TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Seminário: ANÁLISE ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Seminário  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE ORGANIZACIONAL Aula 8 – Departamentalização

OBJETIVOS DA AULA > Explicar a configuração departamental, ou seja, o tipo de departamentalização.

- Definir e caracterizar os diversos tipos de departamentalização estudadas nesta aula.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Para Oliveira (2004, p.118), é: “o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais”.

Para Montana e Charnov (1998, p.159), é: “um agrupamento de funções relacionadas em unidades gerenciáveis para atingir os objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz”.

TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Existem diversas maneiras de uma empresa departamentalizar suas atividades. As mais comuns são:

- departamentalização funcional;

- departamentalização por quantidade;

- departamentalização territorial ou por localização geográfica;

- departamentalização por produtos ou serviços;

- departamentalização por clientes;

- departamentalização por processos;

- departamentalização por projetos;

- departamentalização matricial; e

- departamentalização mista.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

É considerado o método mais antigo e mais comum de se agrupar funções relacionadas, através de funções especializadas, como produção, rh, finanças e marketing. As atividades são agrupadas de acordo com as funcionalidades (atividades) da empresa.

Para Chiavenato (2006, p.235), “ao departamentalizar na base funcional, a empresa encoraja a especialização das funções, seja estabelecendo carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização para supervisioná-los por meio de pessoas de sua especialidade”.

EXEMPLO DE ESTRUTURA FUNCIONAL

VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

- Permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum, quando há uma tarefa especializada.

- Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas porque se baseia no principio da especialização ocupacional.

- Permite economia pela utilização máxima de máquinas e de produção em massa.

- Orienta pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz.

- Permite distinguir e manter o prestígio das funções principais da empresa, bem como realçar os objetivos primários e fundamentais da organização.

- Indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.

DESVANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

• A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.

• A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.

• Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

• Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização.

APLICAÇÕES DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

- Indicada para ambientes estáveis e de pouca mudança, requer desempenho constante e repetitivo de tarefas rotineiras.

- Indicada para empresas com poucas linhas de produtos/serviços, inalteradas por longo tempo.

- reflete alto nível de auto-orientação e de introversão administrativa, demonstra preocupação da empresa com a própria estrutura interna e com a eficiência nas suas atividades.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS/SERVIÇOS

Faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos/serviços realizados, ou seja, os resultados esperados da empresa.

A divisão do trabalho é feita por linhas de produtos//serviços, que desempenham as atividades necessárias para a realização do produto/serviço.

Todos as principais atividades e tarefas, similares ou não, relacionadas com um produto/serviço são reunidos e alocados em um departamento específico no sentido de coordenar as atividades requeridas para cada tipo de resultado.

indicada para ambientais instáveis e mutáveis, pois induz à cooperação e coordenação entre especialistas, atividades e tarefas, para um melhor desempenho do produto ou serviço.

EXEMPLO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS

VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS

- A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto/serviço, ou seja, o administrador chefe é responsável pelo seu produto/serviço.

- Facilita a coordenação interdepartamental, a preocupação básica é o produto, as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias.

- Melhorias na qualidade e facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com