TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segmentação De Mercados Alvos Da Marca Rolex

Por:   •  5/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 5

Segmentação de mercados alvos da marca Rolex

Introdução - Marca Rolex

Rolex S.A. é uma empresa suíça fabricante de relógios de pulso de luxo, fundada em Londres no ano de 1905 sob o nome de Wilsdorf & Davis pelo relojoeiro alemão Hans Wilsdorf e Alfred Davis. Fabrica anualmente cerca de 2 milhões de relógios e tem sede em Genebra. É detida pela Fundação Hans Wilsdorf, também detentora da Tudor, sendo amplamente conhecida como a maior marca de relógios do mundo. Tem o estatuto de non-profit.

É amplamente considerada um símbolo de status social, tendo sido avaliada como uma das 100 marcas mais valiosas do mundo em 2007. A história da Rolex está intimamente associada ao espírito visionário de seu fundador, Hans Wilsdorf. Em 1905, aos 24 anos, Hans Wilsdorf fundou em Londres uma empresa especializada na distribuição de relógios. Wilsdorf já vislumbrava as vantagens de usar um relógio no pulso. Mesmo sabendo que a precisão desses relógios precisava ser melhorada, Hans Wilsdorf tinha certeza de que poderiam se tornar não apenas elegantes, como também confiáveis.

Para convencer o público de que seus inovadores relógios eram dignos da mais alta confiança, equipou-os com mecanismos extremamente pequenos e precisos, produzidos por uma relojoaria sediada em Bienne, na Suíça.

Uma marca centenária, sinônimo de tradição e qualidade, ainda é altamente bem respeitada pelo mercado e seus consumidores. Segundo dados do relatório anual da Morgan Stanley e da consultoria suíça Lux Consult, em 2022 a Rolex vendeu mais de 1 milhão de unidades, gerando um faturamento de 8,5 bilhões de dólares, aumentando sua fatia dentro do mercado de relógio para 29%.

Posicionamento estratégico

O objetivo da Rolex é alcançar uma qualidade absoluta e inigualável. A Rolex é impulsionada por uma abordagem altamente inovadora e original à relojoaria.

A missão e a proposta da marca é: inventar, conceber, projetar, fabricar, montar e testar a qualidade, o mais alto nível de relógios de luxo de qualidade, de uma maneira, e em um grau e extensão, que ninguém mais faz, pode ou faria.

O produtor de relógios de luxo com sede em Genebra até funde seus próprios metais porque deseja 100% de controle e percepção de todos os aspectos concebíveis das etapas da relojoaria.

Dessa forma, no que diz respeito ao posicionamento da marca perante ao mercado, podemos dizer que a mesma atua e se posiciona como uma marca de luxo que preza pelo status e qualidade de seus produtos, mantendo sua essência tradicionalista e clássica.

Bem como isso, os relógios tornaram-se símbolos de status dos ricos e famosos, bem como o indivíduo carreira de espírito em ascensão. Embora um símbolo de sucesso, Rolex ganhou sua forte reputação por meio de inovações em design e função ao longo de muitas décadas.

4. Positioning Statement

Para homens e mulheres de alta renda, bem sucedidos, que prezam pela qualidade, status e exclusividade, existe os relógios da marca Rolex.

5. Concorrência

6. Segmentação da marca Rolex no mercado

A Rolex tem uma segmentação de mercado muito bem definida, atendendo a um público-alvo específico que busca produtos de alta qualidade e principalmente exclusividade.

De acordo com o modelo de comportamento do consumidor de SOLOMON R.M em seu livro Comportamento do consumidor. pag.6 a segmentação da Rolex é baseada em fatores demográficos, psicográficos e comportamentais (como o de qualquer marca). A Rolex atende a consumidores que têm o desejo por produtos de alta qualidade e muitas vezes únicos, e isso é refletido nos preços dos produtos, na matéria prima dos relógios (muitos modelos possuem diamantes, ouro branco, ouro, e outros metais preciosos) e também em sua divulgação.

A segmentação demográfica da Rolex se concentra em consumidores com idades acima de 35 anos e com alto poder aquisitivo. A marca atende a consumidores que estão no auge de suas carreiras e que desejam produtos de qualidade superior que reflitam seu sucesso. Esses consumidores são atraídos pelo ideal de estarem em um grupo seleto de pessoas que possuem um relógio Rolex. Segundo dados do relatório da Fédération de l'industrie Horlogère Suisse, o crescimento e maturidade do faturamento da marca Rolex se dá pela grande exportação para 3 países: China, Hong Kong e Singapura que totalizam 31,1% das exportações de relógios suíços.

Não por acaso, segundo o Fundo Monetário Internacional, China e Singapura estão entre os países mais ricos do mundo. O que reforça ainda mais a segmentação de público alvo da marca.

A segmentação psicográfica da Rolex é em consumidores que buscam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com