TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do planejamento para a negociação

Artigo: A importância do planejamento para a negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Artigo  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

O planejamento para uma negociação é de fato primordial, para um bom negociador é importante conhecer as atitudes, ações, reações, sentimentos, pensamentos, emoções e valores de cada indivíduo, pois sempre influenciam no processo de negociação, sendo fundamental identificar o estilo do outro para não ocorrer falhas.

Ter habilidades para negociar é uma competência essencial para todos os profissionais de qualquer profissão. Cabe ao negociador criar habilidade para suas negociações e é importante saber observar os problemas, as expectativas e as oportunidades.

Sendo assim, para que possamos ter um resultado eficaz em nosso planejamento é importante conhecer algumas características indispensáveis para o desempenho de um bom negociador:

Habilidade de Decisão: isso cabe aos estrategistas, que consegue visualizar os riscos representados e imaginar as ações e decisões que o outro pode tomar. E o diplomata que cria uma ponte até o adversário se tornando amigável.

Habilidade com Pessoas: são aqueles que se tornam psicólogos ou filósofos, sabem manter a calma, o autocontrole não perde o foco do seu objetivo, se coloca no lugar do outro, sabe ouvir, considera as questões levantadas, passa confiança e respeito.

Habilidade com Problemas: são os detetives que tenta descobrir o máximo de informações sobre a pessoa, interesses e motivações. Já o inventor é quem identifica os pontos negativos e positivos para desenvolver sua proposta. E o juiz que sabe decidir o que é justo ou não na negociação.

Um bom negociador não tem que ter uma dessas habilidades, mas sim um conjunto delas. Além dessas habilidade, é necessário concentrar-se nas ideias, sinalizar a intenção exata do negócio e aprender com cada nova situação. Buscar sempre uma inovação não importa o tipo da negociação pois negociadores trabalham com variáveis. O importante é confiar em seu talento e colocar em prática suas habilidades adquiridas.

ÉTICA NA NEGOCIAÇAO:

A negociação é um processo em que não se espera que haja uma honestidade completa do oponente. Se for completamente honesto perde a posição na negociação e se for desonesto não se constrói uma base para tornar-se uma negociação eficaz.

E algumas negociações é aplicado métodos e táticas antiéticos para tingir seus objetivos, mas que não são duradouros pois levam ao um sucesso rápido mas em curto prazo. Por isso que tem que existir um equilíbrio apropriado.

Observando o filme “A Negociação”, que relata a história de uma um homem chamado Danny Roman que descobre uma fraude dentro da Polícia de Chicago. Por saber demais passa a ser incriminado pelo assassinato de seu companheiro de trabalho passa a ser suspeito pela fraude. Por não ter mais em quem confiar, pois todos seus amigos estavam envolvidos, em ato de desespero para provar sua inocência resolve fazer de refém o cinco pessoas entre eles o chefe da divisão e assunto internos da Polícia.

Por não ter em quem confiar pede a presença de Chris Sabian, um negociador de outro distrito Policial para garantir sua instabilidade na negociação.

- Pode-se entender como atitudes éticas:

 

Capacidade de comunicação do negociador;

Agir com responsabilidade e flexibilidade;

Planejamento para negociação;

Capacidade de criar um perfil psicológico dos envolvidos;

Capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com