TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática do Marketing Institucional nas Empresas.

Por:   •  25/3/2016  •  Dissertação  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 2

A Prática do Marketing Institucional nas Empresas.

O marketing convencional tem a seguinte definição: Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.

O marketing institucional ao contrario do marketing convencional, não tem o objetivo primário de vender produtos ou serviços, e sim realizar a manutenção e consolidação da imagem da empresa na cabeça do consumidor, que no futuro influenciará na compra ou não do produto ou serviço.

Entre as ferramentas do marketing institucional estão o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico. Todos têm como objetivo de reforçar a imagem da empresa como uma instituição preocupada com a sociedade, seus colaboradores e seus consumidores.

O marketing institucional é uma ferramenta cada vez mais utilizada, visto que a preocupação social é cobrada mais a cada dia pelos próprios consumidores ou instituições, como é o caso de empresas que lidam com recursos naturais, por exemplo, Petrobras e Vale. Aliás, as empresas que atuam neste mercado são as que mais fazem uso do Marketing Institucional, como a Petrobras citada acima, que possui diversos projetos que lhe concedem uma imagem de empresa socialmente preocupada. Outro exemplo que também pode ser dado é a falta de um marketing institucional, caso da BP em 2010, que após um vazamento de óleo do no mar, teve sua imagem manchada, oque refletiu no valor das ações da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com