TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ATENCIONAIS NO FILME COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ (50 FIRST DATES)

Por:   •  1/4/2017  •  Seminário  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  1.394 Visualizações

Página 1 de 5

ASPECTOS ATENCIONAIS NO FILME COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ (50 FIRST DATES)

O filme conta a história de um veterinário chamado Henry Roth  ( Interpretado por Adam Sandler) que é considerado o “pegador”. Ele não pode nem ouvir falar de casamento ou de compromisso sério. Ele apenas quer curtir a vida e vive pegando as turistas do Havaí. Num certo dia, ele se encanta por uma jovem Lucy Whitmore (Drew Barrymore. Ele procura conquistá-la, acreditando que vai ser mais uma das suas conquistas. Desta vez a situação é diferente. O jovem veterinário acaba se interessando pela professora Luc, mas ela tem um problema de FALTA DE MEMÓRIA. Ela sofreu um acidente de carro juntamente com o pai dela e a partir deste momento, ela só se lembra das coisas que aconteceram até um pouco antes do acidente. Então, todos os dias, ela vive o mesmo dia, esquecendo das coisas novas. Diante deste problema, Lucy não se lembra de Henry e o jovem veterinário é obrigado a conquistá-la todos os dias. Todos os dias ele inventa uma forma de conquistar a mulher da sua vida.

Quanto aos processos atencionais envolvidos primeiro devemos lembrar que A atenção, para a neuropsicologia, tem sido dividida em um conjunto de habilidades, comumente referidas como: concentração, esforço mental, alerta (manutenção do estado de observação) e a capacidade de focalizar em alguns elementos, inibir outros e modificar o foco quando necessário. Em paralelo a essas habilidades, os processos atencionais também são divididos em cinco aspectos: alerta ou nível de ativação, sustentação, alternância, seletividade e divisão.

Ao longo do filme podemos observar que a personagem Lucy utiliza a atenção nos seus diferentes aspectos de processamento, tal como a seletividade, ou atenção do tipo seletiva em que a capacidade de seleção atencional envolve a supressão de estímulos irrelevantes, de forma a privilegiar um estímulo ou um grupo de estímulos relevantes como nas cenas em que ela  está no café Hukilau, onde o barulho, melhor dizendo, os estímulos externos foram anulados e vemos Lucy construindo vulcão de waffles, lendo o livro de Tom Robbins Still life wit woodpecker, quando Henry a mostra desenhos no mesmo local, quando faz visita a clínica após saber da sua condição e é apresentada ao paciente Tom 10 seconds. Outros momentos de atenção seletiva incluem as cenas do luau na praia, em que Henry a beija, canta em frente a fogueira e já na parte final do filme, em que ele retorna e descobre que ela está morando no Instituto, a reencontra e ela o reconhece e o leva até a sala onde guarda as pinturas que tem com o seu rosto. Essa capacidade seletiva que observamos em Lucy nessas cenas, possibilita também que ela não seja abarrotada de pensamentos e memórias, os quais constituiriam distratores internos.

A atenção do tipo alternada é caracterizada pela capacidade de mudar o foco da atenção (rapidamente e de forma efetiva) de forma voluntária entre estímulos ou entre tarefas. E alguns autores referem que essa alternância a alternância seria um processo executivo mais amplo do que a mera capacidade de mudar o foco entre dois elementos porque elementos diversos que sejam atendidos de forma alternada demandam capacidades cognitivas específicas, que extrapolam o âmbito da atenção. Além disso, a atenção alternada pode estar relacionada, assim como a atenção dividida, a elementos separados no espaço ou no tempo, podendo intercalar também entre pensamentos e memórias, bem como estímulos externos, fato diferente do observado na atenção seletiva. No filme, observamos Lucy utilizando esse tipo de atenção em cena no café, quando estando lendo ela é distraída da sua leitura por Henry chorando para chamar a sua atenção,  ou quando nas cenas da sequência na estrada em que ele tenta de todas as formas chamar a sua atenção e Lucy nas mesmas sequencias aparece dirigindo o carro e sofre distrações de diferentes estímulos, tais como, o carro quebrado, o pinguim no meio da estrada, o falso sequestro, ou quando em casa na sequencia posterior ele a observa pintando um quarto e cantando ao mesmo tempo, ou quando no café novamente Lucy está lendo e é distraída pela conversa com Henry, quando Henry vai contar a verdade sobre a sua condição e é levada ao instituto no carro pelo pai, irmão e Henry. Após a consulta com o médico também observamos algumas cenas com esse tipo de atenção, como no dia seguinte ao médico Henry conversa com ela no campo e também em uma festa na praia, ou quando ele a leva para passear no seu trabalho no aquário e enquanto conversam ele mostra o seu ambiente, bem como quando da primeira vez dos dois, em que ela se distrai com o ambiente, ou quando Henry um pouco mais adiante na história, quando já decidiu que seria melhor a separação e ambos leem juntos ao diário de Lucy e olham no computador ou ainda no final do filme, quando ele retorna e vimos Lucy observando a pintura dos internos e conversa ao mesmo tempo com os mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com