TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PONTO DE VENDA - MARKETING

Por:   •  1/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS MARQUÊS

PROPAGANDA E MARKETING

4º E 5º SEMESTRE

MARKETING DE VAREJO

[pic 1]

 

SÃO PAULO

2013

ANÁLISE DO PDV

Introdução

        Escolhemos a perfumaria Flor de Lis Cosméticos localizada na região oeste para analisar seu target e seus concorrentes.

        Verificamos o sortimento do estabelecimento, como trabalham o merchandising, o que possuem de material de PDV e promoções.

        Observamos como é feita a apresentação do ambiente como ponto de venda, gôndolas e vitrine.

        Analisamos a equipe de vendas, o checkout e os pontos que podem ser melhorados.

Loja de varejo escolhida para análise

        A Perfumaria Flor de Lis Cosméticos é uma perfumaria localizada na zona oeste de São Paulo, no bairro Pompéia, Rua Desembargador do Vale, 997.

Perfil da loja e do target

        A loja está situada no bairro Pompéia, em uma região nobre da zona oeste de São Paulo.

        Possui características que focam seu diferencial para agradar os consumidores mais exigentes do bairro.

        Seu horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira das 9:00 às 18:30 e aos sábados das 9:00 às 16:00.

        Uma das proprietárias da perfumaria é Técnica Capilar e a outra é Técnica em Manipulação de Fórmulas e Princípios Ativos.

        Elas possuem duas vendedoras muito bem treinadas. Elas recebem todas as informações necessárias para tirarem todas as dúvidas das clientes e também dar sugestões.

        O ambiente é agradável e harmônico.

        Sua principal concorrente, a Perfumaria Sumirê, está aproximadamente quase 2 km de distância, sendo que a Flor de Lis Cosméticos conta com um mix de produtos importados e especiais que nem mesmo sua concorrente possui.

        O público é composto por mulheres e homens da classe A e B, sendo cerca de 90% mulheres e 10% homens, além de profissionais de salões de beleza.

        Identificamos que seu público realizador e efetivador, possui um estilo de vida elevado e amplos recursos. Não abrem mão das marcas com as quais estão acostumados ou tiveram experiências compartilhadas com pessoas de seu mesmo nível sócio econômico.

Sortimento

        Por causa do elevado nível sócio econômico do target, a loja possui um mix de produtos variados, que inclusive, é o que mais chama atenção do consumidor final. Como é o caso da linha de esmaltes, são aproximadamente 13 marcas entre importados e nacionais.

        Outro diferencial da Perfumaria Flor de Lis Cosméticos é a linha completa da Granado. As proprietárias projetaram uma gôndola em madeira maciça exclusivamente para expor os produtos. Os consumidores só encontrarão variedade desta marca tão tradicional, no bairro de Higienópolis ou nas imediações dos Jardins, cerca de mais de 7 km de distância.

        De todos os produtos, 80% são básicos encontrados em qualquer outra perfumaria e 20% são encontrados lá com facilidade. São nesses produtos que elas investem para ter o diferencial de seus concorrentes.

        O consumidor encontra na Flor de Lis Cosméticos muita variedade e consultoria.

        Abaixo seguem algumas das principais marcas e suas divisões:

Esmaltes: Risqué, Hits, Gio Antonelli, Hello Kit, Barbie, Latika, Instagri, Revlon, OPI, Sally Hansen, Diamond Shine, Impala, Colorama, Ludurana, Capricho, Sabrina Sato, Ana Hickmann, Ridka, Luciana Gimenez e Big Universo.

Linha Capilar: L’oréal, Amend, Celso Kamura, Acqua Flora, Alfa Parf, Inoar, Alta Moda, Viscaya, Pantene, Tressemé, Phytoervas, Elsève, Dove, Pro Series, Payot, Vital Cap, Bioextratus, Multi Ação, Seda, entre outros.

Perfumes Importados: Victoria’s Secret, Davidoff, Mont Blanc, Armani, Diesel, Laguna, Cacharrel, Carolina Herrena, Lacôme, Laguna, Polo, Calvin Klein, Armani, Bvulgari, Hugo Boss, Givenchy, Gabriela Sabatine, entre outros.

Protetores Solares: Neutrogena, Banana Boat, Sundown, Nivea, Rio de Janeiro.

Maquiagens: Payot, Marcelo Beaut, Veridica It, Vult Comético e Maybelline.

Tonalizantes, tinturas para cabelo e descolorante para cabelos e pelos: Alfa Parf, Richesse, Imédia, Koleston, Amend, Garnier, L’oréal, Wella, Beauty Color, Bio Color, Niely, ente outros.

Linha facial: L’oréal, Payot, Marcelo Beaut, Clean & Clear, Olay, Neutrogena, entre outros.

Linha Infantil: Johnson & Johnson, Granado, Barbie, entre outros.

Aromatizantes ambientais: Orgânica e D’Ambience.

        No geral são mais de 10.000 produtos cadastrados e em linha (ativos), todas as famílias de marcas estão agrupadas para que o consumidor possa identificar que em uma determinada linha de produtos ele pode encontrar o tratamento completo para o cuidado com seus cabelos, corpo, pele, unhas, entre outros. Outro ponto positivo encontrado na loja é que a gôndola de produtos infantis está bem distribuída, com as marcas que possuem embalagens personalizadas na altura das crianças.  Outros produtos infantis, mesmo em outra sessão da loja também estão localizados na altura das crianças. Isso influencia a compra juntamente com os pais ou responsáveis.

Promoções e Merchandising

        A loja possui fornecedores que de acordo com uma compra efetuada pela Perfumaria Flor de Lis Cosméticos promovem ações para alavancar as vendas. Inclusive as proprietárias concedem descontos para pagamentos à vista e kits promocionais para presentes e banca de promoções para produtos com validade curta (shelf life), cujos descontos podem chegar até 60%.

        A loja possui há poucos meses uma página no facebook, onde oferecem dicas de coloração e outras curiosidades dos consumidores. O projeto inicial é disponibilizar a imagem de futuros sorteios e ganhadores de brindes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com