TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Empresa

Artigos Científicos: Administração De Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................3

1- Desenvolvimento...................................................................................4;5;6;7

2- Conclusão......................................................................................................8

3- Anexo Tabela A..............................................................................................9

4- Referencias....................................................................................................10

1 – INTRODUÇÃO

Nesse trabalho tem por objetivo demonstrar a importância de cada dado para saber qual o caminho seguir na administração de sua empresa.

Nessa pesquisa tem como tema o conceito a importância relacionados ao fluxo de caixa, custo de oportunidade, orçamento empresarial, payback descontado, impostos, contribuição, taxas, competência tributária e mercado de capitais.

Além de esboçar uma DRE e o FLUXO DE CAIXA e na realização de um orçamento de vendas e de produção, para saber qual decisão tomar ao fabricar um novo produto.

DESENVOLVIMENTO

A administração de uma empresa gira em torno de dinheiro, para isso os administradores precisam possuir o controle de todas as operações, o fluxo de caixa e um instrumento de extrema utilidade para o administrador, sendo uma ferramenta simples e eficaz para tornar a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e assim futuramente a empresa vai desenvolvendo sua política de captação e aplicação de recursos. Essa ferramenta fornece uma visão das atividades desenvolvidas bem como operações financeiras que são realizadas, no grupo do ativo circulante, dentro das disponibilidades, e que representam o grau de liquidez da empresa.

Para Zdanowicz (1992) “O fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo”. Com essa estimativa a organização das finanças torna-se mais correta em função de ter em mãos o que ira receber e o que irá pagar em certo período de tempo.

Podemos entender o custo de oportunidade é uma expressão usada no ramo da economia, servindo para demonstrar que tudo tem um custo. Representa o valor de um fator de produção em qualquer uso que lhe fosse dado, sendo tal custo de oportunidade “a renda liquida gerada pelo fator de produção em seu melhor uso alternativo.

Note que o custo de oportunidade é um custo “invisível”. Como não há desembolso de caixa, é importante entender bem o conceito. Por exemplo, ao decidir realizar a compra de um ativo ou um investimento qualquer, deve-se ficar atento se a expectativa de retorno excede o custo de oportunidade, para decidir se é financeiramente viável ou não.

Explicando melhor, supondo que você queira comprar um carro novo.Ao comprá-lo, você abrirá mão dos rendimentos que poderia obter com esses recursos em outro investimento. A menos que você seja um negociante de carro, dificilmente ganhará dinheiro com a compra de um carro. Fica evidente, neste caso, o custo efetivo do carro é maior que o preço pago.

O orçamento visualiza o futuro. O gestor tem nas mãos qual é o melhor caminho para sua empresa, sem o orçamento fica difícil prever resultados baseado nas oscilações do mercado. O orçamento é a previsão de receitas, despesas, resultados e balanço patrimonial para o próximo ano, onde o gestor tem como função manter o controle da saúde dos negócios identificando os recursos e os compromissos necessários para se atingir os objetivos da organização em um determinado período, pois ele será utilizado para ajudar nas tomadas de decisões da empresa. Podendo assim resultar uma vantagem na realização do planejamento do negócio dando oportunidade de compreender o desempenho e também auxiliando na realização de fatores que afetam, ajudando no melhoramento continuo e antecipando problemas oferecendo informações sólidas com uma maior clareza e foco efetuando assim as decisões.

(ATKINSON, 2000). Para o autor orçamentos são preparados para períodos específicos, o que permite aos gerentes comprar os resultados efetivos para o período com os resultados planejados.

Payback descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. Sendo uma análise um pouco mais elaborada que o bayback original, pois ele leva em consideração o fator tempo na análise.

É comum se confundir entre o que é imposto, contribuição e taxas, pois todos são tributos ou espécies tributária, embora cada um, distinto em sua essência.

A diferença entre eles é que imposto é todo o tributo que tem por fato gerador um ato particular independente de qualquer atividade estatal específica em relação ao contribuinte, o imposto não é vinculado a qualquer atuação do Estado, ou seja, não é necessário que o Poder Público desenvolva qualquer atividade específica ao contribuinte. Taxa é um tributo vinculado a uma atividade estatal relacionada ao contribuinte, o fato gerador da taxa é a prestação, pelo Poder Público, de um serviço público ao contribuinte, sendo esta denominada taxa de serviço e a taxa de polícia é criada no sentido de o Estado fiscalizar a conduta do contribuinte, de forma a moldar o exercício de seu direito aos interesses da coletividade. Contribuição é o tributo que caracteriza como forma de intervenção do Estado no domínio econômico privado, com vistas a atender uma particular situação de interesse social ou das categorias econômicas, exemplo de contribuição - CPMF contribuição provisória sobre a movimentação ou transmissão de valores e de crédito e direito de natureza financeira, recentemente extinta, e a CSLL contribuição social sobre o lucro líquido que é o tributo federal sobre o lucro líquido ou faturamento/receita bruta das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com