TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 5 Forças Competitivas da Empresa Astra

Por:   •  9/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

As 5 forças competitivas da empresa Astra

A ASTRA S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO, fundada em 1957, na cidade de Jundiaí - a 60km da capital paulista - é uma empresa multiespecializada, que cria e comercializa produtos e soluções para o dia a dia das pessoas. Possui quase 6 mil itens em linha, com portfólio variado, composto por itens voltados para a construção, que vão da fundação da obra ao acabamento, do item técnico ao de decoração.

A Astra comercializa seus produtos com a intenção de pulveriza-los e estar presente com a maior quantidade de itens no maior número de clientes em todo Brasil e no mundo. Dessa forma, atualmente, atende os segmentos pulverização (varejo), grandes clientes, atacados, supermercados e construtoras, mas já desenvolve o atendimento à boutiques e farmácias como estratégias de vendas e crescimentos de algumas famílias de produtos.

Grande parte dos produtos vendidos pela Astra é produção interna e a outra parte é feita através de revenda nacional e importação, ou seja, possui um leque grande de fornecedores e procura ter em carteira, aproximadamente, 3 empresas diferentes da mesma matéria prima, assim, não é atingida quando um de seus fornecedores tiver problemas.

Pelo fato de ter um portfólio variado, a Astra possui concorrentes específicos de cada linha. Hoje, as empresas não focam apenas em uma linha produtos, então, o mesmo concorrente em elétrica também pode ser em hidráulica, mas ser forte em apenas uma dessas linhas.

Acessibilidade: Mebuk

Assessórios para construção: Amanco

Aquecimento: Lorenzetti

Banheiras e SPAs: Jacuzzi

Elétrica: Fame

Espelhos, cubas e gabinetes: VB Cristais

Hidráulica: Blukit

Utilidades Domésticas e acessórios para banheiro: Coza

Assentos sanitários: Eternit

Portas e Janelas: Sasazaki

Para sanar os problemas no mercado com a concorrência, a Astra possui um setor de desenvolvimento de mercado que está sempre fazendo pesquisas de produtos e concorrentes, buscando o desenvolvimento dos itens em linha, ou novos, e o crescimento necessário em cada linha para estar competitivo no mercado. Através dessas funções do desenvolvimento do mercado a Astra consegue sanar, também, os problemas com os produtos substitutos lançando mais de 200 itens por ano.

Além dos concorrentes tradicionais, as compras online vêm aumentando com o passar do tempo e tornou-se um novo entrante no mercado da Astra.

Para poder competir com esse mercado a Astra possui o e-commerce que fornece ao cliente a praticidade de comprar online, receber o produto em casa ou retirar na loja mais próxima, se preferir.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (118.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com