TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIANÇA GLOBAL PARA TRANSFORMAÇÃO SUSTENTÁVEL DO PLANETA

Por:   •  25/6/2017  •  Dissertação  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM MARKETING

Fichamento de Estudo de Caso

ALIANÇA GLOBAL PARA TRANSFORMAÇÃO SUSTENTÁVEL DO PLANETA

Fábio Augusto Carvalheira de Sousa

Gestão de produtos e marcas sustentáveis.

                                                                   Tutor: Edvaldo Jose B. Queiroz

Rio de Janeiro

2015

Estudo de Caso :

Gestão de produtos e marcas sustentáveis 

ALIANÇA GLOBAL PARA TRANSFORMAÇÃO SUSTENTÁVEL DO PLANETA

REFERÊNCIA: veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-lancam-alianca-global-para-transformacao-sustentavel-do-planeta

O tema do fichamento apresentado está relacionado a Future Earth, reunião que concentrou milhares de cientistas do mundo que se aliaram para entender como a humanidade fará a transição para uma economia mais sustentável.

A proposta consistia em reunir as pesquisas dos últimos 30 anos, concentrá-las e dar boas sugestões a políticos e formadores de opinião sobre os riscos e oportunidades da transição sustentável.

Um exemplo mencionado, é em relação ao gasto de energia utilizada. Um terço da energia utilizada no mundo é gasta dentro de prédios, e o setor de edificações sendo o que mais emite gases no planeta.

É mencionado que o setor de construção civil é responsável por mais de um terço do consumo de recursos, sendo 12% de água potável.

O texto indica o investimento em mais de 300bilhões de dólares até 2050 no setor, visando estimular a indústria da construção civil a adotar práticas sustentáveis, iniciando-se por prédios públicos, escolas e hospitais.

O custo da construção eleva-se em 10%, porém, não é levada em consideração a economia por escala em longo prazo, bem como o zelo pelos recursos naturais.

Importante ressaltar que no Brasil estamos em meio a uma crise hídrica no sudeste, onde a redução das chuvas está impactando na geração de energia das hidroelétricas, sendo mais caro para o consumidor a prestação do serviço, bem como, é preocupante o risco de não ter mais água nas torneiras, talvez se o investimento em tecnologias sustentáveis como os painéis para captura de energia solar, construções voltadas para a coleta da água das chuvas, certamente, seria um importante passo para o melhor aproveitamento dos recursos ambientais.

É imprescindível pensar em políticas públicas relacionadas a adoção de conscientização social, bem como o incentivo do consumo voltados para a aquisição de ferramentas e/ou sistemas que são relacionados ao melhor aproveitamento dos recursos naturais, formariam uma nação de pessoas que pensam e valorizam a preocupação com o futuro

Uma conexão importante, nos anos anteriores, antes da recessão econômica atual, ocorreu a redução do ipi sobre veículos novos, ou seja, foi uma política para movimentar a indústria automobilística e de auto peças, obviamente que sim, porém, os impactos já estão sendo sentidos, desde os longos engarrafamentos nas cidades brasileiras, bem como os impactos negativos relacionados a emissão de gases poluentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com