TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNICAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Trabalho Escolar: ATPS TECNICAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  1.299 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO:

O momento que estamos vivendo não permite que as organizações sejam encabuladas no que diz respeito a administração dos negócios. É preciso ser proativo, ousado, aguerrido quando o assunto é a excelência das empresas..

Para tanto é preciso estar cercado dos profissionais mais capacitados e que estejam em sintonia com os valores que a empresa apresenta. Consciente de a gestão de pessoas é item fundamental para o sucesso da organização, o presente trabalho tem por finalidade demonstrar como fazer o recrutamento de um profissional de Recursos Humanos que atenda às necessidades da empresa Brasil Confecções. Será esse profissional que atuará na área de Recursos Humanos, tratando da captação e seleção dos novos colaboradores, desenvolverá estratégias de atuação para os outros funcionários, lidará com o cumprimento dos direitos trabalhistas, cuidará dos encargos e contribuições e fará ainda as contratações e demissões, entre outras coisas.

IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A contratação de profissionais para a implantação do setor de recrutamento e seleção dentro de uma organização é de alta importância e é algo que acrescenta e facilita o processo de seleção dentro de uma empresa. Esse setor é responsável pela atração e seleção que identifica e provê interna ou externamente as competências individuais necessárias para a organização.

Esta área tem a responsabilidade de executar processos que garantam que haja na empresa um processo que retenha os talentos na organização bem como deve ter políticas adequadas e ferramentas que garantam a escolha de profissionais adequados.

Quando há profissionais especializados para fazer o recrutamento e a seleção para uma empresa à mesma fica responsável pela captação de candidatos para a vaga em questão através de anúncios em jornais, sites especializados ou até mesmo pela divulgação dentro da própria empresa.

Quando esse processo é feito por profissionais especializados diminui o risco da contratação de pessoas que não se enquadrem ao perfil na empresa e que gerem somente custos a mesma. Esses profissionais é que tem a responsabilidade de realizar a gestão que obedeça às descrições de cargos e salários, bem como os processos seletivos internos e externos. O setor também é responsável pela integração dos novos colaboradores da empresa.

Portanto um processo eficaz de recrutamento e seleção traz à empresa a garantia de estar contratando os profissionais que melhor se enquadrem ao perfil da organização e consequentemente gerando lucro à mesma.

CONCEITO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

No mundo coorporativo são as pessoas que dão, sem dúvida, o diferencial dentro de uma empresa. São as pessoas que podem conduzir uma empresa ao sucesso ou insucesso através de suas competências pessoais, inteligência, motivação, criatividade e atitudes.

As empresas que valorizam a gestão de pessoas investem em assegurar que possuem colaboradores adequados em seus cargos através de um processo de recrutamento e seleção. O recrutamento e a seleção de pessoas em uma organização são de suma importância no desempenho das equipes e desenvolvimento do trabalho nas organizações.

Recrutamento é a fase de busca de candidatos. Cabe ao RH o desafio de captar os talentos que a empresa necessita explorando todas as fontes de recrutamento disponíveis e até mesmo procurando talentos dentro da própria empresa. Recrutamento de seleção de pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato.

Segundo Maria Odete Rabaglio;

“Recrutamento é o processo pelo qual a empresa prospecta candidatos através de diversas fontes para abastecimentos de suas vagas. O recrutamento pode ser interno ou externo. O principal desafio do recrutamento e seleção no mercado de hoje é a capacidade de atrair e reter talentos.

Recrutamento é a procura de candidatos dentro e fora da empresa para ocupar vagas existentes.

Já na fase de seleção os candidatos são submetidos a uma série de testes, que são muito importantes, uma vez que o funcionário contratado estará aumentando ou diminuindo o grau de inteligência da empresa.

Uma seleção que não usa critérios adequados pode levar a contratar pessoas não compatíveis com os requisitos essenciais do cargo ou a cultura da empresa. Uma má contratação traz sérios prejuízos para a empresa contratante.

Não existe um método de seleção que tenha 100% de sucesso garantido. O principal problema hoje é encontrar um profissional que se adapte a organização e que tenha todas as qualidades técnicas exigidas.

Segundo Maria Odete Rablagio;

”A seleção ou atração de talentos humanos é uma área que busca solução na identificação e na captação de talentos específicos para necessidades especificas de cada cargo, o que demanda profissionais qualificados, que tenham domínio de metodologias, técnicas e ferramentas que possam gerar excelência em resultados.”

Seleção é um processo que visa identificar os bons candidatos entre os recrutados. Uma maneira essencial para que a empresa tenha sucesso é a escolha de colaboradores competentes e estáveis que possam permanecer por longo tempo na empresa, contribuindo assim para o crescimento e o sucesso do mesmo.

O MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho é constituído da demanda, procura de mão de obra pelas empresas e oferta de trabalho pelos indivíduos, ou seja, o mercado de trabalho é essencial para a empresa analisar se os recursos humanos de determinada região são compatíveis com a empresa. |Resumidamente, são as oportunidades de emprego e as vagas existentes.

O mundo caminha muito rápido e parece impossível acompanhar todas as mudanças do mercado. Para o profissional se manter atualizado no mercado de hoje, é necessário estar em constante atualização para que tenha a chance de se sobressair, pois a qualificação exigida pelo mercado atual é muito rigorosa. Acreditar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com