TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Marketing Comportamento do Consumidor

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Tecnologia em Marketing

Comportamento do Consumidor

Aline Lenise – R.A 3120448

Amanda Augusto – R.A 3013667

Anna Cavichiolli – R.A 3110455

Paloma Rodrigues – R.A 2899231

Winnie Alves – R.A 2974654

São Paulo

2020

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho desenvolvido é apresentar alguns exemplos de campanhas públicitárias que não conseguiram desempenhar bem seu papel, com a intenção de levar a marca ao patamar desejado e fizeram ilustrações ou até mesmo vídeos, com situações de extremo préconceito ou até mesmo estereotipando gêneros sexuais.

Vamos entender que as campanhas sem uma visão macro da sociedade e de seus consumidores, pode desestrurar todo o trabalho e conceito desenvolvido durante anos.

Esperamos que tenham uma boa leitura e entendimento do conteúdo desenvolvido.

[pic 1]

FAST SHOP

Fica claro nesta campanha o esteriópo sexista que é criado, levando as pessoas a acreditar que apenas as mulheres devem realizar os afazeres domésticos.
Além do mais, segmentaram a campanha para a semana das mulheres, levando esse conceito com ainda mais forma.

A campanha foi recebida negativamente na época, inclusive com várias reportagens, demonstrando o quanto a campanha foi infeliz em conteúdo.
Essa campanha publicitária foi ao ar em 2014.

[pic 2]

RIACHUELO

A Riachuelo em 2014 e também data comemorativa dos dia das mulheres levou ao ar uma campanha publicitária pelo canal do YouTube, o conceito da campanha era “O dia da mulher brasileira” e podemos observar na imagem, as mãos de uma mulher negra, colocando o colar em uma mulher branca.
O vídeo foi alvo de diversos comentários na rede social, levando a Richuelo a retirar o conteúdo da internet poucas horas depois.
Neste caso, podemos concluir que o impacto negativo foi imenso, ainda mais levando as críticas para as redes sociais.

[pic 3]

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Em 2015 o Ministério da Justiça lançou uma campanha de extremo mau gosto.
A campanha deveria servir de alerta para que as pessoas não consumam bebidas alcólicas e drogas, no entanto, o texto exposto no vídeo traz uma sugestão machista, com insinuação de vitimização das mulheres que são assediadas por conta do consumo em excesso de alcool e estimulo ao bullyng virtual.

A campanha foi ao ar pelo Facebook e gerou diversos comentários negativos.
Após essa repercusão negativa o vídeo foi tirado do ar e houve uma retratação por conta do Ministério em relação ao conteúdo infeliz.

[pic 4]

CONAR

Esta campanha do Conar foi lançada em 2017 com um vídeo de 30 segundos, neste vídeo mostra duas famílias vivendo a mesma situação, porém, com algumas diferenças relacionadas a gostos alimentares, os casais sendo um hetero e outro homo. Ao final da campanha entra o narrador e explica o conceito da campanha: “Já imaginou se todo comercial tivesse que agradar todo mundo? Por isso, existe o Conar: para separar o que é gosto pessoal do que é ofensivo e ilegal”.

A campanha foi totalmente criticada, pois hoje as pessoas vêm lutando para conseguir mostrar de formas diferentes que existe esteriótipos que precisam ser eliminados da sociedade e neste caso eles sugerem que em algum momento ou em algum dos filmes existe algo de errado ou ilegal.

Inclusive na resportagem pesquisada, existe uma crítica de uma ex-funcionária que criou uma agência para defender e tentar mudar a forma como a mulher é retrada em campanhas publicitárias.

[pic 5]

DOVE

Campanha lançada em 2017 nas redes sociais da Dove UK gerou uma imensa indignação.

No GIF postado nas redes sociais uma mulher negra, vestida com uma camiseta marrom, tira a peça e se transforma em uma mulher branca com camisa clara.

Houve uma grande revolta, com diversos comentários negativos, pois a marca trabalha em cima da aceitação do corpo, valorizando a auto-estima da mulher idependente de sua aparência física.

Muitas mensagens e textos mostrando que o racismo ainda é predominante em nosso convívio e que uma campanha mau elaborada, pode causar uma impacto devastador em uma marca.

A campanha foi tirada do ar e a DOVE lançou uma nota de retratação, dizendo que a marca não tolera nenhuma atividade ou  imagem que ofenda ou insulte qualquer público.        

[pic 6]

MARISA

As lojas Marisa lançou uma campanha de Dias das Mães onde usou o caso da Lava Jato e o julgamento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

A campanha insinua que se os filhos não comprarem o presente das mães a culpa não é da Marisa, levando a pensar na Dona Marisa, falecida esposa do ex-presidente.

Houve diversos comentários negativos, pois usaram indevidamente e com um tom cômico a memória de uma pessoa já morta, ao mesmo tempo por conta do cunho política, muitas pessoas elogiaram a sacada da empresa.

As pessoas que não foram a favor da campanha, inclusive criaram uma hashtag #naocompremarisa.

Tirando nossas conclusões como consumidoras, acreditamos que a campanha foi de péssimo gosto, pois devemos lembrar que por trás de uma incompatibilidade política existe um ser humano que possui família e amigos.

A campanha foi ao ar em 2017.

[pic 7]

SKOL

As campanhas de cervejas sempre foram muito sexistas e a Skol é uma das marcas ergue a bandeira de forma memorável.

Em 2010 foi lançada a campanha onde existe a imagem de uma mulher em um provador fechado e na outra imagem a mulher apenas com o rosto coberto.

Além de ser totalmente sexista, podemos observar que existe a invasão de privacidade, o incentivo ao abuso sexual e a imagem da mulher como objeto sexual.

A campanha é totalmente infeliz e coloca a mulher em exposição total, internautas fizeram comentários nas redes sociais, mostrando que a marca faz apologia a exposição indevida da classe feminina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (501.9 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com