fim de obter o maior número de opiniões e respostas de cada um dos grupos a respeito do produto. No fim temos um relatório com todas as informações confrontadas.

Com a análise dessas informações, temos respostas que são fundamentais para os esforços de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com