TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise ambiental de cosméticos

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Análise ambiental

Fatores:

  1. Econômico

O mercado de cosméticos no Brasil está imune a crise. O volume de vendas segue em ascensão em meio à turbulência mundial e à incerteza sobre a manutenção de empregos. Os itens de beleza e higiene pessoal tornaram-se indispensáveis nas listas de compra. O crescimento relaciona-se pelo aumento do consumo pelas categorias B e C, além do consumo repentino de cosméticos pelo público infantil e masculino. Alguns fatores que contribuíram para este crescimento foram: Acesso das classes D e E aos produtos do setor devidoa o aumento na renda; Participação crescente da mulher no mercado de trabalho; Aumento da expectativa de vida trazendo a necessidade de conservar uma impressão de juventude.

  1. Político-Legal

Em 1992, o decreto lei 609 diminuiu a alíquota máxima de IPI para o setor de cosméticos de 77% para 40%, esta medida resultou em um aumento de 40% nas vendas e uma diminuição média de 23% nos preços.

Com a evolução das legislações, a cosmetovigilância passa a ser mais exigida e essencial para compreender o efeito desses produtos com o tempo.

  1. Ecológico

Há uma grande preocupação com a extração dos insumos utilizados pelas indústrias do setor de cosméticos, pois estes são extraídos de diversas espécies de vegetais. Tendo isso em vista, as empresas estão desenvolvendo projetos junto às comunidades locais, criando parcerias para realizar essa extração, preocupando-se com a responsabilidade social e com o desenvolvimento exacerbado, visando sempre a redução dessa quantia de mata verde explorada.

  1. Tecnológico

Hoje busca-se fortemente a inovação dos produtos, a nanotecnologia traz um novo conceito para os cosméticos, agregando eficácia e potencializando resultados. Os estudos por novas fórmulas com a obtenção de ingredientes de biodiversidade específicos acompanham esta melhoria.

  1. Sócio-Cultural

Foram criados os serviços de atendimento ao consumidor, nos quais as equipes de atendimento possuem profundos conhecimentos dos produtos, com isso estão preparados para ouvir os clientes (sugestões e/ou críticas), dar dicas e indicações de produtos. Sabendo que houve um considerável aumento da população da classe C e sabendo que a grande maioria das mulheres são bastantes vaidosas, as empresas deste setor buscam captar esta clientela com produtos de qualidade e preço acessível.

  1. Concorrência

A competição na área de cosméticos tende a ser mais acirrada com a entrada de novos players para abocanhar fatias de clientes das classes A, B e C. Assim, é necessário reestruturar as operações e buscar inovação para se sair melhor que a concorrência. Além disso, é importante se preparar para as demandas fortes no mercado brasileiro nos próximos anos, investindo fortemente em Centros de Distribuição assim como as 3 maiores empresas de cosméticos estão fazendo (Avon, Boticário e Natura).

  1. Social

Diante da mudança de comportamento de consumo e do aumento do poder aquisitivo das classes C e D, em 2007, o Brasil atingiu a posição de segundo maior consumidor mundial de desodorantes, produtos para cabelo, higiene bucal,  perfumaria e cosméticos masculinos e infantis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com