TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Econômico

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Econômico

Variável Ambiental Crítica (VAC)

Porque esta variável é crítica

Histórico da
variável

Tendências e Projeções

Possíveis consequências para o produto

PIB

Quanto mais o mercado consome mais amenta o PIB.

A economia brasileira deve fechar 2016 com o segundo pior desempenho do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). A estimativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) do país "encolha" 3,5% este ano.

Fonte: http://g1.globo.com/

As projeções para a inflação e para o Produto Interno Bruto (PIB) continuam em tendência de melhora.

Fonte: http://economia.uol.com.br/

Com o crescimento menor da economia, assim é mais arriscado contrair dívidas, logo o consumo do produto será menor.

Câmbio

Todos os setores da economia sofrem direta ou indiretamente com a variação cambial. Se depende de importação e exportação, necessita do câmbio.

“No Brasil, a taxa de câmbio passou muito tempo sobrevalorizada. Assim que alcançou um patamar mais realista, em torno dos R$ 3,70, o manufaturado brasileiro voltou a ganhar mercado externo. ”

Fonte: https://www.comexdobrasil.com

O temor de nova sobrevalorização do câmbio é o maior obstáculo às exportações para 72% das empresas brasileiras, segundo mostra a pesquisa “Expectativas e Obstáculos Para Exportações e Substituição de Importações da Indústria em 2016”.

Fonte: https://www.comexdobrasil.com

A instabilidade da moeda traz consequências ruins para todos os setores, assim, não é possível gerar novos cenários. Com isso o investimento não cresce e o poder de compra diminui.

Inflação

A inflação gera aumento nos preços dos produtos finais, bem como aumentos em todos os níveis de produção.

Inflação fica em 0,08%, a menor taxa para setembro desde 1998. Em 12 meses, resultado acumulado é de 8,48%; no ano, preços subiram 5,51%

Fonte:  http://oglobo.globo.com/economia/


No cálculo de 12 meses, que captura a tendência inflacionária numa uma visão menos instável, a inflação continua apontando para baixo e deve permanecer sem interrupção.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/

Com mais gente querendo utilizar o serviço, os preços sobem. Se a procura cai, como deve acontecer, os preços tendem a se manter estáveis.

Crises

Quando um país se torna incapaz de controlar fatores, como a alta da inflação, sem que as ações prejudiquem a produção de bens e serviços, como também a sua comercialização e também o consumo.

Desde os anos 1930 não havia recuo do PIB em dois anos seguidos. As consequências vão nos acompanhar por muito tempo.

Fonte:  http://epoca.globo.com/

Para este ano, ainda se prevê alta entre 6,6% e 6,9% nos preços segundo o Banco Central.

Fonte: http://formacao.

cancaonova.com/

Tudo isso resulta em menos investimentos e menos produção, especialmente em países cuja pauta de exportação é fundamental para o equilíbrio da balança comercial e de serviços com o resto do mundo, como é o caso brasileiro.

Desemprego

Falta de disponibilidade no mercado de trabalho.  Ociosidade involuntária daqueles que estão dispostos a trabalhar e não encontram quem os empregue.

O desemprego no Brasil passou dos dois dígitos no país. 10,2% dos trabalhadores estão fora do mercado, sem ocupação. É a maior taxa da série histórica do IBGE, que começa em 2012.

Fonte:  http://g1.globo.com/

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o desemprego tende a cair ano que vem.  Com o crescimento da economia, evidentemente a retomada do emprego acontecerá, mas não imediatamente.

Fonte:

http://g1.globo.com/economia

A desaceleração da economia pode gerar desemprego. Com isso, a renda fica menor e diminuem-se os gastos.

Custo de vida
e
Padrões de Consumo

Como cada um da sociedade e gasta, influenciados pela renda.

Poder de compra dos brasileiros cai 9% em dois anos e volta ao nível de 2011. O orçamento cada vez mais apertado trouxe novos hábitos para a vida dos brasileiros.

Fonte:  http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,poder-de-compra-dos-brasileiros-cai-9-em-dois-anos-e-volta-ao-nivel-de-2011,10000082412

Brasileiros compram mais; contudo, o êxito em relação aos indicadores econômicos não se traduziu em melhoria no perfil da distribuição de renda e na redução das desigualdades regionais no País.

Fonte: http://conhecimentopratico.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/47/artigo277251-1.asp

O custo de vida e os padrões de consumo influenciam fortemente nos gastos da sociedade. Se o custo de vida da pessoa for mais baixo, o padrão de consumo dela é ajustado para gastar menos, logo, certos gastos serão cortados, deixando eles somente para suprir as necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com