TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Webshoppers

Por:   •  8/5/2015  •  Resenha  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

 Análise Webshoppers

Segundo o conceito de Idesis, "E-commerce significa comércio eletrônico, ou seja, o conjunto de atividades comerciais que acontecem on line.” Devido ao baixo investimento necessário para se criar uma loja virtual no Brasil, podemos notar que houve um aumento significativo no surgimento dessas lojas. Como forma de analise de mercado, foi criado o site da E-Bit, que realiza diversas pesquisas com seus clientes para entender o mercado. O relatório Webshoppers, produzido e disponibilizado pela E-bit, utiliza principalmente informações provenientes de pesquisas realizadas junto a empresas de comércio eletrônico e seus web consumidores. As pesquisas são disponibilizadas através de relatórios onlines em seu site.

Para os consumidores, a certificação de lojas da E-bit colabora para aumentar a confiança na compra online. Através da classificação por medalhas (Diamante, Ouro, Prata e Bronze), que atestam a qualidade dos serviços prestados pelo varejista. Para o empresário, a E-bit funciona como fonte de conhecimento sobre o e-commerce no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento do negócio e do setor de forma geral. A certificação E-bit reflete a satisfação de consumidores que realmente compraram nas lojas cadastradas.  Como forma mensuração do grau de satisfação, usa-se o Net Promoter Score. O NPS é classificado através de uma pergunta simples: “em uma escala de 0 a 10, 0 quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”.

As lojas virtuais estão cada vez mais atentas a dois processos importantes nas operações de e-commerce: atendimento ao cliente e análise de risco e fraudes. Vale ressaltar que um dos pontos mais importantes, tanto para o varejista como para o consumidor, é a entrega gratuita. O frete representa o custo mais impactante em operações de e-commerce e, portanto, um dos pontos mais delicados do negócio. 

Após analisarmos o Webshoppers 2014, verificamos que a previsão de crescimento do setor de ecommerce no Brasil para o ano de 2013 era de 25% mas o crescimento atingiu a casa dos 28%, ou seja, 3% a mais do que o previsto, superando as expectativas. O número de pedidos feitos via online foi 32% maior em 2013 do que no ano anterior.

O Mobile Commerce (ou comércio realizado por dispositivos móveis, como smartphones ou tablets) apresentou forte e crescente participação entre os usuários brasileiros. Em janeiro de 2013, as transações concluídas por dispositivos móveis correspondiam a 2,5% de todas as vendas online. Em dezembro, esse número já era praticamente o dobro: 4,8. Por este motivo podemos destacar a importância de focar a comunicação das empresas com sites responsáveis e adaptáveis a todas as plataformas, inclusive em relação ao envio de campanhas de e-mail marketing.

Em relação às categorias mais vendidas, o setor de “Moda e Acessórios” manteve a liderança nas vendas com 19% do total. Logo em seguida vieram os setores de “Cosméticos e Perfumaria” com 18% e “Eletrodomésticos” com 10%.

As expectativas para 2014 eram de um comércio eletrônico brasileiro em ascensão, mas as taxas de crescimento iriam ser um pouco menores. A estimativa era de que o setor crescesse, nominalmente, 20%, em relação a 2013, faturando R$ 34,6 bilhões.

O cenário brasileiro em 2015 para o e-commerce é bom. Isso porque, de acordo com um estudo da firma de pesquisas de mercado eMarketer, as vendas devem aumentar 15% em relação a 2014, atingindo US$ 18,8 bilhões (dólares). No entanto, o crescimento de 2014 para 2015 é significativamente menor do que o de 2013 para 2014, quando as vendas aumentaram 22%, e a tendência é que este crescimento seja menor a cada ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com