TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS CENÁRIOS E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA OPERAÇÃO CARNE FRACA

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.704 Palavras (11 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE

ELIVELTON MEDEIROS

ELAINE DO NASCIMENTO SANTOS

FÁBIO MACEDO DE OLIVEIRA

ICARO FALCÃO

LUCAS SANTANA

ANÁLISE DOS CENÁRIOS E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA OPERAÇÃO CARNE FRACA

Salvador- BA

2017

[pic 2]

ELIVELTON MEDEIROS

ELAINE DO NASCIMENTO SANTOS

FÁBIO MACEDO DE OLIVEIRA

ICARO FALCÃO

LUCAS SANTANA

ANÁLISE DOS CENÁRIOS E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA OPERAÇÃO CARNE FRACA

Atividade apresentada para a matéria de Planejamento Estratégico como requisito básico do estudo de caso no Curso de Engenharia de Produção.

Orientador (a): Noêmia Carneiro.

Salvador- BA

2017


SUMÁRIO

Introdução4

OBJETIVOS5

OBJETIVOS ESPECIFICOS5

jUSTIFICATIVA6

ANÁLISE DE CENÁRIO6

CENARIO PROVÁVEL7

CENARIO OTIMISTA7

CENARIO PESSIMISTA9

conclusão12

referências14

RESUMO

No mundo globalizado onde as mudanças e exigências dos clientes são cada vez mais rápidas e os competidores cada vez mais ágeis. Desperta nos administradores a necessidade de se avaliar cenários futuros e na busca de apresentar imagens significativas de futuros prováveis em horizontes de tempos diversos onde os quais podem ser projetados modelos de suas organizações daqui a alguns anos. Surgiram os estudos de cenários prospectivos. O presente trabalho visa estudar essas metodologias, reunindo informações sobre a “operação carne fraca”, descrevendo os conceitos relacionados aos cenários otimista, provável e pessimista. As conclusões do trabalho indicam que as ferramentas utilizadas projetam formas de alterar o futuro da empresa, visando assegurar um posicionamento mais favorável da empresa no futuro e mesmo que nenhum dos cenários se aplique completamente a sua construção este estudo já terá contribuído como uma das melhores maneiras pela qual os gerentes podem criar suas estratégias.

  1. Introdução

A operação carne fraca foi deflagrada pela polícia Federal do Brasil iniciada no dia 17 de março do ano de 2017. Trouxe consigo um escândalo envolvendo as maiores empresas do ramo de carne bovina e de frango, tais quais, JBS, dona das marcas Seara, Swift, Friboi e Vigor, também a BRF, dona da Sadia e Perdigão. Essas empresas estão sob acusações de adulterar as carnes que vendiam no mercado interno e externo. Esse escândalo da carne adulterada no Brasil envolve mais de 30 empresas do setor alimentício envolvidas em um esquema de corrupção que liberava a comercialização de alimentos produzidos por frigoríficos sem a devida fiscalização sanitária, indícios do inquérito revelaram que carnes eram vendidas fora do prazo de validade, misturadas com papelão químicos supostamente cancerígenos. Essa operação está sendo considerada a maior realizada na história da corporação da Polícia Federal, onde mais de 1.100 policiais federais foram as ruas para cumprir 309 mandados em seis estados do Brasil e no Distrito Federal. Os mandados expedidos pela Justiça foram 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão.

O Brasil é um dos líderes mundiais em exportação de carne bovina e de frango, e o quarto exportador de carne suína. A BRF possui no país quarenta e sete fábricas, e sozinha detinha 14% do mercado mundial de aves, exportando para 120 países; já a JBS era considerado o maior frigorífero do mundo, enviando carnes para 150 países. Como impacto imediato os preços das ações destas duas empresas lideraram as perdas na Ibovespa no dia da operação: 7,25% a BRF e 10,59% a JBS; ambas já vinham de resultados ruins no ano de 2016 e avaliou-se que terão enormes dificuldades para conseguir reverter à quebra de confiança. A Polícia Federal afirmou que parte da propina liberada no esquema ia para o PMDB, partido do presidente da república em exercício, Michel Temer, e PP, da base aliada.

O início dessa investigação se deu por conta da tentativa de remoção de um fiscal ao se recusar a se envolver no esquema e a ser removido. O delegado da Polícia Federal, Maurício Moscardi, lembrou que a responsabilidade pelos atos criminosos contra a população é tanto dos empresários quanto dos agentes públicos.

Assim que começou essa deflagração pela Polícia Federal, 3 unidades de beneficiamento de carne foram fechadas, elas são a BRF em Mineiros (GO), e as unidades da Peccin em Jaraguá do Sul (SC) e Curitiba (PR) e em torno de 33 servidores foram afastados, sendo que 4 deles foram exonerados.

2.0 Objetivos

Avaliar projeção dos cenários das empresas investigadas na operação carne fraca, analisando os contextos nos quais estão inseridas.

2.1 Objetivos específicos

  • Descrever o cenário provável da operação carne fraca;
  • Relacionar a importância dos cenários pessimista e otimista da operação carne fraca;
  • Compreender os aspectos dos cenários interno e externo da operação carne fraca;
  • Identificar os fatores que são possíveis de ocorrer, aplicando ações para facilitar a tomada de decisões mais fundamentadas e precisas.

3.0 Justificativa

Foi proposto dois critérios para a elaboração desse trabalho: viabilidade e a importância.

Quanto ao critério viabilidade, o conhecimento adquirido em sala de aula, a determinação da equipe em realizar o mesmo e o assunto possui uma imensa disponibilidade bibliográfica para o embasamento teórico.

O critério importância, primeiro por se tratar de um trabalho acadêmico que viabiliza os ensinamentos teóricos adquiridos na universidade, segundo porque isso pode se torna um conhecimento para o futuro dos autores do trabalho, caso o mesmo comece a trabalhar em uma indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (407.3 Kb)   docx (573.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com