TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Tendência Utilizada pela Emissora Globo de Televisão

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

REBECA CARDOSO DA PAIXÃO

41890787 - 3F

CROSS-CONTENT

Análise de tendência utilizada pela Emissora Globo de Televisão.

São Paulo

2019

CROSS-CONTENT

Com o passar dos anos a tecnologia e a comunicação está sofrendo mudanças e evoluções, uma das novas tendências utilizadas pela mídia e pelo marketing é o cross-content.

A tradução literal para o português é “conteúdo cruzado”, uma das ênfases utilizadas pela ação é a pesquisa e implementação de novos formatos de narrativas interativas, integrando textos, vídeos, dados dinâmicos e outros recursos. Essa estratégia garante grande interação já que é realizada através do uso de múltiplos canais, atraindo assim diversos públicos e perfis comportamentais distintos.

Para que a estratégia seja eficiente, é necessário oferecer uma experiência de relacionamento única e relevante, ou seja, possibilitar que o conteúdo difundido em todas as plataformas escolhidas se complemente e retome o assunto principal, potencializando o sucesso de absorção do que está sendo transmitido.

O cross-content está diretamente ligado ao comportamento do cliente e a melhor forma de alcança-lo é criando conexões entre os diversos canais que são utilizados, tornando dessa forma a experiência única.

"Realizar a primeira ação publicitária de cross conteúdo em novelas da Globo vai ao encontro de nossa estratégia de promover, de forma massiva, o nosso catálogo. Emprestar a força e o prestígio das nossas novelas a um conteúdo internacional é uma demonstração que damos aos nossos parceiros de que o Globoplay é capaz de orquestrar múltiplas janelas na promoção de um conteúdo quando acreditamos que ele tem potencial. 'Manifest' é uma série que tem conquistado o público em todos os países onde foi lançada e que promete fazer o mesmo no Brasil, Especialmente após a realização de um projeto de lançamento inovador, que quebra as barreiras e une de forma muito orgânica os ambientes digital e off-line", afirma o diretor geral do Globoplay, Erick Bretas.

A tendência utilizada pela Rede Globo é uma sacada inteligente para manter e estimular a interação com o seu público. Sabendo que o século XXI é marcado pelo uso das redes sociais e que a televisão tem perdido espaço para serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime, HBO Go, Telecine Play e outros, a emissora além de lançar o seu serviço, utilizou da melhor forma o seu grande espaço na televisão aberta (já que é considerada a maior rede no país e possui altos índices de audiência) para divulgação. Mesclar as inserções nas novelas que possuem maiores audiências dentro da programação (Bom Sucesso e A Dona do Pedaço) junto à rede social Instagram permitiu a interação maior do público.

A novela A Dona do Pedaço possui em seus personagens a Digital Influencer Vivi Guedes, interpretada por Paolla Oliveira, que possui uma página verdadeira na rede social Instagram, sua conta é verificada e retrata a vida da personagem, realizando também os chamados “publi posts” para empresas como TIM, FIAT e a própria Globo.

[pic 1]

Como a imagem acima apresenta, o perfil da personagem conta com mais de 2,2 milhões de seguidores, possui diversas publicações e os seguimores/vivilovers apresentam grande interação e respostas aos posts.

A ação realizada entre o Globoplay, Diretoria Integrada de Negócios e as equipes de novela, de forma sincronizada, pode se tornar o futuro da propaganda de TV, pois de forma simples, atraiu os olhos dos que assistiam a novela e que muito provavelmente não prestariam atenção nos comerciais quando realizados entre os blocos.

Utilizar a aparição durante as novelas faz com que as marcas sejam ainda mais consumidas, não é de hoje que as novelas influenciam a vida real (“a vida imita a arte”), logo, ao mostrar que os personagens consumem tais serviços gera curiosidade no telespectador. Seguindo a temática de influência, as redes sociais têm ganhado a cada dia mais espaço na publicidade e propaganda com o número de conteúdo patrocinado aumentando gradativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (627.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com