TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PLANEJAMENTO DE DECISÕES

Trabalho Escolar: ANÁLISE DE PLANEJAMENTO DE DECISÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 EMPRESA 1 – M MARTAN 4

2.1ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS..................................................... 5

2.2 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS..................................................................... 6

2.3 PLANO DE AÇÃO..................................................................................................7

3 EMPRESA 2 - EMMANUELLI.................................................................................. 8

3.1 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS.................................................... 8

3.2 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS..................................................................... 9

3.3 PLANO DE AÇÃO................................................................................................10

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é identificar numa atividade prática, como aplicar os conceitos abordados nas disciplinas ministradas no quinto semestre do Curso de Bacharelado em Administração, produzindo um texto baseado em duas entrevistas com um representante da organização, preferencialmente alguém pertencente ao setor de marketing e a partir daí, analisar as informações, identificar os possíveis problemas e sugerir medidas de intervenção que possam melhorar o desempenho e consequentemente os resultados.

2 EMPRESA 1 - M MARTAN

M Martan é um nome fantasia de uma empresa fundada em 1985 e que passou a integrar a holding Springs Global, do grupo Coteminas, desde 2009. A sua razão social é American Sportswear Ltda., tem sua sede na Rodovia Anhanguera, 3117, Km 77,5, Bairro da Capela, na cidade de Vinhedo em São Paulo e para a coleta de informações, entrevistamos a Gerente Regional de Vendas, Srta. Daniela Lima, que nos permitiu descrever o seguinte:

A empresa conta com mais de 110 lojas estrategicamente posicionadas nas principais capitais do Brasil, entre elas lojas próprias e franquias.

É a maior rede especializada em produtos exclusivos de cama, mesa e banho do país e possui um mix de produtos que combinam cores e texturas, coordenabilidade e versatilidade, modernidade e tradição, conforto e elegância, apresentando em suas lojas, produtos das marcas mmartan e Casa Moysés, rede essa que fundada em 1930, já foi a maior rede varejista do Brasil de cama, mesa e banho, com posicionamento bem definido para o público “A” e incorporada ao grupo Coteminas em 2003, assim como os produtos Artex e Santista.

Desde o início de suas atividades em 1985, a mmartan, teve uma visão pioneira e empreendedora, investindo amplamente em ações de marketing e em inserções em mídia. Com essas ações, que sempre tiveram como objetivo a construção e divulgação de marca mmartan para toda a população brasileira, a mmartan construiu uma marca de desejo para todos os consumidores brasileiros que é sinônimo de produtos de qualidade, modernos e práticos, além de ser uma grife no mercado de cama, mesa e banho.

Os produtos ofertados na mmartan têm qualidade e design superiores às marcas populares encontradas no mercado, fazendo parte de um seleto grupo de empresas.

2.1 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

Como toda grande empresa, inseri em seu cadastro todos os dados dos clientes que ao efetuar suas compras, informam nome, telefones, CPF, endereço e e-mail, visando posterior pesquisa de satisfação de atendimento, condições de pagamento, qualidade dos produtos, bem como informações sobre novas promoções.

O preço de venda dos seus produtos são calculados tendo como base o preço de custo, adicionando-se as margens de lucro (incluindo despesas com franqueado) e impostos incidentes. Entretanto não se esquece de acompanhar semanalmente os lançamentos de produtos, preços e promoções da concorrência, objetivando a competitividade, seja através de jornais, revistas, internet e TV. Da mesma forma, a organização também realiza as suas atividades de comunicação de marketing, também através de mídia televisiva, encartes de jornal e na sua página do facebook.

A empresa realiza os controles bancários através do departamento financeiro, conciliando os extratos e principalmente monitorando e alimentando o fluxo de caixa, para não perder de vista e nem do controle, as obrigações de longo e médio prazo, até porque os investimentos realizados no negócio são frutos de capital próprio, ou seja, não se utilizam de financeira para conseguir empréstimos.

Outro controle que é rigorosamente levado a sério é o faturamento, que é facilitado ao público através de cartões de crédito, para compras à vista e parcelada, débito on-line redirecionados para os bancos Bradesco e HSBC, o que garante maior volume de ativo circulante e também disponibiliza transações feitas através da internet, por boletos bancários à vista. Esses recursos redirecionados diretamente para as contas correntes, certamente facilitam na negociação por redução de taxas e tarifas bancárias. Ainda no tocante a esse particular, a empresa não tem alcançado o resultado o esperado, diante do investimento empregado até o momento, mas tem se empenhado em desenvolver os ajustes necessários para alcançar os objetivos.

O presidente da companhia, Sr. Josué Gomes de Castro, tem primado pela busca de profissionais experimentados no mercado e seus gestores estão sempre atentos às mudanças de políticas fiscais, monetárias e cambiais, tanto que com base nas informações contábeis, para análise do patrimônio líquido e evolução dos recursos, obtidos através das análises dos índices de liquidez e da DRE – demonstração de resultados do exercício e outros mais; sugerem e opinam sobre a possibilidade de novos investimentos, seja no mercado de capitais, mercado financeiro ou expansão do negócio, que melhor convier para o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com