TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - Planejamento Estrtégico

Pesquisas Acadêmicas: Administração - Planejamento Estrtégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

Elaboração do planejamento estratégico

O planejamento estratégico representa a maneira como a estratégia empresarial deverá ser colocada em ação, isto é, operacionalizada. Enquanto a estratégia empresarial se preocupa com “o que fazer” para atingir os objetivos empresariais propostos, o planejamento estratégico volta-se para o “como fazer”, tendo em vista o diagnóstico sobre “o que há no ambiente” e “o que temos na empresa.”

a) O horizonte temporal do planejamento estratégico deve ser orientado para o mais longo prazo. Em um ambiente estável o longo prazo pode configurar cinco ou mais anos. Enquanto em um ambiente instável e turbulento, o longo prazo pode significar no máximo doze meses e, mesmo assim, sujeito a atualizações constantes. O aumento do nível de incerteza faz com que o planejamento estratégico se tome mais importante. Se tudo fosse certinho, não haveria necessidade de planejamento. Ele existe para dar um pouco de coerência e consistência às coisas incertas.

b) O diagnóstico da situação atual da empresa face ao ambiente externo e identificação das ameaças e oportunidades constituem O ponto de partidapal'lI o estabelecimento dos objetivos empresariais - mesmo os de curto prazo - e, conseqüentemente, para a formulação das alternativas estratégicas. O conseqüentemente, para a formulação das alternativas estratégicas. O estreitamento da margem de manobra das empresas em um ambiente incerto faz com que qualquer receituário deva ser flexível. As seis etapas do planejamento estratégico poderão ser cambiadas entre si e a sua ordem seqüencial poderá ser alterada. A ordem dos fatores não altera o resultado, já que existe uma íntima relação de interdependência',entre as etapas do processo.

c) O processo de elaboração do planejamento estratégico deve se caracterizar por canais de comunicação abertos em todos os níveis da empresa. Embora a estratégia empresarial seja uma responsabilidade do nível institucional, isto não significa que o planejamento estratégico seja: centralizado na cúpula da organização. Pelo contrário, ele deve ser descentralizado, pois o melhor planejador é o próprio gerente de linha que conhece profundamente a sua área de atuação. As metas não podem ficar vivas apenas na mente do presidente, mas na cabeça de todos os participantes. O processo de elaboração do planejamento deve contar com a ampla e irrestrita participação de todos os níveis da organização. A empresa deve responder às ameaças e oportunidades ambientais de maneira solidária e uníssona, com forte apelo sinergístico. A busca e a manutenção do consenso entre os níveis e as diferentes áreas da empresa devem ser constantes e intensivas, já que não haverá tolerância ambiental para os desperdícios e perdas inúteis resultantes dos conflitos inter ou intra-organizacionais que caracterizam .a empresa sem rumo definido.

d) O processo de elaboração do planejamento deve ser iniciado e desenvolvido de maneira informal e espontânea: o planejamento deve ser sempre resultante e nunca um fator desencadeante - do trabalho em equipe da organização.

e) O planejamento estratégico deve considerar todos os fatores que integradamente deverão constituir o comportamento da empresa. Esse conjunto de fatores é conhecido como os sete "S", a saber:

- Staff: a equipe, as pessoas que formam a organização e sua gerência, o trabalho em conjunto.

- Style: o estilo, o comportamento dos administradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com