TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias De Manutenção

Por:   •  21/8/2023  •  Artigo  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Tangará da Serra

2023


 ANDERSON DOS SANTOS TEIXEIRA [pic 6]

[pic 7]

ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO

Trabalho de conclusão de Curso, Bacharelado em Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera de Tangará da Serra Mt.

Orientador: Rodrigo Bacarin


Tangará da Serra

2023

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

4.1 MANUTENÇÃO INDUSTRIAL        7

4.2 TIPOS DE MANUTENÇÃO COMUMENTE USADOS NO SETOR INDUSTRIAL        8

4.3 IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO        9

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

REFERÊNCIAS        12

1 INTRODUÇÃO

As estratégias de manutenção são o conjunto de ações, definidas através do plano de manutenção, para organizar e trazer qualidade aos serviços prestados. O gestor de manutenção ou supervisor de equipe define qual o tipo de manutenção mais adequado para aquele modelo e idade do equipamento. Além disso, as estratégias de manutenção trazem inúmeros benefícios para o negócio.

Uma boa estratégia de manutenção garante equipamentos mais saudáveis e, com isso, maior vida útil. Com menor desgaste e ativos funcionando por mais tempo, o gasto com novos equipamentos ou manutenções emergenciais é otimizado. Afinal, com o planejamento bem definido as estratégias têm o papel de otimizar o tempo que os técnicos para realizar as tarefas, você tem o controle de rotas de visita, estoque de peças, e tudo isso se transforma em direcionamento assertivo para a equipe, que executa tudo com mais segurança e agilidade.

Com equipamentos e máquinas em pleno funcionamento, a consequência é a certeza de entregas que irão atender as expectativas dos clientes ou da diretoria. Uma gestão baseada em estratégias de manutenção se apoia em dados e indicadores para justificar as decisões tomadas, mostrando transparência e inteligência por parte de sua liderança.

Estratégia de Manutenção é o conjunto de ações necessárias (o que fazer) para garantir a confiabilidade de um certo equipamento ou instalação. A estratégia de manutenção depende da característica do serviço, do tipo de equipamento, da tecnologia disponível, etc. Não é possível adotar estratégias iguais para manutenção com características diferentes em virtude das condições de detecção, da quantidade, características e prioridade de cada equipamentos. Cabe a Engenharia de Manutenção desenvolver sua Estratégia de Manutenção estabelecendo as diretrizes necessárias para implementação da manutenção nos seus Equipamentos e Ativos

1.1 PROBLEMA

Como fatores externos podem prejudicar os processos de Manutenção de uma empresa ou indústria?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Compreender quais os motivos, razões ou circunstancias o setor de manutenção industrial mesmo munido de ferramentas, técnicas, teorias, relatórios, analises e mão de obra qualificada, permite que equipamentos e maquinários de alta criticidade e desempenho venham ter seu ciclo produtivo interrompido por quebras ou falhas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conceituar manutenção industrial;

- Abordar sobre os tipos de manutenção comumente usados no setor industrial;

- Descrever sobre a importância das estratégias de manutenção.

3 JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa tem como tema “Estratégias de Manutenção”, por si só o nome nos diz, quais as estratégias serão utilizadas pelos gestores nas tomadas de decisões a fim de sanar, corrigir possíveis quebras ou falhas de equipamentos nas mais diversas áreas de atuação técnica, executando as manutenções comumente conhecidas.

Muito se discute a importância da manutenção Preditiva e seus sensos sensitivos, abordaremos como prolongar as Manutenções Preventivas, também como ser assertivos na Programação da Manutenção Planejada e enfatizar quais medidas tomar para que não seja necessário executar uma Manutenção Corretiva e se esta for necessária como proceder.

A pesquisa poderá contribuir para a comunidade técnica, dando ênfase as dificuldades para o seguimento, realização e execução de planos de manutenção nas industrias, estes comumente ocasionados por fatores externos. Tais fatores como (falta ou ineficiência de inspeção nos maquinários, operação mal treinada, ativos desatualizados, falta de comprometimento da equipe executora, apoio, cobrança e feedback da gestão) implicam diretamente no rendimento, assertividade e produtividade da planta industrial em relação aos equipamentos lá instalados.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

O surgimento dos instrumentos de produção ocorre em meados do século XVIII quando se inicia na Inglaterra a Revolução Industrial. Neste período nasce o conceito da manutenção industrial, do latim manus tenere, de manter o que se tem, momento em que os operadores eram treinados para operarem e manterem suas máquinas. Anos depois durante a Segunda Guerra Mundial desenvolveu-se técnicas de organização, controle e planejamento da manutenção. Neste período conceituou-se manutenção como a conservação dos homens e materiais em nível de constante operação, a fim de atender às necessidades oriundas em um cenário de guerra. Após este período, empresas japonesas importaram métodos de gerenciamento de fábrica e de processos dos países Europeus e dos EUA, com intuito de se recuperarem do período de guerra por meio do restabelecimento da qualidade e hegemonia, reconquistando a competitividade (VIANA, 2002[a]).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com