TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Agenda 21 tem como objetivo planejar sociedades sustentáveis baseando-se nas premissas da Carta da Terra, que diz que todos os seres humanos são responsáveis por construir um mundo melhor para as gerações futuras, e não somente se preocupar com as gerações atuais. Com isso é muito importante que todos tenham consciência que os recursos naturais são finitos e, assim viver em harmonia com o meio.

Após pesquisar e refletir sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, foi elaborada uma Agenda 21 pessoal. Nesta foram descritas algumas ações e mudanças de comportamentos individuais e do meu grupo de convivência que beneficiam o equilíbrio entre o nós e o meio em que vivemos, reduzindo, mesmo que minimamente, o impacto que causamos no ambiente. Estas ações foram baseadas no tripé da sustentabilidade, sempre levando em conta questões sociais, econômicas e ambientais.

Desenvolvimento

Conforme pontuado no texto “A Agenda 21 Local” do Ministério do Meio Ambiente, para se alcançar as mudanças necessárias e conseqüentemente auxiliar na implantação da Agenda 21 Local é de extrema importância a participação das pessoas, empresas, ONGs entre outros, por esta razão, após refletir sobre como poderia colaborar para que este conceito se tornasse concreto cheguei a conclusão que seria interessante implantá-lo na empresa em que trabalho, pois desta forma, abrangeria mais pessoas, conscientizando-as.

Seguindo os passos descritos no mesmo texto, a princípio elaboraria um projeto para apresentar ao presidente da empresa contendo as seguintes fases: - Formação de um grupo de trabalho com colaboradores de cada departamento, a fim de absorver visões distintas sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos da empresa, além de difundir os conceitos sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável aos participantes e posteriormente a todos os colaboradores. – Realizar reuniões mensais com os participantes com o objetivo de discutir novos pontos a serem trabalhados e supervisão das ações já implantadas.

Conhecendo a empresa, já teria algumas ações a serem apresentadas ao grupo como: o reaproveitamento e controle do desperdício da água e energia, implantação de lixos para coleta seletiva em cada departamento, incitando a reflexão dos colaboradores quanto a reciclagem, coleta de livros e palestras sobre assuntos diversos para aprimorar o conhecimento dos funcionários, realização de cursos para a comunidade, como de costura, por exemplo, a fim de transmitir conhecimento e facilitando o acesso ao emprego.

Além do projeto a ser implantado na empresa, também refleti sobre medidas a serem inclusas na minha vida pessoal e familiar, como estender a coleta seletiva para a minha casa, continuar investindo em ONGs e/ou projetos que apóiem a igualdade social e combate a extrema pobreza como o TETO, plantar árvores em meu sítio no interior com o objetivo de restaurar, mesmo que, minimamente, a integridade dos sistemas, utilizar transporte público ou meio de transporte não poluente, como bicicleta, entre outras que ainda serão discutidas no meu ambiente familiar.

Considerações finais

Durante o processo de elaboração deste relatório pude refletir sobre a relação que o ser humano estabelece com o meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com