TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE AS SITUAÇÕES DE COMPRAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE SOBRE AS SITUAÇÕES DE COMPRAS ORGANIZACIONAIS

A compra organizacional, ocorre no mercado B2B e por ocorrer sempre dentro das organizações a compra organizacional ocorre de maneira planejada, com etapas pré-definidas e bem analisadas. Ela é o processo de tomada de decisão desempenhado por indivíduos que compõem um departamento estruturado, chamado de Suprimentos ou de Centro de Compras. O tamanho do departamento vai depender do tamanho e estrutura da organização, pode ser formado por um ou por muitos setores. No Centro de Compras todos os indivíduos desempenham um papel importante no processo decisório.

Existem diversos agentes no processo de compra organizacional. Muitas vezes um mesmo individuo pode exercer diversas funções.

Os iniciadores, dão início ao processo, identificam a necessidade e fazem a solicitação. Os usuários são aqueles que irão usufruir do produto ou serviço, muitas vezes os usuários atuam também como iniciadores. Os influenciadores, definem as características e especificações do produto o serviço, apresentam alternativas caso seja necessário e influenciam o processo decisório de compra. Os decisores, são os indivíduos que decidem quais são as exigências e requisitos necessários para o produto ou serviço. Já os aprovadores, são os que autorizam, dão o aval para as ações propostas pelos decisores. Os compradores, são os responsáveis pela seleção dos fornecedores e negociação, sua principal responsabilidade está ligada diretamente com a efetuação da compra. E por último os filtros internos, são aqueles que evitam a influência direta dos vendedores aos centros de compra.

As compras organizacionais se configuram em três situações diferentes, a recompra simples, a recompra modificada e a nova compra. A recompra simples ocorre quando um item é comprado frequentemente, sistematicamente. Os fornecedores já são previamente aprovados e não existe a necessidade de nenhum outro colaborador, além do comprador envolvido no processo. Já a recompra modificada ocorre quando é identificada a necessidade de alguma alteração no produto ou serviço adquirido anteriormente, seja em função do custo, do produto ou serviço em questão, condições de entrega ou pagamento ou fornecedores. Quando existe a necessidade da recompra modificada mais indivíduos serão envolvidos no processo de compra. E por último, a nova compra ocorre quando o produto ou serviço é adquirido pela primeira vez. Nesta situação o comprador organizacional atua com outras áreas da organização para uma tomada de decisão em conjunto. Maior o custo e o risco, mais colaboradores irão se envolver no processo, que é intenso, envolve muita pesquisa com novos e antigos fornecedores.

Como no processo de compra organizacional o individuo irá enfrentar diversas situações decisórias, é importante que ele possua habilidades com pessoas, que ele tenha conhecimento sobre custos e preços, qualidade, que ele seja honesto e eficiente.

Como apontado no estudo de caso do sistema de compras de uma indústria madeireira em Belém – PA, a falta de eficiência no sistema de compras organizacionais pode afetar toda a organização. No caso descrito da indústria madeireira em Belém - PA, o departamento de compras tinha uma meta em relação ao investimento feito na compra de matéria-prima. Por causa desta meta a compra foi feita com madeira de qualidade duvidosa. A compra de matéria-prima com o menor preço, produziu uma redução na eficiência de produção, o que acaba por afetar o produto final, que consequentemente não passa pelo controle de qualidade e acaba não sendo comercializado.

No gráfico 01 apresentado no estudo de casos podemos aferir que existe poderia se ter uma grande redução de custos causado por baixo rendimento ou desperdício da madeira.

[pic 1]

Pela análise do gráfico 02 fornecido no estudo de caso, é possível perceber que a madeira de má qualidade é responsável por 12% dos componentes inutilizados. É possível constatar que o sistema de compras da organização tem direta influência nos problemas de qualidade da matéria-prima adquirida.

[pic 2]

Foi indicado pelo estudo que o comprador da organização não possui um sistema padrão de negociação o que compromete a qualidade dos insumos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (260.3 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com