TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA CRÍTICA DO FILME JOGADA DE GÊNIO

Por:   •  20/5/2019  •  Resenha  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  1.932 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA DO FILME JOGADA DE GÊNIO

1 REFERÊNCIA:

FLASH OF GENIUS. Direção: Marc Abraham. Produção: Universal E Spyglass. Intérpretes: Greg Kinnear; Lauren Graham; Dermont Mulroney; Jake Abel; Tim Kellcher Alan e outros. Roteiro: Marc Abraham; Scott Frank e Phillip Railsba. Estados Unidos; Universal e Spyglass, 2008. 1 DVD (119 min). Color. Baseado no artigo Flash Of Genius De Jean Seabrooks.

2 INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR DA OBRA: 

Marc Abraham, produtor e diretor americano, formado pela Universidade de Virginia e ex-presidente da produtora Strike Entertainment. Começou a sua carreira como redator para Young & Rubicam em Nova York, depois passou a ser escritor e trabalhou como jornalista esportivo para vários jornais de revistas. Sua primeira obra com filme foi um documentário, Playing to Win, um olhar no sistema esportivo Cubano. Em 2008 criou o filme “Flash of Genius (Jogada de Gênio)” que foi um marco para a sua estréia como diretor cinematográfico no cenário norte-americano, vindo a fazer desde então varias obras onde a sua ultima foi em 2015, o filme “I Saw the Light (Eu Vi a Luz)”.

3 RESUMO DA OBRA:

O filme Jogada de Gênio foi baseado em fatos reais na década de 60, que conta a história de um professor universitário e engenheiro chamado Robert Kearns ou Bob Kearns, era casado e tinha seis filhos e moravam em Detroit. Nas horas vagas, Bob era inventor, e em uma de suas invenções, criou um limpador de para-brisa intermitente, que para aquela época era inédito e de muita importância para os motoristas. A idéia surgiu em um dia de chuva, quando Bob passeava de automóvel com a sua família, que percebeu a ineficácia dos limpadores de para-brisa usados naquela época manualmente para desligar e ligar. Com a ajuda de sua família passou a trabalhar na invenção arduamente, vindo a finalizar sua invenção, Bob resolve patentear em sociedade com o amigo de infância Dermot Mulroney diretor da Previck Automotive.

Bob sem condições para financiar sua invenção e sabendo que varias empresas vinham tentando produzir o limpador intermitente há muitos anos, mas não conseguiam, ele e seu sócio decidiram, então, apresentar a empresa automobilística Ford, no qual o diretor de produção fica impressionado com invento e decide aceitar a proposta e logo depois foi marcada uma reunião para fechar um acordo, que seria uma farsa para roubar o seu equipamento. Semanas depois foi informado pelo seu sócio que não tinham mais interesse no contrato, em seguida viu os carros da empresa Ford com o seu limpador intermitente que logo depois outras empresas automobilísticas passaram a usá-lo.

O inventor então resolve buscar seus direitos através de uma ação contra a empresa Ford, ate então a empresa não temiam processos desse tipo, fazendo com que seu sócio e amigos intimidados, tentaram fazer com que ele desistisse, mas Bob seguiu em frente com o processo, e com varias dificuldades se desestruturou emocionalmente. Passado vários anos o professor conseguiu com que o processo fosse a júri popular, onde ele mesmo fez sua defesa e a empresa Ford foi condenada a indenizá-lo no valor de trinta milhões de dólares.

4 POSICIONAMENTO CRÍTICO:

O filme deixa claro identificar temas que a sociedade convive diariamente, que é a Ética e Justiça. Abordam em cima desses temas assuntos como os direitos e a importância de patentear invenções e a conduta antiética por parte de uma empresa e seus colaboradores. Mostra que a falta de ética de uma pessoa ou até mesmo empresa que é o caso do filme, causa um caos enorme na vida de outra, assim foi a vida do inventor que foi transformada perante a falta desta pela Ford, que a qualquer custo tentou se beneficiar de forma injusta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com