TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadologica

Artigo: Administração Mercadologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Trabalho de ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas – 2° Desafio, referente ao curso de Administração do 6° A e 7° B, no período noturno da Faculdade Anhanguera de Taubaté – Unidade I. Ministrado pelo Professor Carlos Roberto de Toledo.

TAUBATE

2013

SUMÁRIO

1.Macroambiente e microambiente de empresa 6

2. Análise SWOT 8

3. Bibliografia 10

1. Macroambiente e Microambiente da empresa

O ambiente de marketing é composto por um microambiente e um microambiente. O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

Macroambiente é o conjunto de forças e tendências que definem as oportunidades e apresentam ameaças à organização. São consideradas forças incontroláveis que a empresa deve monitorar e responder a elas sempre que necessário.

Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

A escola Modelo situa num bairro da Vila São Jose novo próximo ao centro com uma população jovem, com idade entre 0 e 70 anos, sexo equilibrados homem e mulheres, quanto a raça mistos brancos, negros e amarelos,

Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

Basicamente a escola tem seus consumidores filhos de profissionais da rede,municipal, militar e dos bairros próximos.

Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

Neste ambiente a escola não tem nenhuma pesquisa ou projeto.

Ambiente Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

A escola regida dentro das normas da diretoria de ensino, supervisionada através de visitas periódicas de um agente responsável e por um plano de gestão apresentado anualmente,

Microambiente: A tarefa de admistração de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, essa tarefa não pode ser realizada apenas pelos gerentes de marketing. O sucesso deles depende de outros atores do microambiente da empresa, que são eles:

A empresa Modelo - escola de ensino fundamental é uma micro empresa que atua na área da educação, ela esta ativa 7 anos no bairro da Vila São Jose Taubaté - SP seu produto é a formação de alunos do 1º ao 5º ano, com idades entre 5 anos e meio e 10 anos.

Os fornecedores, principais Editoras Modernas e Ática, são parceiros que agregam valores para a empresa, materiais apresentados ao consumidor de grande aceitação, gêneros alimentícios que é incluso na merenda dos alunos de nome como Sadia,Sucos Maguari,Panco Pães e bolos e outros.

O Cliente, pais que trabalham fora o dia todo, pois a escola possui opção onde os alunos ficam no período integral, moradores próximos, e de outros bairros, que aqueles que preferem uma escola pequena,e outros vêem escola pequena que pode ser melhor controlada devido a números de alunos por sala e pelo valor da mensalidade.

Os concorrentes, Externato Marilac, ponto forte: escola tradicional no bairro, ponto fraco não se modernizou, atendimento, Colégio São Luiz, ponto forte: atua no ensino do infantil até o ensino médio: ponto fraco: muitos alunos por sala e suas instalações não é muito

aceita pelo pais de alunos 5 à 10 anos de idade.Colégio São José, ponto forte: preço mais baixo, negociações favoráveis, ponto fraco: escola com quadro duvidosos

Os públicos de interesse, alunos que já vêem de nossa unidade infantil que vão até a pré escola, e pais precisam trabalhar fora não tem onde deixar os filhos, e os que moram nas imediações que não dependa de transporte.

2.Analise de SWOT

O termo SWOT é uma sigla em inglês, que representa um acrônimo e Forças (Strenghts),Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com