TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Marketing

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

DAYANE APARECIDA FERREIRA RA 1702275

PETERSON AUGUSTO DE FREITAS RA 1719641

PIM III:

Tecnologia em Marketing

CAMPINAS

2017


RESUMO

Os aspectos financeiros são totalmente relevantes quando falamos em balanço patrimonial, assim conseguimos identificar quais as ações e deveres a serem tomados dentro de uma empresa de grande porte, podendo assim acompanhar seus lucros e prejuízos.

Estudando afundo as linhas de produtos da Natura é possível observar a grande variedade de publico que é conquistada devido a diversidade de preços, praça e promoção, atraindo assim uma faixa etária diversificada, entre homens, mulheres, jovens e até crianças.

A venda direta além de trazer satisfação para o cliente na comodidade da compra com uma consultora exclusiva, traz o benefício às pessoas que querem ter uma renda extra, já que e este modelo de trabalho não gera um vínculo empregatício direto.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 SOBRE A EMPRESA NATURA        5

3 DESENVOLVIMENTO        6

3.1 Contabilidade        6

3.2 Fundamentos de Marketing        7

3.2.1 Produto        7

3.2.2 Níveis de produto        8

3.2.3 Ciclo de vida do produto        8

3.2.4 Matriz BCG        9

3.2.5 Relação produto x meio ambiente        10

3.2.6 Preço        10

3.2.7 Praça        11

3.2.8 Promoção        11

3.2.9 Estatística aplicada        11

4 CONCLUSÃO        14

5 REFERÊNCIAS        15

 



1 INTRODUÇÃO

O conceito do trabalho foi baseado nas informações sócio econômicas da empresa Natura Cosméticos no qual dividimos em três etapas sobre o desempenho financeiro, linhas de produtos e estatísticas de mercado.

Esses aspectros são de suma importância não só para a Natura, mais qualquer porte de empresa na qual pode se identificar os lucros, prejuízos, estudo do portfólio de produtos e dados estatísticos, identificando assim os gargalos e otimizando os processos das áreas responsáveis.

Foram desenvolvidos índices de desempenhos, especificando as linhas de produtos e posto em destaque as estatísticas de determinadas áreas, agregando amplo conhecimento das matérias estudas.


2 SOBRE A EMPRESA NATURA

A Natura nasceu no ano de 1969 no interior de São Paulo, seu principal fundador foi Antônio Luiz Seabra, no qual iniciou com uma pequena fábrica e loja. Em 1974 resolveu adotar o modelo de venda direta.

O foco da venda direta tem como objetivo conquistar o publico pela qualidade dos produtos vendidos, comodidade ao cliente e fonte de renda indireta aos revendedores.

Hoje com sede em Cajamar (SP) possui um amplo espaço com quatro fabricas, setor logístico, espaço de armazenagem e centro de pesquisa. Além do Brasil está presente na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de diversos outros países indiretamente.

O ramo de cosméticos tem crescido e apesar dos grandes concorrentes como Avon, O Boticário, Mary Kay, entre outros, a Natura se mantem forte no mercado e é considerada líder de vendas.


3 DESENVOLVIMENTO

3.1 Contabilidade

Analisando o desempenho econômico-financeiro da empresa Natura, no que se refere a balanço patrimonial temos de inicio o ativo circulante, ativo não circulante, ativo permanente e o ativo total. Onde neste aspecto contamos com as disponibilidades que a empresa deve assumir clientes, estoques, tributos a recuperar, impostos a recuperar, contas a receber, dentre outros que se referem a balanço patrimonial ativo. Já nos passivos circulantes temos empréstimos e financiamentos, fornecedores, salários e obrigações tributárias dentre outras obrigações.

 A partir desta análise é possível obter a liquidez corrente, que é a razão do ativo circulante pelo passivo circulante, também a liquidez seca, imediata e geral e o resultado destes cálculos nos indica a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações financeiras.

Obtendo os dados dos demonstrativos financeiros da Natura do ultimo exercício social de 2015-2016, segue seguinte tabela:

Tabela 1. Índices de liquidez da Natura Cosméticos

S.A dos anos 2015, e 2016.

Índices

2016

2015

Liquidez corrente

1,14

1,31

Liquidez seca

1,18

1,08

Liquidez imediata

0,7

0,3

Liquidez geral

1,3

1,1

Com base nos índices calculados referentes aos anos de 2015 e 2016 a Natura cumpre com suas obrigações financeiras, tendo assim capital disponível para uma possível liquidação das mesmas. Observa-se também o crescimento de sua competência econômica no período.

3.2 Fundamentos de Marketing

3.2.1 Produto

Os produtos Natura são considerados não duráveis, pois trata-se de um bem tangível, já que toda sua linha tem como finalidade o uso de higiene pessoal como pele, olhos, boca e perfumaria, no qual fazemos uso frequente no nosso dia-a-dia. Abaixo temos as linhas de produtos Natura que se destacam no mercado:

Chronos - Atua no combate de estereótipos e aos padrões de beleza, é a única linha anti-sinais com ativos de última geração e ingredientes de origem vegetal, esta linha foi desenvolvida para mulheres acima de 30 anos.

Mamãe bebê – Essa linha tem todo o cuidado desde a gestação até os primeiros meses vida do bebe. Todos os produtos foram desenvolvidos para todo cuidado e proteção estendendo também as gestantes.

Natura Una - Desenvolvido especialmente para boca, olhos e corpo valorizando a diversidade de raças e estilos, a linha mais completa para pele, olhos e boca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (268 Kb)   docx (175.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com