TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO MARKETING OLFATIVO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  22/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CLAYTON AVILA RUIS

UTILIZAÇÃO DO MARKETING OLFATIVO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

SÃO PAULO - SP

2017


 CLAYTON AVILA RUIS[pic 1]

[pic 2]

UTILIZAÇÃO DO MARKETING OLFATIVO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Projeto apresentado ao Curso de MBA em Marketing da Instituição Universidade Paulista - UNIP
Orientadora: Carolina Fabris


SÃO PAULO

03 - 2017


RESUMO

Hoje em dia a concorrência está cada vez maior, e as empresas procuram cada vez mais uma nova forma eficiente para atrair seus clientes. Desta forma o marketing tradicional já não é o suficiente, para isso a área de marketing busca o Marketing Sensorial, utilizando os cinco sentidos de seus clientes, os sentidos são: visão, paladar, audição, olfato e tato, neste trabalho vamos nos aprofundar no marketing olfativo.

Com isso, muitas empresas estão recorrendo ao Marketing Sensorial para auxiliá-las nesse processo, uma vez que é possível utilizar os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, para encantar o cliente. O olfato é um dos sentidos pouco explorados e um dos que mais mexe com a emoção das pessoas, à vista disso, surge o Marketing Olfativo, uma das diretrizes do marketing sensorial, que busca atingir o cliente através do cheiro. Assim, o presente estudo teve como objetivo geral investigar e compreender a influência do aroma ambiental de uma loja no comportamento do consumidor e no seu processo de decisão de compra, avaliando a importância de estimular o marketing olfativo. De acordo com pesquisas feitas o marketing olfativo é uma área com grande potencial de crescimento sendo considerado um dos maiores investimentos futuros. Logo, essa pesquisa contribui para os gestores, que carecem de saber dessa nova aplicação do marketing, desenvolvendo uma maior compreensão da importância do tema e da sua aplicação prática na busca de proporcionalizar uma experiência excepcional aos clientes. A realização desse trabalho contou com uma revisão teórica acerca do assunto e com uma metodologia descritiva quantitativa. Foram escolhidas três lojas pelo aroma ambiental para servir de estudo para a pesquisa, sendo elas a Any Any, especializada em moda íntima, O Boticário, referência no setor de cosméticos e perfume, e a M Martan, caracterizada no setor de cama, mesa e banho, possibilitando uma análise comparativa. Contou como instrumento de pesquisa a aplicação de um questionário estruturado para clientes abordados saindo dessas lojas para que eles respondessem a pesquisa de acordo com a recente experiência aromatizada pela qual acabaram de passar, sendo, em tese, mais fidedignos nas respostas. Os dados foram analisados a partir de técnicas de estatísticas descritivas, como a média, moda e desvio padrão. Os resultados mostraram que o aroma das lojas influência o comportamento do consumidor, mas ele não é um determinante no processo de decisão de compra. Todavia, deve ser aplicado nas lojas tendo em vista os benefícios que trazem tanto para a empresa como para os consumidores. Além disso, é visto como fator diferencial entre organizações. Sugere-se, então, estudos mais amplos por meio de uma pesquisa experimental, a fim de observar com mais clareza a influência do aroma no comportamento do consumidor e na sua decisão de compra.

Palavras chaves: Marketing Olfativo; Sensorial; Olfato


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

1.1        PROBLEMA DE PESQUISA        5

1.2        OBJETIVOS        6

1.2.1        Objetivo Geral        6

1.2.2        Objetivos Específicos        6

1.3        JUSTIFICATIVA        6

2.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

3.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        10

4.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        14

5.        Bibliografia        15


  1. INTRODUÇÃO
  1. Atualmente, nota-se que os clientes estão cada vez mais exigentes, e, devido a diversidade de lojas a varejo, podem selecionar melhor qual produto ou serviço consumir. Diante dessa situação de alta concorrência, os profissionais de marketing estão sendo desafiados a oferecer algo que vai além da divulgação tradicional. Para isso, torna-se necessário fazer com que a experiência do cliente seja inesquecível, o que por consequência, muitas vezes, oferece em troca sua lealdade à marca. Desenvolver uma experiência prazerosa para o consumidor vai além da preocupação com a sua satisfação ou com a ideia de, apenas, suprir suas necessidades. Consiste em criar momentos de experiências que fiquem marcadas na memória dos compradores. Kotler e Keller (2006, p.590) declaram que “Ao se tornar parte de um momento especial e mais relevante na vida pessoal dos consumidores, os eventos podem ampliar e aprofundar o relacionamento da empresa com o mercado-alvo”. Dessa forma, as estratégias das empresas passam a ter o cliente como foco principal, onde a atenção passa a ser com as suas emoções e sentimentos
  2. PROBLEMA DE PESQUISA

  3. - Identificar como o sentido olfativo é percebido e como estimulá-lo
  4. - Analisar como a presença do aroma ambiental atrai o consumidor;
  5. - Verificar como a presença do aroma ambiental relaciona-se com a lembrança da marca;
  6. - Buscar explicar como o aroma ambiental afeta o comportamento de compra.
  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

O objetivo dessa pesquisa é investigar e compreender a influência do aroma ambiental de uma loja no comportamento do consumidor e no seu processo de decisão de compra, avaliando a importância de estimular o marketing olfativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com