TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO: INSERÇÃO DOS POLÍMEROS NO CONCRETO

Por:   •  29/4/2016  •  Artigo  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

ARTIGO: INSERÇÃO DOS POLÍMEROS NO CONCRETO

MIRIAN LÍBINA/JÉSSICA DIAS

ENGENHARIA QUÍMICA

UNIFEB-CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS, SP-BARRETOS

O concreto é uma material que apresenta um grande valor na construção civil por sua viabilização nas construções, benefício econômico e baixa manutenção, entretanto, observamos que no processo de produção, secagem e escolha de materiais que são utilizados na produção do concreto, estão apresentando algumas deficiências tais como: baixa relação resistência-peso, retração plástica, ductilidade e permeabilidade em ambientes mais úmidos, fazendo com que o mercado olhe de forma negativa para essa excelente inovação na indústria civil.

Para suprir tais deficiência, a busca por soluções inovadores em estudo das ciências dos materiais, porque, desde o inicio dos estudos das propriedades das argamassas e cimento de concreto Portland, tem mostrado a imensa gama de possibilidades de associação desses materiais com diversos, visando a melhoria de suas propriedades físicas, mecânicas e de durabilidade. Dentre os diversos componentes associados com êxito às argamassa e concreto Portland, podemos citar as cinzas volantes, a sílica ativa, as fibras naturais e sintéticas, as escórias de alto forno, os aditivos, sistemas de drywall e, mais recentemente, os polímeros.

Segundo TEZUCA (1998), monômero é como uma “molécula orgânica de baixa massa molecular, capaz de se comunicar quimicamente com moléculas de mesma ou mais espécies para formar uma macromolécula, de alta massa molecular”.

Com isso, buscamos através de pesquisas a utilização dos polímeros em concreto e listamos os chamados concretos especiais:

- O concreto com polímero, um dos concretos especiais, visa melhorar as propriedades físicas, mecânicas e de durabilidade. Para entender melhor o seu processo de fabricação, é necessário compreender que:

- Polímeros são agregados de unidades repetitivas (meros), que se apresentam em longas cadeias repetitivas. A forma e comprimento de suas ramificações tem grande importância quando relacionados diretamente com a resistência.

- Polimerização é a transformação de monômeros em polímeros.

- Polímeros podem ser divididos em naturais e sintéticos.

- Látex é constituído por partículas de borracha, somente 5% podem ser usados convenientemente com aglomerantes hidráulicos.

O concreto modificado com Látex (CML), traz benefícios quanto a resistência, tração, flexão, abrasão, absorção, permeabilidade, aderência e na penetração de agentes agressivos. Sua definição é dada pela combinação de cimento Portland e a dispersão de monômeros na água, particularmente o látex, utilizado como aditivo em sua forma líquida.

No estudo realizado tivemos por objetivo verificar a melhor alternativa para solucionar os problemas de produção apresentados, para iniciação de pesquisas na produção dos mesmos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com