TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise estratégica de empresa de Telecomunicação

Por:   •  2/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: 2 – Análise estratégica

Atividade: Análise Estratégica

Título: Análise estratégica de empresa de Telecomunicação.

Aluno: Alexandre Santana Ruiz

Disciplina: Marketing Estratégico

Turma:  MKEEAD_T0019_0515

Introdução:

Com o avanço das redes sociais juntamente com avanços tecnológicos percebemos uma grande necessidade por parte dos consumidores em conhecer e usufruir esses serviços. Em exemplo dos aparelhos de celulares que antes eram apenas para a comunicação falada, hoje se tornaram grandes computadores que facilitam o acesso a essas redes proporcionando a comunicação, informação, ampliando o conhecimento, entretenimento, aprendizagem entre outras qualidades. Percebendo essa necessidade empresas investiram e investe na corrida tecnológica com o objetivo de apresentar produtos e serviços para atender essas exigências fazendo desse mercado um campo de grande competição.

Para manter-se saudável a empresa tem que ter estratégias muito bem definidas e seus objetivos claros. Utilizando de ferramentas que as auxiliem, fica muito mais fácil identificar as oportunidades no macroambiente. Através da análise PEST podemos levantar informações a fim de prever o comportamento futuro da empresa no mercado garantindo a sua consolidação.

Política:

Para o setor de telecomunicações temos visto grande empenho dos responsáveis pelo setor no governo em implementar programas onde se viabiliza o acesso a comunicação a todas as regiões do Brasil, independente de classe social. Seja ela por Banda Larga, TV, Telefonia fixa e Móvel. Para que isso aconteça os órgãos governamentais brasileiros precisam criar ou fazer alterações em leis, regulações ou regulamentações. A interação desses órgãos como ANATEL (Agencia Nacional de Telecomunicação), ABTA (Associação Brasileira de TV por assinatura) entre outros é que mantém a ordem no setor, fazendo com que sejam prestados serviços de qualidades, e de respeito aos direitos do consumidor, atendendo assim a necessidade do mercado.

Economia

No cenário atual da economia brasileira o setor de telecomunicações vem sofrendo algumas intervenções nos investimentos por parte de capital estrangeiro. Antes um mercado com crescimento em potencial, hoje cercado por incertezas. Contudo ainda é muito bem visto por esses investidores que estão encarando essas turbulências com grande expectativa de melhoria em curto prazo. Diante desse cenário as empresas desaceleraram seus investimentos em algumas áreas como, ampliação de rede, novos cabeamentos nos casos de TV por assinatura, liberação de bandas no caso de Banda Larga. Convergindo toda a sua energia para a manutenção de sua base de clientes. Grande oportunidade para melhorar sua prestação de serviço e consolidar ainda mais a sua participação no setor.

Tecnologia

Empresas no ramo de telecomunicação devem ficar muito mais atentas do que outras empresas de outros segmentos. Telecomunicação é sinônimo de tecnologia. Um item de extrema importância na estratégia da empresa, pois se não investirem com certeza estará fadada ao fracasso. Com o crescimento da exigência do consumidor vence aquela que levar o melhor serviço ou produto com custos cada vez mais baixos tanto para a empresa quanto para o cliente final.

Stakeholders

Clientes

O objetivo principal de uma empresa é suprir as necessidades de seus clientes. Diante dessa afirmação percebemos que o mercado está nas mãos de seus clientes. Cada vez mais as empresas investem em pesquisas, tecnologias, melhoria em seus processos internos, etc. Sempre pensando em agradar e prestar serviços de qualidades.

Concorrentes

Segundo site América.NET o mercado brasileiro de telecomunicações está concentrado na mão de quatro grandes empresas: Vivo, Claro, Tim e Oi.

Isso significa que as empresas que saíram na frente fazendo seus investimentos em grandes estruturas obtiveram grandes fatias.

Conclusão

Há quem diga que o ser humano não esteja preparado para os grandes avanços tecnológicos. Segundo a psicóloga Patrícia Pires o ser humano está ficando mais informado, informatizado, educado, tecnológico, culto, globalizado, estressado e neurótico (Grifo meu). Porém no decorrer da historia, percebemos que temos essa necessidade de evolução. A necessidade de ampliar o conhecimento, a necessidade de comunicação escrita e falada, o acesso rápido a informação. Empresas do setor de Telecomunicação mostram através de seus produtos e serviços que não existem limites, e o que hoje é impossível daqui a pouco não será mais. Citando uma frase da empresa NET “O mundo muda a cada segundo”. Estamos preparados?

Referências bibliográficas

Setor de Telecomunicação no Brasil é motivo de muitas incertezas. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1355428-setor-de-telecomunicacoes-no-brasil-e-motivo-de-muitas-duvidas.shtml

Crescimento do mercado de TELECOM

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/mercado-de-telecom-deve-crescer-5-3-ao-ano-ate-2017

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/o-brasil-um-mercado-muito-atraente-para-as-telecomunicacoes-10894646

Concorrência no setor de TELECOM.

http://www.americanet.com.br/imprensa/index.php/america-net-na-imprensa/298-chegada-de-novas-empresas-no-mercado-de-telecom-favorece-concorrencia.html

Qualidade de Vida

http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Artigo/4597/a-tecnologia-e-suas-consequencias-no-trabalho.html

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com