TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Marketing

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.730 Palavras (15 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 15


UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

PETERSON AUGUSTO DE FREITAS

PIM V:

Tecnologia em Marketing

CAMPINAS

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

PETERSON AUGUSTO DE FREITAS RA 1719641

PIM V:

Tecnologia em Marketing

CAMPINAS

2018

RESUMO

Este é um trabalho realizado na empresa Natura Cosméticos S.A no ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, que atua não só no Brasil, mas também no exterior. A pesquisa foi realizada através do relatório anual com busca no site da empresa e publicações em sites de noticias.
Venho por meio deste relatório abordar o funcionamento da empresa Natura Cosméticos S.A, nos setores de avaliação, do comportamento do consumidor,  matemática Financeira e Gerenciamento de produtos, serviços e marcas.
Abordarei as disciplinas estudadas durante o semestre aplicado na empresa Natura S>A.
Palavras-chave: Consumidor, Serviços e Financeiro.

ABSTRACT

This is a work carried out in the company Natura Cosméticos S.A in the branch of personal hygiene, perfumery and cosmetics, that acts not only in Brazil, but also abroad. The survey was conducted through the annual report with search on the company's website and publications on news sites. I hereby report on the operation of the company Natura Cosméticos S.A in the sectors of evaluation, consumer behavior, financial mathematics and product, service and brand management. I will cover the subjects studied during the semester applied in the company Natura S> A. Keywords: Consumer, Services and Financial.

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO 4
    2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 5

2.1 Fatores culturais e sociais 5
2.2 Fatores psicológicos que levam o consumidor a comprar o produto ou serviço 5 e 6
2.3 Grupos de referencia 6
2.4 Influencias situacionais 7
2.5 Características Gerais ( idade, fase da vida ) 7
3.0 MATEMÁTICA FINANCEIRA  8
3.1 A Contabilidade da organização 8 e 9
3.2 Juros simples 9
3.3 Juros composto 10

3.4 Sistema de Amortização 10,11 e 12
3.5
A Administração de recursos humanos 12

3.6 A Administração de controle de materiais 13 e 14

3.7 Pesquisa de Marketing 14

4.0 GERENCIAMENTO DE PRODUTOS SERVIÇOS E MARCAS 14 e 15

4.1 Brand Equity 15

4.2 Métodos e estratégias para desenvolvimento de novos produtos já utilizados pela empresa 15 e 16

4.3 Estratégias de Marketing utilizadas pela empresa nas diferentes fases do ciclo de vida dos produtos 16

CONCLUSAO 17

BIBLIOGRAFIA 17


1. INTRODUÇÃO

Escolhi a  empresa Natura pois ela proporciona, a  elaboração  do PIM V, que abrange as disciplinas em três partes: na primeira- Comportamento do Consumidor; na segunda- Matemática Financeira na terceira- Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas. 
Comportamento do Consumidor : Define-se como o processo por meio do qual grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
A Matemática Financeira mostra o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a sinalizar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de bens de capital e investimentos financeiros.
Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas, ela discute o gerenciamento desses três elementos de empresas orientadas pelo Marketing, e contribui na tomada de decisões do mix de produtos, serviços e posicionamento da marca no mercado.

.

2-COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

 Dados e perfil de quem compra ou utiliza o produto / serviço: 
Alguns conceituam comportamento do consumidor como uma atividade mental e física exercida pelos consumidores ou por empresas, que resultam em decisão e ação para compra, pagamento e uso de produtos e serviços. Nesse formato de contexto, confundem-se muito os termos  consumidor e Cliente é uma pessoa ou organização que tem um papel na consumação de uma transação com o vendedor ou entidade. Um cliente pode agir como um comprador pessoal ou profissional ( para uma empresa).  Autores costumam utilizar o termo cliente para os compradores profissionais (empresas), já o termo consumidor é usado para os compradores particulares (consumo pessoal).  No dia a dia, não existem diferenças entre os dois termos e eles podem ser usados indistintamente, tanto para o mercado de consumo pessoal, como para o mercado de consumo organizacional ou empresarial.

2.1 Fatores culturais e sociais

Todo processo que envolve a compra consiste em; identificação da necessidade, levantamento de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. Esse processo é influenciado pelos fatores internos e externos. O que influência internamente são:

Fatores psicológicos como motivação, aprendizagem, percepção, atitude e personalidade. As influências externas se compõem dos seguintes fatores: família, grupos de referências, cultura e classe social.

Os fatores intervenientes podem ser pessoais ou psicológicos. O planejamento das ações mercadológicas deve considerar sobremaneira o comportamento do consumidor e principalmente os fatores culturais em cada região.

2.2 Fatores psicológicos que levam o consumidor a comprar o produto ou serviço:

Maior parte dos fatores que influenciam o comportamento do cliente são pensados e executados  pelos profissionais de marketing e envolvem diretamente ações no composto de marketing. Um exemplo, temos no:
-Produto: As  embalagens atraentes ou mudanças nas embalagens para causar novas percepções, aumento de novos serviços, incrementos tecnológicos ao produto.
-Preço: As liquidações, promoções e descontos, preços iscas (produtos com preços baixos colocados na frente das lojas), preços psicológicos (0,99).
-Ponto de venda: Um ambiente agradável, caixa de pagamento no fundo da loja, os principais produtos no fundo da loja, música ambiente, ausência de relógio, estacionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com