TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO PROCESSO DE ATENDIMENTO DE EMPRESAS

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

Nesse trabalho de pesquisa, estivemos analisando o ramo de comércio, onde pudemos fazer a pesquisa de campo do nosso primeiro supermercado. O supermercado Primavera, localizado na Rua Martínica, juntamente com o mercado Irmãos Lopes, localizado na

Avenida das Nações região do ABC em Santo André.

Agora daremos inicio ao nosso estudo de comparações no processo de atendimento nesses dois Supermercados.

LISTA DE SÍMBOLOS

A - O item A se refere ao Supermercado Primavera

B – O item B se refere ao Mercado Irmãos Lopes

ANALISE DO PROCESSO DE ATENDIMENTO DE EMPRESAS

1. Quem são os clientes?

A. No Supermercado Primavera encontramos uma empresa de comércio que oferece serviços , onde seus clientes podem ser: decisores de compra, usuários , pagantes ou influenciadores da compra.

Nela encontramos pessoas de todos os perfis , como donas de casa , homens , adolescentes , crianças , idosos. Pessoas de todas as classes sociais , especialmente classe média e baixa ; pessoas com ou sem tempo disponível ; clientes , consumidores e clientes intermediários.

B. Já no Mercado Irmãos Lopes , encontramos uma empresa exclusivamente de comércio.

Que compra os produtos de seus fornecedores e revende , não existindo nenhum serviço oferecido dentro dela.

Assim como no Supermercado Primavera , seus clientes podem ser: decisores de compra , usuários , pagantes ou influenciadores da compra.

Basicamente, todos os perfis de pessoas que frequentam o Supermercado Primavera , com exceção de clientes intermediários . São clientes com o tempo escasso , com urgência em suprir a necessidade de determinado produto.

2. Serviços oferecidos

A. Oferecem serviço de padaria , como: criação de pães , bolos , doces , salgados ;

Elaboração de pizzas a gosto do cliente (com ingredientes escolhidos na hora).

Serviços de entrega á domicilio gratuita . Possui um serviço bancário , que permite efetuar pagamentos de contas como: água , luz , telefone, etc.

B. No Mercado Irmãos Lopes não são oferecidos nenhum tipo de serviço , além da venda de produtos .

3. Influenciadores

A. Jogada de marketing (panfletos distribuídos semanalmente com produtos em oferta) ; pessoas que fazem demonstração de produtos com degustação ; promoções onde o público concorre á prêmios , viagens , etc . Preços atrativos ; forma de pagamento facilitada (com crédito , crediário , cheque-pré , etc) . Entrega a domicilio gratuita ; qualidade dos produtos e no atendimento ; proximidade . Também podem ser influenciados por amigos , vizinhos , parentes, entre outras pessoas.

B. Falta de tempo . A pessoa que frequenta este mercado , está em busca de um determinado produto para suprir uma necessidade imediata . Essa mesma pessoa também frequenta pelo fato de haver uma agilidade e rapidez no processo de pagamento na fila do caixa .

4. Como o cliente compra o produto?

A. É uma compra racional , onde o cliente se dirige até o Supermercado, analisa os preços, as vantagens e desvantagens , escolhe seus produtos , e efetua a compra .

B. É uma compra racional ,da mesma forma que no Supermercado Primavera , só que se dá de uma forma rápida e não é tão analisada quanto na primeira situação.

5. Quando e quanto compram?

A. Diariamente para suprir pequenas necessidades imediatas e mensalmente para suprimento básico do mês que é quando compram em grandes quantidades .

B. Diariamente ou ocasionalmente . Compram em pequenas quantidades .

6. Quanto estão dispostos a pagar pelos produtos e serviços?

A. Valor de mercado , preços acessíveis ; o preço justo pelo produto .

B. Conforme a necessidade .

7. Como a empresa cria o produto?

A. Primeiramente ela analisa a concorrência (Exemplo: ambos os mercados comparados em nossa pesquisa , encontram-se próximos. Assim sendo concorrentes.)

Analisa a demanda ,o que está a sua volta ;cria uma adaptação interna, com contratação de funcionários , compra de equipamentos e se necessário ,produtos também ;gera uma estratégia de preços e promoções, fazendo um mercado-teste com a implantação do novo serviço e produto oferecido .

B. Já no caso do mercado Irmãos Lopes não é criado nenhum produto. Ele é uma empresa Intermediária que compra os produtos de seus fornecedores e revende para seus clientes e consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com